quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mandato o vereador Cordeiro prestigia forúm "Revolução Azul" em Seropédica

O Mandato do vereador Cordeiro, representado pelo chefe de gabinete Marcelo Oliveira e os assessores parlamentares Isaias Martins e Ana Paula Oliveira, esteve ontem, 25, na abertura do fórum “Revolução Azul: O Desenvolvimento Sustentável e os Novos Desafios do Mundo Rural nas Águas Brasileira e os Rumos para a Rio+20”, no campus Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no município de Seropédica. Organizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRRJ.

O fórum teve como objetivo a definição de diretrizes, como um programa de trabalho para as universidades e instituições de pesquisa sobre o desenvolvimento sustentável no mundo das águas, com ênfase para a economia dos organismos aquáticos e a construção da posição brasileira para a Rio + 20, no que se refere à Revolução Azul. O evento, que também homenageou o Dia do Trabalhador Rural, prepara a posição brasileira para a Rio+20, encontro internacional que ocorrerá no estado do Rio em 2012, duas décadas após a sua primeira edição. Na Rio+20 serão tratados todos os temas que dizem respeito à sustentabilidade ambiental no planeta.

No encontro a Ministra da Pesca, Ideli Salvattti comentou sobre a produção do país, através dos recursos marítimos. “O Brasil tem uma posição privilegiada e ao mesmo tempo desafiadora para a produção de alimentos e energia no planeta, tendo em vista que atenderá não somente a demanda dos brasileiros como a de outros países, em boa parte explorando os seus imensos recursos marítimos e de água doce”.

Também foi selada uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura, o BNDES, o governo do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para o desenvolvimento do potencial brasileiro para a aquicultura. País que conta com 13% da água doce do mundo e ainda um mar territorial muito extenso.

Na oportunidade, o reitor da universidade, Ricardo Motta, assinou um acordo de cooperação técnica e científica com o ministério. Pouco antes, a UFRRJ homenageou a ministra Ideli Salvatti com a medalha do centenário da universidade, uma das mais tradicionais do Brasil no setor agropecuário. O fórum, que contou ainda com a presença do superintendente federal da Pesca e Aquicultura no estado do Rio, Jayme Tavares, e do prefeito de Seropédica, discutiu em oficinas temas como Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social e Meio Ambiente. Compareceram ainda estudantes, profissionais e outros interessados na sustentabilidade ambiental do planeta.

Nenhum comentário: