quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pescadores de Angra aceitam construir Acordo e Pesca da baía da Ilha Grande

Pescadores de diversas comunidades de Angra dos Reis reuniram-se nesta quarta-feira, 15, no auditório do Teatro Municipal para debaterem a proposta de construção do Acordo de Pesca da Baía da Ilha Grande e Paraty. Por unanimidade, eles decidiram que querem participar e construir o novo Acordo, buscando dar fim aos conflitos que marcam esta atividade na cidade, em especial com os órgãos de vigilância ambiental.

O vereador Cordeiro, que é membro da Comissão Especial de Pesca da Câmara Municipal de Angra, e participou de várias reuniões preparatórias nas comunidades do continente e nas Ilhas, ficou satisfeito com a resposta dos pescadores da cidade à convocação da Comissão e da subsecretaria municipal de Pesca.

Dissemos desde o início, em todas as comunidades, que a participação dos pescadores seria fundamental para a construção do Acordo. A presença dos trabalhadores aqui é sinal de que eles entenderam o recado — disse o vereador petista.

Cordeiro, porém, lamentou a ausência de representantes do Ibama no debate desta quarta-feira. Segundo ele, o Ibama é um órgão imprescindível na construção do Acordo e deverá ser convocado para os próximos debates.

No dia 30 de julho, os pescadores voltam a se encontrar para dar início de fato à construção do Acordo de Pesca, sob a supervisão da secretaria de Estado do Ambiente e do Ministério da Pesca do Governo Federal (antiga secretaria de Aquicultura e Pesca).

Nenhum comentário: