quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cordeiro defende trabalhadores contra empresas que descumprem as Leis trabalhistas

O vereador Cordeiro aproveitou a sessão ordinária desta quinta-feira, 13, para manifestar preocupação com diversas empresas que atuam no município e que estariam, segundo o vereador, burlando e decumprindo diversos itens da legislação trabalhista, explorando assim a mão de obra destes trabalhadores de forma indevida.

A gente recebe as denúncias no Gabinete e precisa dar encaminhamento. Nossa missão é denunciar estas 'gatas' e cobrar providências urgentes, tanto das empresas e órgãos publicos que contratam estas empresas, como dos organismos de fiscalização, especialmente do Ministério do Trabalho e Emprego, a quem cabe fiscalizar o por quê de estas empresas agirem desta maneira — disse Cordeiro.

Ele relatou o caso da empresa Lytorânea que, segundo o Sindicato da Construção Civil, estaria com mais de 40 profissionais atuando na construção de um prédio para a Marinha do Brasil, sem que nenhum deles tenha o devido registro profissional na Carteira de Trabalho. O caso foi denunciado pelo próprio Sindicato ao Ministério do Trabalho.

Cordeiro também lamentou a queixa dos vigilantes que prestam serviços à Prefeitura de Angra através da empresa Centauro Vigilância, que denunciaram a falta de pagamento de direitos básicos como a hora-extra, despesas com transporte, alimentação e formação profissional, descumprindo inclusive o acordo coletivo da categoria. Cordeiro e o vereador Ilson Peixoto (PT) encaminharam a denúncia diretamente à secretaria municipal de Administração, com pedido de providências. A vereadora Lia (PT) lembrou que não é a primeira vez que trabalhadores da Centauro se queixam.

Duvido que estes empresários fiquem sem gasolina em seus carrões, ou deixem de fazer seu passeio de lancha no final de semana. Fazem isso à custa da exploração dos trabalhadores, muitos passam necessidade até, por causa da atuação indevida destas empresas — lamentou Cordeiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

É bom frizar também, que além disso tudo, a centauro não discrimina as horas extras dos vigilantes no contra-cheque,para burlar nossos direitos como 13º, férias, INSS, FGTS,etc. Isso quando ela paga as horas (ainda tem isso!)

Acreditamos em você Cordeiro!

Parabéns!

Anônimo disse...

ate parece que as autoridades da prefeitura estao convivente com a centauro porque sabem das reclamacoes mais nao fazem nada ate quando vamos aceita esta situaçao
desde ja agradecemos os vereadores q defederam os vigilante na sessao do dia 13 de agosto que foram eles vereador cordeiro vereador wilson peixoto e vereadora lia

Anônimo disse...

Alguma coisa tem que ser feita, os vigilantes da centauro angr, vem sofrendo injustiças há muito tempo!
´Providências tem de ser tomadas!!!