Estiveram presentes os novos filiados do partido, o Ministro de Relações Institucionais Luiz Sérgio, a ex- vereadora Conceição Rabha; os ex-prefeitos Neirobis Nagae e José Marcos Castilho e o Presidente Estadual do PT Jorge Florencio.
terça-feira, 31 de maio de 2011
PT realiza ato de Filiação e Apresentação de Novos Filiados
Estiveram presentes os novos filiados do partido, o Ministro de Relações Institucionais Luiz Sérgio, a ex- vereadora Conceição Rabha; os ex-prefeitos Neirobis Nagae e José Marcos Castilho e o Presidente Estadual do PT Jorge Florencio.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Ministro Luiz Sérgio é homenageado na Câmara, pela bancada do PT
O Ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, foi homenageado na noite sexta-feira, na Câmara Municipal de Angra dos Reis, pela bancada do PT (Partido dos Trabalhadores). A moção de aplausos, de autoria da vereadora Lia e aprovada por unanimidade, teve como objetivo destacar a vitoriosa trajetória do político, que iniciou sua carreira no movimento sindical de Angra dos Reis e foi prefeito da cidade e deputado federal, antes do atual cargo.
O vereador Cordeiro, destacou a honra de se homenagear o ministro, que sempre foi um militante e sempre lutou pelo povo angrense. - É um orgulho apoiar e falar de uma pessoa com uma historia política como a de Luiz Sérgio, que vem desempenhando um papel importante no governo da presidente Dilma. A casa cheia representa isso e é uma honra está aqui presente – disse Cordeiro.
O ministro, em seu discurso, agradeceu a presença de todos e disse que os presentes faziam parte de sua história.- Agradeço todos os presentes, confesso que é difícil falar em uma solenidade como esta. Não é necessário falar da minha história, porque todos a conhecem e fazem parte dela - falou o ministro, aplaudido por todos que compareceram à solenidade.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador José Antônio (PCdoB); os vereadores Ilson Peixoto (PT); Leandro Silva (PR); e Aguilar Ribeiro (PCdoB). Também prestigiaram Luis Sérgio o ex-deputado estadual e presidente do PR de Angra, Aurélio Marques, o presidente da Cultuar (Fundação Cultural de Angra dos Reis), Paulo Mattos, representando o prefeito Tuca Jordão (PMDB), ex vereadora Conceição Rabha; os ex-prefeitos Neirobis Nagae e José Marcos Castilho e o Presidente Estadual do PT Jorge Florencio.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Vereador Cordeiro visita Ponta do Sapê na Enseada
Conversando com o representante do bairro, o senhor Mauricio de Oliveira, foi relatado alguns problemas graves que não são solucionados pela prefeitura. Primeiramente citou a falta d’água, dizendo que os escamentos de água do bairro são inapropriados e muito pequenos, diferente da localidade próxima, o Encruzo; o registro não é totalmente aberto pela SEDAI, deixando os moradores sem água por dias.
Outro questionamento foi sobre as canaletas que percorrem o bairro, que estão entupidas e sujas, cheias de folhas e pedras. Para isso, deve-se imediatamente ser trocado a tubulação e ser colocada uma tampa resistente de cimento, para não causar mais acidente, como já aconteceu. A limpeza das canaletas deve ser feita e jogada em local próprio para isso, mas os moradores relatam que a prefeitura tira o lixo e o joga nas encostas do próprio bairro, criando riscos das encostas descerem por excesso de entulhos que ficam sobre ela.
Moradores ainda reclamam do perigo que sofrem ao escurecer, tendo medo de sair de suas casas, os postes de luz elétrica não funcionam ou estão distantes um dos outros, deixando partes das ruas sem iluminação e escuras. O poste de nº 37, na subida do morro, está sem luz e o mais próximo dele fica quase no final do morro, deixando um espaço muito grande sem iluminação. Isso acontece por todo local.
Há diversas reclamações e melhorias a ser feitas, além das citadas, ainda há o problema das ruas não terem nome, dificultando a passagem do correio pela comunidade e o meio fio das ruas que estão danificadas, precisando de reparo.
O vereador Cordeiro anotou as reivindicações e sugestões dos moradores e disse que irá cobra soluções imediatas da Prefeitura e através da Tribuna da Câmara, além de fazer requerimentos para os problemas emergências serem solucionados, principalmente relacionados à falta de água.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Mandato o vereador Cordeiro prestigia forúm "Revolução Azul" em Seropédica
O fórum teve como objetivo a definição de diretrizes, como um programa de trabalho para as universidades e instituições de pesquisa sobre o desenvolvimento sustentável no mundo das águas, com ênfase para a economia dos organismos aquáticos e a construção da posição brasileira para a Rio + 20, no que se refere à Revolução Azul. O evento, que também homenageou o Dia do Trabalhador Rural, prepara a posição brasileira para a Rio+20, encontro internacional que ocorrerá no estado do Rio em 2012, duas décadas após a sua primeira edição. Na Rio+20 serão tratados todos os temas que dizem respeito à sustentabilidade ambiental no planeta.
No encontro a Ministra da Pesca, Ideli Salvattti comentou sobre a produção do país, através dos recursos marítimos. “O Brasil tem uma posição privilegiada e ao mesmo tempo desafiadora para a produção de alimentos e energia no planeta, tendo em vista que atenderá não somente a demanda dos brasileiros como a de outros países, em boa parte explorando os seus imensos recursos marítimos e de água doce”.
Também foi selada uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura, o BNDES, o governo do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para o desenvolvimento do potencial brasileiro para a aquicultura. País que conta com 13% da água doce do mundo e ainda um mar territorial muito extenso.
Na oportunidade, o reitor da universidade, Ricardo Motta, assinou um acordo de cooperação técnica e científica com o ministério. Pouco antes, a UFRRJ homenageou a ministra Ideli Salvatti com a medalha do centenário da universidade, uma das mais tradicionais do Brasil no setor agropecuário. O fórum, que contou ainda com a presença do superintendente federal da Pesca e Aquicultura no estado do Rio, Jayme Tavares, e do prefeito de Seropédica, discutiu em oficinas temas como Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social e Meio Ambiente. Compareceram ainda estudantes, profissionais e outros interessados na sustentabilidade ambiental do planeta.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Vereador Cordeiro lamenta morte de Abdias do Nascimento
O homem Abdias do Nascimento tinha um orgulho dito em vida: o de nunca fraquejar diante do racismo, o de arrombar portas e bater no peito para denunciar a dor de ser discriminado pela cor da pele. O menino de infância adocicada pelo cheiro vindo do tacho da mãe cozinheira e pela suavidade dos acordes do violão tocado pelo pai operário gritou quando a violência racial lhe deu as primeiras rasteiras.
"Era tanta mágoa, tanto desapreço. Eram tantas palavras malditas ditas contra o negro", lamentava.
Despediu-se da vida, no entanto, consciente de que a conquista por maior respeito e visibilidade passa por sua trincheira de luta. É, sem dúvida, o maior símbolo da negritude no Brasil, sobretudo por associar as ações políticas à arte. Foi ele quem idealizou, fundou e dirigiu o Teatro Experimental do Negro (TEN), em 1944, atuando diretamente na modernização dos palcos nacionais ao colocar a problemática dos afrodescendentes no palco.
Abdias organizava ações sociais, como a Beleza Negra e o Concurso de Artes Plásticas, com o tema Cristo negro. Estava por trás de uma série de convenções, congresso e semanas para discutir a situação do negro no país. Editou o jornal Quilombo. O TEN estimulou ainda a criação de companhias similares e seguiu em atividade até 1968, quando Abdias do Nascimento foi forçado a sair do país e viveu 13 anos no exílio.
A coerência na carreira artística e política, que começou na década de 1930, quando integrou a Frente Negra Brasileira, em São Paulo, fez de Abdias do Nascimento um nome incontestável no Brasil e no exterior. De alma delicada, gostava tanto de arte e orquídeas que não conseguia viver longe delas. O mestre será enterrado hoje, para quem não sabe, dia mundial dedicado à África, berço de todos.
O vereador lamenta a perda de mais um ativista.
- Estamos tristes pela perda de uma pessoa que em toda sua vida lutou pelos direitos humanos, mas orgulhosos pelas suas conquistas, que teve papel fundamental nos direitos dos Negros em nosso país – Disse Cordeiro.
Homenagem a Luiz Sérgio na Câmara Municipal
Vereador Cordeiro participa da procissão para homenagear Santa Rita
Uma bonita missa celebrada pelo padre Felipe e animada por um grupo de cantores e músicos do quilombo, foi celebrada com dança, tambores e muita religiosidade. A missa foi iniciada com a entrada dos anjinhos na igreja e da moradora Olga, que foi a rainha da Festa de São Benedito apresentando a Bíblia e fazendo uma evolução de dança, sendo acompanhada pelas palmas ritmadas dos fiéis e emocionando todos os presentes. Apresentação de capoeira e do grupo de jongo do Quilombo do Bracuí atraíram grande público. O almoço com a tradicional feijoada da comunidade foi outra grande atração.
Cordeiro comentou sobre o evento dizendo a importância desta tradição para a comunidade, que junta em um evento, religião e cultura.
Bairro Boa Vista recebeu mais uma edição do Gabinete de Rua do Vereador Cordeiro
Moradores que passavam pelo local foram atendidos pelo próprio vereador, que ouvia e conversando com todos, que não só levando suas reivindicações, mais também sugeriam sugestão de melhoria para o bairro. Os assessores do vereador também permaneciam andando pelo local ouvindo a população que se encontrava nas ruas e em suas casas, para que assim todos participassem deste movimento tão importante feito pelo vereador para com os moradores dos bairros de Angra.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Vereador Cordeiro realiza Audiência Pública sobre Maricultura
Vereador Cordeiro prestigia ONG "IVA" no Belém
A ONG desenvolve vários trabalhos sociais e atende na sua maioria, crianças e jovens. A comunidade recebe de graça aulas de danças populares, reforço escolar, ginástica para a terceira idade, teatro, musicalização e oficinas recreativas e profissionalizantes. Outro projeto desenvolvido pela organização é o “Cinema para Todos”, que exibe filmes educativos, principalmente de produção nacional.
O espaço cultural funciona na Rua São Judas Tadeu, 108, no Belém e moradores de outros bairros também podem participar das atividades, bastando para isto, fazer a inscrição junto à secretaria.
- Esse é um projeto muito bonito. Está crescendo e divulgando a cultura da nossa cidade. Isso mostra que com muita seriedade, pode-se fazer trabalhos tão significativos, como este. Vejo que estão todos muito felizes com o projeto e estarei sempre presente nesse trabalho tão especial – disse Cordeiro.
terça-feira, 17 de maio de 2011
PT de Angra busca alianças para 2012
Aumento de cadeiras
Cordeiro também afirmou que seguindo a determinação de sua legenda, irá votar favoravelmente a Proposta de Emenda a Lei Orgânica, de autoria do vereador Aguilar Ribeiro (PCdoB), que pretende aumentar para 17 o número de cadeiras no legislativo Angrense.
http://www.4shared.com/embed/599994020/83ee7dcb
Gabinete de Rua esteve no Parque Mambucaba
De acordo com a comunidade, o bairro tem problemas graves a ser resolvido, e os de mais importância devem ser vistos como emergenciais.
É necessário a pavimentações de estradas e travessas, que de acordo com os moradores, ficam cheias de lama e buracos, acumulando água e dificultando a locomoção. Algumas pessoas disseram que só a Rua 36 foi pavimentada, porém os buracos ainda permanecem nesta rua e em diversas outras.
Outra reivindicação da população é quanto à iluminação das ruas. Os moradores se referiram a esse problema dizendo que ainda não há liberação da extensão de rede para as residências, que já existe na rua iluminação pública, porém a empresa AMPLA se nega a liberar. Também foram mencionadas as lâmpadas dos postes públicos que estão sempre queimadas.
Os moradores reclamam ainda dos entulhos e lixo espalhados pelas ruas e calçadas, que são jogados e não retirados, proliferando doenças e a aumento do número de ratos pelo bairro.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Vereador Cordeiro promoverá Audiência Pública sobre Maricultura nessa segunda-feira.
Sendo uma atividade ao ar livre e ecologicamente limpa, a Maricultura beneficia o meio ambiente através do repovoamento marinho, pois serve de atrator para crustáceos, peixes e moluscos e protege o ambiente contra a pesca predatória.
Nosso Município tem um potencial expressivo e precisa de incentivos para explorar a produção de moluscos nativos tais como Vieiras (nodpecten nodosus), mexilhões (perna perna) e ostras( crassostera brasiliana).
Fortalecer a produção de moluscos incentivando a exploração de fazendas marinhas já existentes e a construção de novas, terá como resultado o fortalecimento da economia de nosso município e a supressão da pesca predatória.
Vale ressaltar que Angra dos Reis conta com um laboratório de reprodução de moluscos e uma baia abrigada que contribui para tornar este município com um grande potencial no mercado nacional e até internacional.Pelos motivos supracitados, se faz necessário uma discussão ampla, e debates no sentido de fortalecer a atividade em assuntos de interesse regional e estadual, promovendo intercâmbio entre maricultores, instituições de Ensino e pesquisa e empresas de fomento.
Para participar da audiência estarão na casa os representantes do Setor de Maricultura em Angra dos Reis e de outros municípios litorâneos do Estado do Rio de Janeiro; o Representante da Subsecretaria de pesca de Angra dos Reis, a FIPERJ, INEA, SEBRAE- RJ entre outros.
O evento acontecerá as 15h00 no Plenário Munipal.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Vereador Cordeiro prestigia peça "Valentim", feita pela Trupe do Descoco
Após vistoria do Vereador Cordeiro, Prefeitura inicia obras na Gamboa do Bracuí
As obras começaram e tem prazo de 180 dias para ficarem prontas.
Postagem referente a esse assunto:
http://www.cordeirovereador.blogspot.com/2011/04/vereador-cordeiro-visita-locais.html
terça-feira, 10 de maio de 2011
Vereador Cordeiro vai ao Parque Mambucaba
Vereador Cordeiro visita "Associação Desafio Jovem Ebenézer" em Seropédica
O DESAFIO JOVEM EBENÉZER, também designado pela sigla DJE, é uma associação civil de utilidade pública, sem fins lucrativos, destinada principalmente, a prestação de assistência social gratuita na área de recuperação de pessoas dependentes do uso de drogas (inclusive álcool e tabaco) e, acessoriamente, também por comportamento atentatório contra a moral e os bons costumes (alta promiscuidade ou prostituição), de forma a possibilitar às pessoas integrantes desses grupos de risco a reabilitação e adequada inserção familiar e social. Além da recuperação, presta serviço de apoio e orientação aos familiares dos Internos, através de palestras, projeções de filmes especializados, publicações, formação de grupos de apoio para troca de experiências.
Tem sua sede em Jacareí (SP) e Unidades Filiais em Jacareí (SP), São José dos Campos (SP), Cosmópolis (SP), Seropédica (RJ) e São Luís de Montes Belos (GO), unidades essas que são administradas localmente por Coordenadores, tendo cada uma, por chefe, um Coordenador-Geral.
- Essa é uma associação que devemos dar valor. O trabalho desenvolvido pelas pessoas que trabalham com os dependentes químicos é ótimo e tenho orgulho de poder ter visto isso de perto – disse Cordeiro
Para mais informações sobre o DJE acesse: http://www.dje.org.br/