sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Vereadores vão ao Rio para pedir investimentos do Governo do Estado na segurança pública da região


O vereador Cordeiro participou na última quarta-feira, 2, de uma reunião na sede da secretaria de Estado de Segurança Pública, no Rio, com o Coordenador da 1ª Região Integrada de Segurança Pública, Tenente-Coronel PM Alexandre, e o Subchefe da Polícia Civil do Rio, Rodolfo Waldeck, a respeito da insegurança em Angra dos Reis. Cordeiro faz parte da Comissão Especial de Segurança Pública da Câmara de Angra, cujo objetivo é debater a violência na cidade e apontar soluções.

Durante o encontro, os parlamentares apresentaram dados sobre os índices de violência na cidade e reivindicações, algumas antigas, como a construção da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), da Casa de Custódia regional e a transformação da 166ª DP em Delegacia Legal. Angra dos Reis é a única cidade da Costa Verde que ainda não possui este equipamento. Outro tema tratado pelos vereadores foi a transferência da sede do 33º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do Perequê para a Grande Japuíba.

São reivindicações antigas que a comunidade angrense tem feito sistematicamente e que têm sido ignoradas pelo Poder Público Estadual. Nossa função, como representantes da cidade é insistir — disse Cordeiro.

De acordo com Cordeiro, a reunião foi proveitosa. Os representantes do Governo do Estado informaram que estes pedidos já estão sob análise da administração estadual. Rodolfo Waldeck informou que a transformação da 166ª DP em Delegacia Legal é um projeto prioritário da Polícia Civil em 2010, mas que, antes será preciso resolver a questão da custódia de presos, uma vez que a carceragem da delegacia angrense será desativada. Waldeck informou que a construção de uma Casa de Custódia regional só não foi à frente no passado, porque a cidade não demonstrou interesse, perdendo os prazos para a captação de recursos federais para a obra.

É uma pena. Na opinião da Polícia, a atual desativação da carceragem de Angra, sem a definição do local da Casa de Custódia, ao invés de resolver, pode estar criando um problema maior ainda — disse Cordeiro.

Os vereadores foram informados ainda de que a nova sede do Instituto Médico Legal (IML), no Bracuí, será inaugurada em 2010 e contará com novas viaturas.

Também participaram do encontro, o presidente da Comissão, Leandro Silva (PR), além de José Antônio (PCdoB) e Ricardo Dutra (DEM).

Nenhum comentário: