terça-feira, 15 de maio de 2012

VEREADOR CORDEIRO CONCEDE MOÇÃO DE APLAUSOS A SR SÔNIA DOCEK MOTÉ

Na sessão desta terça dia 15, Cordeiro concedeu a moção de aplausos a senhora, Sônia Docek Moté. Acompanhe abaixo um pequeno resumo desempenhado pela senhora Sônia.



Natural de Campos dos Goytacazes, SONIA DOCEK MOTÉ concluiu o Curso Normal naquela cidade, em 1954, iniciando o trabalho no Parque Infantil Alzira Vargas, exclusivamente com atividades musicais: festas folclóricas, cívicas e outras datas comemorativas, onde permaneceu durante 10 anos. Em 1958 concluiu o Curso de Piano, Teoria, Solfejo e Harmonia, após 13 anos de estudo no Conservatório de Música de Campos.

Em 1965 mudou-se para Angra dos Reis, para onde seu marido Alberto Gomes Moté já havia sido transferido como funcionário do então INPS, através do concurso de remoção, passando a trabalhar no atual C:AV, onde se aposentou após 27 anos de efetivo exercício.

Em 1967 começou a dar aulas de piano em Angra dos Reis e, no ano seguinte, também aulas coletivas de teoria, solfejo, harmonia e ritmo. Nesse mesmo ano, a convite da então diretora do CEAV Sra. Aparecida, fundou o Centro Cívico Escolar. Também fundou as Instituições Escolares e trabalhou no extra-classe do curso normal, além de auxiliar o Maestro Galloway até ser chamada pelo Professor Jair Travassos para dirigir a Secretaria daquela escola no turno da noite, onde ficou por cinco anos, deixando a função devido ao grande número de alunos de piano, que exigiam sua especial atenção.

Foi esse grande número de alunos de piano e de matérias correlatas, que SONIA DOCEK MOTÉ resolveu fundar uma banda rítmica, que de 1969 a 1977 fazia apresentações anuais no auditório do CEAV, no Clube Comercial, no late Clube Aquidabã e até mesmo no Colégio Naval, pelo fato de ter alunas que lá viviam com seus pais militares.

Atendendo ao pedido da Sra. Carmem Dolares, fez a partitura do Hino de Angra dos Reis graciosamente, para que o mesmo não morresse. Infelizmente, o Hino continua a ser tocado com erros tanto de melodia quanto no ritmo, apesar da existência dessa partitura. Exceção seja feita à Banda da Defesa Civil, que o executa com perfeição. A dedicação de SONIA DOCEK MOTÉ à música na cidade de Angra dos Reis fez com que a mesma fosse agraciada com o Título de Cidadã Angrense Honorária e, ainda, com que recebesse do Maestro Dalmi Bié (Banda da Defesa Civil) uma cópia em CD do Hino de Angra, o que muito a emocionou.

Diante do exposto proponho a mesa, ouvido o plenário, nos termos regimentais, faça constar dos anais desta casa, votos de APLAUSOS à por suas lutas e vitórias, dessa que é exemplo de uma grande mulher.


Nenhum comentário: