quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pescadores reafirmam interesse no Acordo de Pesca em novo encontro com Ministério da pasta

Sob a supervisão do Ministério da Pesca, do Governo Federal, a Comissão Especial da Pesca da Câmara Municipal e a subsecretaria municipal de Pesca promoveram hoje mais uma reunião para debater a construção de um Acordo de Pesca para a Baía da Ilha Grande.

O encontro foi na sala de vídeo do Teatro Municipal de Angra dos Reis e contou com as presenças de dezenas de pescadores e seus representantes, além de representantes dos armadores de pesca e autoridades do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Fundação Instituto de Pesca do Rio (Fiperj). Durante a reunião, foram debatidas a metodologia e os objetivos do Acordo, que visa assegurar a preservação dos recursos pesqueiros da região através da própria determinação dos pescadores, já que o Acordo, quando construído, terá força de Lei.

O vereador Cordeiro, integrante da Comissão especial de Pesca da Câmara, participou de mais esta reunião e voltou a defender a união dos pescadores e até mesmo de outros setores da sociedade angrense, na construção do Acordo. Ele citou, especificamente, o setor de Turismo, que também tem interface com a pesca.

Todos tem que se envolver neste debate, afinal Angra e o mar estão ligadas diretamente. Vamos construir este Acordo pois ele é a oportunidade que os pescadores têm para debater os seus problemas e especialmente encontrar soluções. No futuro vamos incorporar outros atores nesta discussão, como o Turismo, por exemplo, afinal a atividade turística também interfere na rotina da pesca na cidade — disse o vereador.

Entre os pescadores presentes, o clima é de otimismo com a possibilidade de mediação nos conflitos, o que deixa o vereador Cordeiro também satisfeito com este início de trabalho.
É importante a participação de todos que atuam diretamente nesta área. Não será uma tarefa fácil, nem rápida. Pode levar muito tempo e gastaremos muitos recursos, mas o resultado final será bom para todo o município. Podem contar com a minha participação até o fim — comprometeu-se o vereador.

Nenhum comentário: