terça-feira, 28 de julho de 2009

Executivo Municipal responde à sugestão do vereador Cordeiro sobre a inclusão do peixe na merenda escolar

Em resposta ao requerimento 439/2009, em que o vereador Cordeiro sugere à secretaria municipal de Educação de Angra dos Reis, a adoção do peixe no cardápio da merenda escolar na cidade, o Governo Municipal encaminhou esclarecimentos informando que, nas creches do município, a cada 15 dias, já são servidos filés de cação e que a ampliação desta opção para o restante das escolas e unidades de ensino municipais dependeria de uma avaliação técnica.

Segundo a Prefeitura de Angra, para que o peixe fosse definitivamente inserido no cardápio da merenda, seriam necessários 'testes de aceitabilidade' supervisionados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Estes testes demandariam, ainda de acordo com o Governo Municipal, as presenças de nutricionistas, membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), cinco merendeiras e dos próprios alunos. A Prefeitura também alerta que seria necessário capacitar as equipes que atuam no preparo dos alimentos, considerando sua alta perecibilidade e os riscos oferecidos pelas 'espinhas' dos animais.

Para Cordeiro, a resposta do Executivo demonstra que é possível alcançar este objetivo que seria, segundo ele, muito bom para a economia e para a saúde das crianças e jovens que estudam na rede pública.

Sabemos que é complicado, que precisa uma mudança de postura e de hábitos, mas é preciso dar o primeiro passo. Continuo defendendo que a Prefeitura e os próprios pescadores mantenham este tema em debate porque outras cidades do país já conseguiram bons resultados nesta área e não haveria por que Angra não conseguir — defendeu Cordeiro.

Nenhum comentário: