segunda-feira, 29 de junho de 2009
Mandato do vereador Cordeiro promove reunião interna de avaliação e planejamento
— O nosso Mandato não pertence ao vereador Cordeiro. Ele foi construído com muita luta por várias pessoas, de diferentes locais do município e ao longo de muitos anos. Nada mais justo que a gente realize, coletivamente, a avaliação e a eventual correção de rumos que se fizer necessária — disse Cordeiro, lembrando que, antes de sua eleição em 2008, fora candidato outras duas vezes, em 2000 e 2004.
Entre as linhas de atuação definidas para o Mandato de Cordeiro estão o acompanhamento das lutas e da organização sindical na cidade; o fortalecimento do movimento popular; a defesa da qualificação profissional, especialmente da juventude; a fiscalização do Poder Público e a conquista de investimentos nas áreas de Saúde e Educação. Na avaliação geral dos presentes à reunião, algumas destas metas estão sendo atendidas com relativo sucesso, enquanto outras precisam ser aprimoradas. Com esse objetivo, foram feitas sugestões para melhorar o trabalho, que serão implantadas no segundo semestre deste ano, logo após o recesso parlamentar.
— Todos estamos aprendendo neste processo. Estes primeiros seis meses de trabalho foram também de aprendizado. À medida que vamos conhecendo e debatendo os pontos onde ainda não tivemos bom desempenho, iremos melhorando o nosso trabalho, cujo resultado final é a melhoria das condições de vida da nossa população — disse o vereador.
Também fazem parte do processo de avaliação, a enquete postada neste blog (link ao lado), onde os internautas também podem avaliar o trabalho do vereador. Além disso, sugestões e críticas podem ser enviadas ao Mandato através do e-mail vereadorcordeiro@gmail.com Aguardamos a sua participação.
domingo, 28 de junho de 2009
Vereador Cordeiro acompanha debates sobre a elaboração do Acordo de Pesca
O vereador Cordeiro está acompanhando com bastante atenção e participação, os debates preparatórios à construção do Acordo Coletivo de Pesca para a Baía da Ilha Grande. Para Cordeiro, o acordo, que será construído sob a supervisão do Ministério da Pesca, é uma oportunidade para que os pescadores da região e suas famílias, possam debater sua atividade, propor caminhos para melhorarem sua situação e, sobretudo, dar fim aos conflitos que têm marcado a pesca em Angra dos Reis nos últimos anos.
— O que temos visto é que as comunidades pesqueiras de Angra tem anseio em resolver a situação atual, que é marcada por proibições, riscos e muita insegurança. Se conseguirmos construir um Acordo, com a participação de todos, vamos assegurar a sobrevivência dos pescadores e também do pescado, que hoje sofre com a exploração descontrolada — disse Cordeiro, lembrando que, mantido o ritmo atual de exploração, em poucos anos, poderia faltar peixe em toda a região.
O Acordo de Pesca é um grande ordenamento da atividade na Baía da Ilha Grande. Após a conclusão dos debates prévios, serã determinadas as áreas de preservação, pesca, criadouros e os períodos de suspensão da atividade. As regras serão fiscalizadas pelas próprias comunidades. Acordos desta natureza estão sendo feitos com sucesso em várias partes do país.
— Minha torcida é que consigamos juntos encerrar este debate, envolvendo todas as comunidades. O resultado final tende a ser bom para todos — previu Cordeiro.
Até o momento já foram realizados debates sobre o Acordo de Pesca na Monsuaba, Provetá, Ilha da Caieira e no Centro da cidade. As reuniões estão sendo coordenadas pela Comissão Especial de Representação da Pesca, presidida pelo vereador José Antônio (PCdoB), e da qual o vereador Cordeiro é membro efetivo.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Cordeiro participa de seminário sobre o Plano de Emergência nas usinas
Durante toda a manhã foram expostas as diversas estratégias e ações envolvidas no Plano, tanto por parte da Defesa Civil Municipal, do Sistema de Proteção do Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e da própria Eletronuclear, que possui o seu Plano de Emergência Local.
A Coordenação Geral de Reatores Nucleares (CGRN) e a Divisão de Inspeção Residente de Angra (Diira), ambos órgãos ligados à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), apresentram o Plano de Emergência Externo (PEE) e esclareçam dúvidas dos participantes da reunião, dirigida especialmente para secretários municipais e autoridades. Além de Cordeiro, outros parlamentares participaram do encontro.
Em outubro acontece o exercício simulado de emergência no complexo nuclear, onde o PEE é colocado em testes, com a participação das 29 instituições que fazem parte do Sipron.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Esclarecimento: Vereador Cordeiro NÃO assinou nenhuma ação judicial contra blogueiros
Desta forma, o vereador desautoriza a inclusão de seu nome entre os signatários deste tipo de ação, com a qual Cordeiro não concorda. Para o vereador, líder do PT na Câmara Municipal de Angra dos Reis, os blogs são instrumentos legítimos de expressão e fiscalização da sociedade sobre o Poder Público, bem como seus agentes.
Ainda de acordo com Cordeiro, a seleção dos endereços que merecem credibilidade e respeito por parte da população deve ser feita pelos internautas.
— Cada um deve saber que sites acessar, em que informação acreditar. Infelizmente o anonimato existe até como medida de proteção para o conteúdo veiculado em alguns blogs, que exercem papel importante de fiscalização. Tenho certeza que a Justiça protegerá aqueles que forem acusados injustamente de quaisquer crimes, sem a necessidade de perseguiçao a todos os blogueiros — disse ele.
domingo, 21 de junho de 2009
Em evento no Rio, Cordeiro encontra-se com os ministros das Comunicações e da Igualdade Racial
Na ocasião, Cordeiro teve encontros com o deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ), o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o ministro da secretaria especial de Igualdade Racial, Edson Santos. Na ocasião, o vereador defendeu investimentos na melhoria do serviço dos Correios em Angra e também da telefonia. Com Edson Santos, Cordeiro tratou da área remanescente de quilombos no Bracuí, em Angra dos Reis.
Com os representantes do programa Luz Para Todos, o vereador voltou a defender celeridade no processo de eletrificação nas comunidades do Sertão de Mambucaba e da Praia do Recife.
Escolas de Angra poderão ter aulas de educação no trânsito
— Dizem que somos o produto do meio em que vivemos e a Educação tem papel fundamental nesta concepção. Se os nossos estudantes receberem desde cedo, informações corretas sobre o trânsito, os direitos e deveres de quem dirige ou é pedestre, tenho certeza de que no futuro, estas crianças serão bons condutores. A Educação é o principal legado que podemos deixar para os jovens — disse Cordeiro.
O vereador lembrou que outros municípios já estão incentivando o ensino de educação no trânsito como integrante da grade curricular. O próprio Governo do Estado do Rio de Janeiro está caminhando nesta direção. Cordeiro defendeu ainda a construção de uma minicidade, para permitir aos estudantes, o contato direto com a sinalização, as Leis e normas do trânsito. A Prefeitura de Angra tem 30 dias para responder à sugestão de Cordeiro, admitindo ou não, transformá-la numa prática na rede municipal de ensino.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Cordeiro vai à reunião do Conselho de Urbanismo e defende construção de Angra 3
Durante o encontro, que lotou o auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA), técnicos da Eletronuclear apresentaram detalhes da obra, que deverá durar cerca de 6 anos e empregar, quando estiver em plena construção, quase 9 mil trabalhadores. O vereador Cordeiro, que sempre defendeu a construção da usina e foi um dos fundadores do movimento pró-Angra 3, voltou a enfatizar a importância desta obra, não só pelos empregos a serem gerados, mas sobretudo pelo avanço tecnológico que permitirá ao país, com reflexos positivos para toda a região.
— É claro que a gente mira, imediatamente, na questão do emprego nas obras civis, mas o que devemos ter em mente mesmo é a formação de pessoal para a operação das usinas de Angra. Temos que ver nossos jovens, hoje sendo assassinados na periferia da cidade, tendo capacitação e condições de ocupar estas oportunidades. Esta é a nossa luta — disse Cordeiro.
O vereador também defendeu a transparência no debate sobre os investimentos que a Eletronuclear patrocinará no município como contrapartidas pelo empreendimento. Os R$ 150,444 milhões com os quais a empresa comprometeu-se em repassar à cidade através de convênios, serão investidos em várias áreas, desde o Saneamento até a Cultura, mas a destinação final destes investimentos ainda não foi divulgada pela Prefeitura de Angra.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Bancada do Governo na Câmara volta a rejeitar requerimentos dos vereadores do PT
Pela segunda vez na atual legislatura, os vereadores ligados à Base do Governo na Câmara Municipal de Angra dos Reis usaram o expediente da votação 'em bloco' e rejeitaram pelo menos doze requerimentos de informação de autoria dos vereadores Ilson Peixoto (PT) e Cordeiro (PT). Apenas Ilson e Cordeiro tiveram seus requerimentos rejeitados após um intenso debate sobre este comportamento dos vereadores que apoiam o Governo Tuca Jordão (PMDB). O vereador Cordeiro protestou contra a manobra.
— Perder e ganhar faz parte do jogo democrático, mas o que estamos vendo nesta Casa é o assassinato destas proposições que têm como objetivo ajudar o Executivo Municipal a cuidar melhor da nossa população. Foi para isso que nós fomos eleitos e é por isso que o povo nos paga. Este tipo de rasteira política, a população não merece. Acho que esta Casa deveria fazer uma discussão sadia sobre todos os assuntos — disse Cordeiro.
Em alguns momentos da sessão, os vereadores da Base do Governo chegaram a tratar com desrespeito os parlamentares da oposição, reforçando um argumento já apresentado em outras ocasiões, de que mesmo que a proposta seja boa para a população, por ser oriunda da oposição, será sempre rejeitada. Os vereadores do PT não pensam assim e por isso em mais de uma ocasião têm dado votos favoráveis a boas propostas vindas do Governo. É isso que a população espera.
— Esta situação se resume a apenas quatro letras. R - O - D - O. É assim que as coisas funcionam aqui — disse o vereador José Maria (PR).
— Se estas propostas fossem de algum vereador da Base do Governo seriam aprovadas — explicou o líder do Governo, Aguilar Ribeiro (PCdoB).
O vereador Cordeiro lembrou que suas proposições tinham como objetivo a preservação da vida dos angrenses, uma vez que tratavam de segurança pública e saúde. Não adiantou. Ao final, as sugestões de Cordeiro e Ilson foram DERRUBADAS pelo VOTO CONTRÁRIO de Leandro Silva (PR), José Maria, Marco Aurélio (DEM), Jorge Mascote (PMDB), Manoel Parente (PHS) e Aguilar Ribeiro. Os vereadores José Antônio (PCdoB), Lia (PT) e Amílcar (PMDB) estavam ausentes do plenário. A vereadora Vilma dos Santos (PRB) não vota por ser a presidente da Casa, mas durante os debates também recomendou o voto contrário às propostas do PT.
— Pessoas poderão pagar com a vida pela omissão desta Casa no debate destes temas. É muito triste este comportamento — lamentou o vereador Cordeiro.
Em nome da transparência, o Blog do Cordeiro informa quais requerimentos de Cordeiro foram rejeitados:
— Requerimento de informações à secretaria de Estado de Segurança Pública sobre as obras de construção do novo centro de polícia técnica da Polícia Civil, no Bracuhy. Esta obra foi iniciada em 2005 e ainda não foi concluída;
— Sugestão à Fundação Municipal de Saúde (FuSar) defendendo o desenvolvimento de uma política municipal de oncologia (tratamento de câncer), com consequente criação de um Centro Médico próprio com este objetivo.
Por que estes vereadores foram
CONTRA estas propostas?
O vereador Cordeiro encaminhará estas sugestões ao Governo do Estado e à Prefeitura de Angra através de ofícios.
Obs.: No Blog do Vereador Ilson Peixoto (http://www.ilsonpeixoto.blogspot.com) é possível ver as sugestões de Ilson que também foram rejeitadas.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Cordeiro apóia luta dos moradores do Sertão de Mambucaba pela luz elétrica
Cordeiro e os vereadores Ilson Peixoto (PT) e Manoel Parente (PHS), que também participaram do encontro, assim como o representante do deputado federal Luiz Sérgio (PT), declararam apoio à reivindicação dos moradores e prometeram empenho na liberação deste investimento. A reunião, no entanto, foi prejudicada pela ausência de representantes do PNSB e do próprio Ibama.
— Tenho acompanhado a luta desta comunidade há vários anos e é uma revindicação muito justa. Temos que unir forças com os moradores, compreendendo as limitações das leis ambientais. No que for possível colaborar, vamos ajudar — comprometeu-se Cordeiro.
O vereador aproveitou a presença de representantes do programa Luz Para Todos para defender também a eletrificação da Praia do Recife, outra comunidade que também não é atendida pela energia elétrica. Cordeiro está empenhado, desde o início de seu mandato, na conquista deste direito para a comunidade, tendo inclusive encaminhado sugestão com este objetivo à própria concessionária de energia Ampla S.A.
Cordeiro participa de feira estudantil no Perequê e defende formação profissional
O vereador Cordeiro participou na última quarta-feira, 10, da primeira Feira de Projetos da escola técnica CEIM no Perequê. O evento foi organizado pela coordenação da instituição com o objetivo de apresentar a escola e divulgar a qualificação profissional dos alunos, aprendizes de eletrotécnica, mecânica (com ênfase em petróleo e gás) e eletrônica. Atualmente cerca de 200 pessoas estão matriculadas nestes cursos de formação, a maioria jovens em busca de qualificação profissional para disputar uma vaga no mercado de trabalho da região.
Para o vereador Cordeiro, a qualificação profissional é extremamente importante para assegurar o futuro dos jovens do país. Cordeiro lembrou-se de que também já foi aluno do sistema Senac e que esta formação foi determinante para sua trajetória profissional.
— Estou convencido que o principal investimento que devemos fazer em prol da juventude é na educação. E a formação profissional deve ser prioridade. Por isso a nossa luta, desde o início, pela construção da Escola Técnica Federal e no incentivo aos cursos profissionalizantes privados que também cumprem um papel importantíssimo nesta tarefa — disse Cordeiro.
Também participaram da feira, os vereadores José Antônio (PCdoB), Manoel Parente (PHS) e Lia (PT), assessores do deputado federal Luiz Sérgio (PT) e representantes da Eletronuclear e da secretaria municipal de Educação.
Vereador Cordeiro comenta proposta de mudança da sede do Batalhão da Polícia Militar
A sede do 33º Batalhão está hoje na entrada do Perequê, numa área marginal à rodovia Rio-Santos, ocupando antigos alojamentos do período em que foram construídas as usinas nucleares de Angra, hoje adaptados para tal. Com o crescimento populacional da região e a elevação para Batalhão, ocorrida em 2002 na gestão da ex-governadora Benedita da Silva (PT), a atual sede não oferece mais condições de infraestrutura e conforto aos policiais, responsáveis pelo policiamento não apenas de Angra, mas também de Paraty e Mangaratiba.
A proposta de mudança da sede está sendo debatida há vários anos e finalmente, no governo de Sérgio Cabral (PMDB) parece próxima de ser efetivada. A Prefeitura de Angra está oferecendo à Polícia Militar, uma área na Grande Japuíba (foto acima) para abrigar os mais de 500 policiais que servem à região. Falta apenas a liberação de recursos para a construção dos prédios.
É importante destacar, porém, que a transferência da sede do 33º BPM do Perequê para a Grande Japuíba, não deixará a comunidade do Quarto Distrito desassistida de policiais. Os atuais alojamentos serão transformados numa Companhia Independente (CIPM), com efetivo de cerca de 60 policiais, com a missão de zelar pela segurança das famílias da região. Em outra sugestão de investimento ao Governo do Estado, a deputada estadual Inês Pandeló (PT) pede, inclusive, a criação de uma subdelegacia da Polícia Civil no Quarto Distrito, com o objetivo de aumentar a segurança naquela comunidade.
— O que estamos sugerindo tem como objetivo, ampliar os serviços e a cobertura da Polícia Militar. Este investimento é devido não só a Angra dos Reis, mas a toda a região que vai receber, em breve, investimentos diretos em novas viaturas e aumento do efetivo policial local — disse Cordeiro.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Cordeiro pede a volta do programa de Reciclagem do Lixo em Angra
— Quero lembrar inclusive que no ano 2000, Angra dos Reis recebeu um prêmio da empresa Latasa pelo recolhimento de um milhão de latinhas de alumínio para reciclagem. Sem dúvida este programa representava um incentivo para o desenvolvimento de uma ação mais responsável frente ao meio ambiente — disse o vereador.
Como desdobramento das ações da coleta seletiva, Cordeiro lembrou que uma usina de separação de lixo chegou a ser construída no Ariró, mas que hoje está abandonada pelo Poder Público.
— É uma pena ver um patrimônio como aquele se deteriorando no tempo. Como ação com incentivo do Governo, a reciclagem de lixo ajuda inclusive as famílias, estimulando a troca de lixo reciclável por materiais de construção, cestas básicas e material escolar. Não há justificativa para a interrupção deste programa que, como eu disse, trouxe inclusive prêmios para a cidade. Eu espero que este programa seja retomado o quanto antes — disse o vereador.
Cordeiro sugeriu também a criação de pontos de coleta de lâmpadas, pilhas e baterias portáteis, hoje descartadas no meio ambiente, com grande impacto na natureza.
Cordeiro apresenta sugestões em sessão da Câmara sobre o meio ambiente
— Sugestão ao Executivo Municipal para efetuar a manutenção e recuperação de áreas verdes degradadas no bairro Santa Rita II, no Bracuí, integradas ao programa Cinturão Verde;
— Realização de estudo visando a recuperação da mata ciliar e a despoluição dos Rios Perequê e Mambucaba, ambos no Perequê e do rio Bracuí, no Bracuí;
— Promoção de projeto de arborização nas ruas do Frade,especialmente na rua Beira Rio, bem como nas ruas do Perequê;
— Sugestão para que a secretaria municipal de Meio Ambiente fiscalize o cumprimento da Lei Municipal 159/91 (de autoria do ex-vereador Raul Alevato) que versa sobre circulação de veículos de transporte de pescado pelo município;
— Solicitação de informações à Prefeitura de Angra, sobre o valor arrecadado com o ICMS Verde ou Ecológico, bem como o destino dado a estes recursos.
Cordeiro acompanhará a tramitação destas sugestões. A Prefeitura de Angra tem 30 dias para analisar as propostas e dar uma resposta ao vereador. Se você tem alguma sugestão de projeto ou iniciativa na área de Meio Ambiente, pode encaminhá-la ao Gabinete do vereador Cordeiro através do e-mail vereadorcordeiro@gmail.com
Eletronuclear inaugura sítio arqueológico na Piraquara
Na Piraquara foram encontrados vestígios da presença indígena na região, que era abundante nos séculos XVI e XVII. No sítio arqueológico estão visíveis alguns instrumentos usados pelos indígenas, bem como restos de uma construção e ossadas. O local estará aberto à visitação pública, especialmente para estudantes. No futuro, a empresa pretende desenvolver uma trilha na região, com acesso a outros sinais da presença humana no local no início da colonização do país.
Também participaram do evento, o assessor da presidência da Eletronuclear, Leonam Santos, e o prefeito de Rio Claro, Raul Machado (PR).
Mais informações em http://www.eletronuclear.gov.br/
Cordeiro solicita a construção de escola para a comunidade do Sertãozinho do Frade
— É muito justa esta reivindicação da comunidade e por isso fiz questão de encaminhá-la à Prefeitura. Em toda a região do Frade, nota-se que a demanda de alunos excede, em muito, as vagas disponíveis. A construção de novas escolas é urgente e necessária, a fim de garantir o pleno desenvolvimento educacional das crianças de todo o município — disse Cordeiro.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Cordeiro acompanha debates sobre o Acordo de Pesca da Baía da Ilha Grande
Os acordos de pesca têm força de lei e vem sendo pensados como alternativas à gestão da pesca e maricultura em várias áreas do país. Durante as reuniões, técnicos da SEAP fizeram a apresentação técnica dos procedimentos para a criação do acordo regional, assim como os resultados já alcançados. Dois pescadores da Bahia e do Pará fizeram o relato das experiências bem-sucedidas em suas regiões.
Como integrante da Comissão Temporária de Pesca da Câmara Municipal de Angra dos Reis, o vereador Cordeiro defendeu a construção coletiva de um acordo de pesca para Angra dos Reis, reduzindo conflitos e assegurando a manutenção das espécies de pescado hoje presentes na nossa Baía
— Em primeiro lugar é preciso ressaltar a importância da decisão do presidente Lula de ter criado a secretaria de Pesca. Isso permite aos pescadores, a legitimidade para tratar destes temas. O acordo de pesca em nossa região pode ser construído coletivamente, com a participação de todos. A Câmara Municipal vai acompanhar estes debates, incentivando a organização e a união destes pescadores, bem como a manutenção dos estoques de pescado — disse Cordeiro.
A Comissão Temporária de Pesca deve marcar reuniões nas comunidades pesqueiras para debater com os moradores e pescadores, a construção dos acordos de pesca.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Cordeiro encaminha sugestões para o Orçamento do Governo do Estado em 2010
— Construção da Delegacia Legal em Angra dos Reis
— Conclusão da obra do Centro de Polícia Técnica da Polícia Civil na localidade do Bracuí
— Reforma e ampliação do C. E Antonio Dias Lima no Frade.
— Dragagem do Rio Mambucaba, com construção de enrocamento nas margens , na localidade do Parque Mambucaba.
— Criação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (emenda também apresentada à deputada estadual Inês Pandeló)
— Transferência da sede do 33° Batalhão da Polícia Militar da localidade do Parque Mambucaba para a Grande Japuíba em área a ser doada pelo Governo Municipal de Angra dos Reis
— Reforma da adutora da Banqueta, que atende a toda a Grande Japuíba e parte do Centro
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Governo Municipal encaminha respostas às solicitações e sugestões do vereador Cordeiro
- Em resposta ao Requerimento 067/2009, que solicita a eletrificação da Praia do Recife, a Prefeitura de Angra informou que esta obra depende apenas de licenciamento dos órgãos ambientais;
- Em resposta às Indicações 2601/2009 (que solicita a iluminação pública entre os trevo do Sertãozinho do Frade e o Morro da Constância) e a Indicação 3912/2009 (que pede iluminação pública na Travessa das Goiabas, no Perequê), a Prefeitura de Angra informou que solicitará estes projetos de ampliação de serviço à concessionária Ampla;
- Em resposta à Indicação 3847/2009 (solicitação de construção de passeio público ao longo da rodovia Rio-Santos, entre os bairros Guariba e Piraquara) e a Indicação 4161/2009 (sobre a construção de passagem lateral na ponte sobre o Rio Bracuhy), a Prefeitura de Angra informou que solicitará autorizações destas obra ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT);
- Em resposta à Indicação 3462/2009, que solicita a implantação do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) na comunidade do Ariró, a Fundação Municipal de Saúde (FuSar) informou que esta comunidade não apresenta demanda para justificar este investimento;
- Em resposta à Indicação 3849/2009, que solicita a instalação de placas indicativas dos nomes de ruas no Morro do Moreno, a Prefeitura de Angra informou que providenciará o serviço.
As Indicações e Requerimentos fazem parte do dia a dia do trabalho parlamentar. Regularmente, o vereador apresenta suas sugestões ao Executivo Municipal, a quem cabe os investimentos em obras, reformas e na ampliação dos serviços à população angrense. Se você também tem alguma sugestão ou solicitação pode encaminhá-la ao gabinete de Cordeiro, através do e-mail vereadorcordeiro@gmail.com ou visitando o nosso Gabinete, sala 13, no anexo da Câmara.