segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vereador Cordeiro promoverá Audiência Pública sobre Maricultura nessa segunda-feira.

Hoje, dia 16, o vereador Cordeiro irá promover no Plenário da Câmara Municipal de Angra dos Reis a Audiência Pública para debater sobre maricultura, com o objetivo de fortalecer a atividade esta atividade econômica no município e buscar soluções para eventuais dificuldades enfrentadas pelos produtores.
Sendo uma atividade ao ar livre e ecologicamente limpa, a Maricultura beneficia o meio ambiente através do repovoamento marinho, pois serve de atrator para crustáceos, peixes e moluscos e protege o ambiente contra a pesca predatória.
Nosso Município tem um potencial expressivo e precisa de incentivos para explorar a produção de moluscos nativos tais como Vieiras (nodpecten nodosus), mexilhões (perna perna) e ostras( crassostera brasiliana).
Fortalecer a produção de moluscos incentivando a exploração de fazendas marinhas já existentes e a construção de novas, terá como resultado o fortalecimento da economia de nosso município e a supressão da pesca predatória.
Vale ressaltar que Angra dos Reis conta com um laboratório de reprodução de moluscos e uma baia abrigada que contribui para tornar este município com um grande potencial no mercado nacional e até internacional.Pelos motivos supracitados, se faz necessário uma discussão ampla, e debates no sentido de fortalecer a atividade em assuntos de interesse regional e estadual, promovendo intercâmbio entre maricultores, instituições de Ensino e pesquisa e empresas de fomento.

Para participar da audiência estarão na casa os representantes do Setor de Maricultura em Angra dos Reis e de outros municípios litorâneos do Estado do Rio de Janeiro; o Representante da Subsecretaria de pesca de Angra dos Reis, a FIPERJ, INEA, SEBRAE- RJ entre outros.
O evento acontecerá as 15h00 no Plenário Munipal.

2 comentários:

Oi disse...

Desejo sinceramente que algo seja resolvido e que o quadro da maricultura melhore em Angra.

Espero que o IED-BIG consiga mais patrocínio e que, com isso, possa crescer mais e ajudar o país como se deve.

Att.

Anônimo disse...

Prezado vereador Cordeiro,
Acompanhei, pela TV CÂMARA, a Audiência Pública, e fiquei muito satisfeita com os desabafos dos maricultores. Desejo que vc alcance e consiga atendê-los junto com as autoridades e órgãos presentes as reivindicações dos mesmos. Parabéns, pela condução, empenho e dedicação do trabalho. Um abraço,