segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cordeiro acompanha debates sobre o Acordo de Pesca da Baía da Ilha Grande

O vereador Cordeiro participou neste final de semana, das reuniões preparatórias para a formalização dos acordos de pesca da Baía da Ilha Grande. As reuniões foram coordenadas pela secretaria especial de Pesca do Governo Lula (SEAP) na vila do Abraão, na Ilha Grande e também no continente, no Centro Cultural Câmara Torres.

Os acordos de pesca têm força de lei e vem sendo pensados como alternativas à gestão da pesca e maricultura em várias áreas do país. Durante as reuniões, técnicos da SEAP fizeram a apresentação técnica dos procedimentos para a criação do acordo regional, assim como os resultados já alcançados. Dois pescadores da Bahia e do Pará fizeram o relato das experiências bem-sucedidas em suas regiões.

Como integrante da Comissão Temporária de Pesca da Câmara Municipal de Angra dos Reis, o vereador Cordeiro defendeu a construção coletiva de um acordo de pesca para Angra dos Reis, reduzindo conflitos e assegurando a manutenção das espécies de pescado hoje presentes na nossa Baía

Em primeiro lugar é preciso ressaltar a importância da decisão do presidente Lula de ter criado a secretaria de Pesca. Isso permite aos pescadores, a legitimidade para tratar destes temas. O acordo de pesca em nossa região pode ser construído coletivamente, com a participação de todos. A Câmara Municipal vai acompanhar estes debates, incentivando a organização e a união destes pescadores, bem como a manutenção dos estoques de pescado — disse Cordeiro.

A Comissão Temporária de Pesca deve marcar reuniões nas comunidades pesqueiras para debater com os moradores e pescadores, a construção dos acordos de pesca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Vereador Cordeiro,
Estamos nesta luta!
Valeu!
Alexandre Lantelme Kirovsky- SEAP/PR