quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cordeiro acompanha a crise no setor da Pesca em Angra e defende os interesses da categoria

O vereador Cordeiro está acompanhando diretamente os debates sobre a atual situação da pesca em Angra dos Reis. Desde a semana passada, Cordeiro e os demais vereadores da Comissão Especial da Pesca estão conversando com os representantes do setor na cidade sobre os problemas que atualmente estão sendo enfrentados pela categoria. Os pescadores se queixam da dificuldade de vender a produção, especialmente a sardinha que está com preço muito baixo, incapaz inclusive de cobrir os custos da produção, ameaçando quebrar o setor.

— A Pesca nos preocupa muito pois é um setor muito importante da economia angrense. São milhares de pessoas ligadas direta ou indiretamente a esta atividade que estão, neste momento, com a sua sobrevivência ameaçada — disse Cordeiro.

Entre as estratégias debatidas pela Comissão, estão uma mobilização local e política em defesa da categoria, considerando algumas sugestões feitas pelos próprios pescadores, que defendem a adoção de tarifas mais altas de importação contra a sardinha importada, especialmente do Mercosul, e a liberação da pesca da corvina, como forma de regular o preço da sardinha. Angra dos Reis é o principal produtor de sardinha no Estado.

— O que está acontecendo hoje é que os pescadores não conseguem escoar sua produção porque muitas fábricas planejaram a compra de sardinhas vindas de outros países, prejudicando a indústria nacional. Por isso, os pescadores estão certos em pleitear uma diferenciação — disse Cordeiro.

Nos próximos dias, a Comissão realizará outras atividades com a categoria para debater estes e outros problemas, incentivando inclusive uma melhor organização do setor.

Nenhum comentário: