terça-feira, 11 de setembro de 2012

VEREADOR CORDEIRO É AUTOR DA LEI QUE INSTITUI O DIA DA PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA - DIA DO RIM



LEI DE Nº 2.903 DE 04 DE JULHO DE 2012, QUE “INSTITUI O DIA MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA 
 DIA DO RIM”


Cordeiro apresentou o Projeto de Lei de nº 053/2012, tendo parecer favorável pelos demais vereadores, criando o “Dia Municipal de Mobilização para Prevenção da Doença Renal Crônica – DIA DO RIM”.

O Projeto de Lei foi aprovado, e publicado no Boletim Oficial do dia 06 de Julho de 2012, deixando dessa forma de ser apenas mais um projeto e consequentemente instituído na Lei de nº 2.903 de 04 de Julho de 2012, que “INSTITUI O DIA MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA - DIA DO RIM”, pró-prevenção da doença renal, a ser comemorado anualmente no dia 13 de março de cada ano.

Conforme consta no Artigo 2º do Projeto de Lei, no dia da mobilização Poder Público, em cooperação com os Conselhos de Saúde, da Assistência Social, da Criança e adolescente e da Educação; mais as Entidades Civis e iniciativa privada, realizarão além das campanhas de esclarecimentos, mutirões e outras ações educativas e preventivas para as Doenças Renais Crônicas (DRC), priorizará a realização dos exames de urina e de creatinina no sangue, que ajudam a detectar a doença em seus estágios iniciais.



Silenciosas, as doenças renais crônicas atingem mais de 500 milhões de pessoas em todo o globo. No Brasil, são cerca de 2 milhões de doentes, dos quais, segundo estimativas da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), 60% não sabem que têm o problema. Nos casos mais graves, as complicações nos rins podem levar a perda do órgão e até à morte.

Para alertar as pessoas dos riscos dessas doenças, foi instituído pela SBN, o dia 8 de março como o “Dia Mundial do Rim”. Nesta data, cerca de 70 países realizam diversas ações de prevenção às doenças renais.
O diagnóstico tardio e o fato de se tratar de doenças assintomáticas, ou seja, que não causam dor ou sintomas aparentes é o que dificulta o tratamento das doenças renais. "O doente só sente que algo está errado quando cerca de 50% dos rins estão comprometidos. No mundo todo, cerca de 1,5 milhões de pessoas sobrevivem graças à terapia de substituição renal (diálise ou transplante renal). Este número deve dobrar nos próximos dez anos, e o custo cumulativo global desses tratamentos para a próxima década deve exceder US$ 1 trilhão. Como esses números revelam, a situação é cada dia mais preocupante.

As doenças renais são silenciosas e mortais, e afetam de forma muito importante a vida de todos. Há, entretanto, várias maneiras de reduzir o risco de desenvolver essas doenças. Firmar a comemoração da data em nosso município é um bom motivo para a cada ano trazer um alerta a população da necessidade de se cuidar da saúde começando pelos rins.

A carência da informação sobre a necessidade da prevenção da doença renal e diante das dificuldades do tratamento das Doenças Renais nos motiva a levar publicidade ao problema o que é feito de forma ampla nesse “Dia Municipal de Mobilização para Prevenção da Doença Renal Crônica – DIA DO RIM”. A data que foi escolhida é a mesma que se comemora no Mundo todo o DIA MUNDIAL DO RIM de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Nenhum comentário: