terça-feira, 2 de abril de 2013

PREFEITA ABRE MUTIRÃO DE LIMPEZA NA MONSUABA



Campanha já recolheu mais de 50 toneladas de entulho

O mutirão de limpeza liderado pela Prefeitura de Angra dos Reis em todos os bairros da cidade, chegou à Monsuaba no último final de semana. Nas primeiras horas da manhã deste sábado, 16, a comunidade presenciou a chegada de centenas de agentes públicos, caminhões, máquinas e equipamentos destinados a fazer a limpar e ordenar a comunidade, além do apoio na campanha contra os focos de reprodução do mosquito da dengue. A prefeita Conceição Rabha abriu o dia de trabalhos, incentivando a participação de todos os cidadãos no mutirão.

- Cuidar da cidade é um trabalho de cada um de nós. A Prefeitura precisa da ajuda de todos para que no ano que vem, a cidade não esteja na lista dos municípios com epidemia de dengue - disse a prefeita.

O mutirão, que faz parte da campanha 'Angra eu vivo, eu cuido', é coordenado pela subsecretaria de Serviço Público. Na Monsuaba e POnta Leste, o planejamento era ficar ao menos três dias executando capina, desobstrução de canais e valas, revisão nas redes de água e esgoto, recolhimento de entulho e limpeza de terrenos baldios. Agentes da Defesa Civil e da secretaria de Saúde também percorrem o bairro com orientações sobre a dengue e instalação de telas em caixas d'água. De acordo com o subsecretário de Serviço Público, Antônio Cordeiro, em geral a população tem recebido bem a campanha e participado do mutirão.

- As pessoas elogiam a atitude da Prefeitura. Na maioria dos lugares esta é a primeira vez que as pessoas estão vendo uma ação como essa, com mais de 150 pessoas envolvidas e realmente limpando a cidade - explica Cordeiro.

O subsecretário lamentou, no entanto, que muitos cidadãos ainda não tenham entendido o seu papel na gestão do lixo e do entulho. Em algumas comunidades, no dia seguinte à passagem do mutirão, pessoas voltaram a depositar lixo não doméstico nas ruas.

- Muita gente entende que tudo o que é colocado nas ruas é responsabilidade apenas da Prefeitura. Não é! Todos são responsáveis e devem cumprir as leis sobre o descarte do resíduo. Se tiver dúvidas sobre como descartar o entulho, basta ligar para a Prefeitura que a gente vai orientar - explicou Cordeiro, informando que desde o início do mutirão, há três semanas, mais de 50 toneladas de entulho já foram retiradas das comunidades onde a ação passou.
 Esta semana, o mutirão chegará às localidades de Água Santa (20), Vila da Petrobras (21), Caputera I e II (22), e Centro e São Bento, no sábado, 23.

Visita da prefeita
Além de acompanhar o mutirão, a prefeita Conceição passou todo o sábado no bairro. Acompanhada de vereadores e secretários, ela visitou o Posto de Saúde do bairro, conversou com moradores e ouviu reivindicações. Conceição esteve acompanhada dos vereadores Eduardo Godinho, Jairo, Chapinha, Claudinho e Marco Aurélio, além de diversos secretários, entre eles os titulares da Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, da Atividades Econômicas, Dilson Affonso e da da Pesca, Julio Magno, além do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Mario Márcio da Costa.

Em sua passagem pelo Posto de Saúde do bairro a prefeita aproveitou para anunciar que ainda este ano, a unidade passará por uma reforma. Serão investidos cerca de R$ 100 mil na recuperação do posto, custeados pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: