quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vereador Cordeiro realiza Audiência Pública sobre Maricultura

Na tarde de segunda-feira, 16, ocorreu a audiência púbica sobre a maricultura, realizada pelo Vereador Cordeiro.




Na audiência, que começou por volta das 3 horas, esteve presente representante do Setor de Maricultura da Ilha Grade – AMBIG; Representante do SEBRAE – RJ; Representante da Subsecretaria de pesca de Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Arraial do Cabo; o Representante do IBAMA; TRANSPETRO; Eletronuclear; Delegacia da Capitania dos Portos de Angra dos Reis; Reitoria da UERJ; IED-BIG; Ministério da Pesca e Aqüicultura; Secretaria de desenvolvimento, Abastecimento e Pesca; FIPERJ; Secretaria de Atividades econômicas da prefeitura de Angra dos Reis; Vereador Vidal de Paraty INEA; SEBRAE; Superintendência Estadual do Ministério da Pesca e Representante da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo.


Com a plenária cheia, os debates seguiram com foco principal na produção para o cultivo de moluscos, ostras e mariscos promovendo o desenvolvimento econômico da região sem depender da IED-BIG, já que os agricultores reclamam da falta de distribuição de semente para o cultivo.


O vereador Cordeiro propôs projetos de sustentabilidades para os maricultores da região, propôs uma gestão compartilhada, criação de uma comissão para acompanhamento dos recursos aplicados na maricultura e também que neste momento todos os esforços independentes das divergências dos maricultores com a IED-BIG sejam feitos para o desenvolvimento da área.Cordeiro também propôs que o documento final da audiência pública, seja revisto e assinado por todas as empresas que participaram da reunião.

O primeiro presidente da Associação de Maricultura de Angra, Eclésio de Jesus Maia parabenizou o vereador Cordeiro por sua atitude para com os maricultores. " Quero parabenizar a casa e ao vereador Cordeiro, pois em 13 anos esta é a primeira audiência pública para discutir maricultura em Angra, e que não seja a última" disse ele.



Na manha de terça, 17, o vereador esteve na IED-BIG para o evento de entrega de equipamentos para ampliar a produção da maricultura. Representantes das associações de maricultores da Baia da Ilha Grande, Transpetro, Ministério da Pesca e Aquicultura, o representante do Senador Lindberg Farias (PT), o representante do Ministro Luiz Sérgio (PT), FIPERJ e o representante da Ministra da Pesca Ideli Salvatti estiveram presentes. O projeto tem como objetivo gerar renda, fomentar o cooperativismo na área da aqüicultura e definir linhas de cultivo de espécies em fazendas marinhas, preservando a pesca artesanal e agregando valor à cadeia produtiva com o fortalecimento de aplicação de novas tecnologias de cultivo.




“O mais importante não foi o que foi decidido na audiência, mais sim a união de todos os setores para a decisão de melhorar a estrutura da maricultura na nossa região, assim contribuindo para o desenvolvimento da atividade”- disse Cordeiro.

5 comentários:

Anônimo disse...

parabens vereador,nos pescadores precisamos de ajuda,o sr,tem sido o nosso porta voz.nosso muito obrigado

Anônimo disse...

Entregue esses mexilhões para o Desprefeito e seus secretário e vereadores da base para engolirem com casaca e tudo.

Anônimo disse...

Senta o pau na ação De$social a quadrilha lá é imensa.Alfredoooooo,cadê o papel higiênico pro centro de De$recuperação.

Oi disse...

Acho que os orgãos governamentais devem investir mais nas pesquisas do IED-BIG.
E, ao assistir a audiência, fiquei chocada com o pensamento de os maricultores que estavam cuplando, de certa forma, o laboratório por todos os problemas acontecidos. Mas o próprio IED-BIG sofreu, e muito, como todos os maricultores angrenses.

Sei que eles estão nevosos por tantos problemas, mas desejo que todos eles possam ter mais chances e que melhorem!

Foi muito boa a iniciativa do vereador, acho que devem ser feitas mais audiências do gênero.
Parabêns Vereador!

Anônimo disse...

Começo parabenizando a inciativa do Vereador Cordeiro, que está cumprindo com sua missão, de ser a voz do Povo, a maricutura ja vive há anos em condições precarias, por falta de incentivo do poder executivo. Graças ao Nobre Vereador Cordeiro, nós maricultores tivemos em fim oportunidade de expressar todas nossas deficiencias e deificuldades que passamos ao longo do tempo.
Sabemos agora que podemos contar com um representante na Camara Municipal de Angra dos reis que se chama Vereador Cordeiro.
Parabenzio e agradeço o Vereador pela iniciativa