domingo, 28 de junho de 2009

Vereador Cordeiro acompanha debates sobre a elaboração do Acordo de Pesca

O vereador Cordeiro está acompanhando com bastante atenção e participação, os debates preparatórios à construção do Acordo Coletivo de Pesca para a Baía da Ilha Grande. Para Cordeiro, o acordo, que será construído sob a supervisão do Ministério da Pesca, é uma oportunidade para que os pescadores da região e suas famílias, possam debater sua atividade, propor caminhos para melhorarem sua situação e, sobretudo, dar fim aos conflitos que têm marcado a pesca em Angra dos Reis nos últimos anos.

— O que temos visto é que as comunidades pesqueiras de Angra tem anseio em resolver a situação atual, que é marcada por proibições, riscos e muita insegurança. Se conseguirmos construir um Acordo, com a participação de todos, vamos assegurar a sobrevivência dos pescadores e também do pescado, que hoje sofre com a exploração descontrolada — disse Cordeiro, lembrando que, mantido o ritmo atual de exploração, em poucos anos, poderia faltar peixe em toda a região.

O Acordo de Pesca é um grande ordenamento da atividade na Baía da Ilha Grande. Após a conclusão dos debates prévios, serã determinadas as áreas de preservação, pesca, criadouros e os períodos de suspensão da atividade. As regras serão fiscalizadas pelas próprias comunidades. Acordos desta natureza estão sendo feitos com sucesso em várias partes do país.

Minha torcida é que consigamos juntos encerrar este debate, envolvendo todas as comunidades. O resultado final tende a ser bom para todos — previu Cordeiro.

Até o momento já foram realizados debates sobre o Acordo de Pesca na Monsuaba, Provetá, Ilha da Caieira e no Centro da cidade. As reuniões estão sendo coordenadas pela Comissão Especial de Representação da Pesca, presidida pelo vereador José Antônio (PCdoB), e da qual o vereador Cordeiro é membro efetivo.

Nenhum comentário: