terça-feira, 2 de abril de 2013

EXÉRCITO ANALISA PROJETO DE PONTE PARA BANQUETA



Estrutura provisória seria montada até a obra definitiva

Oficiais do Batalhão de Engenharia do Exército estiveram em Angra dos Reis nesta quarta-feira, 28, para avaliar os danos causados pela destruição da ponte da Banqueta, arrastada por uma correnteza no último sábado, 24. Nos próximos dias, a equipe vai concluir o relatório de viabilidade da obra e solicitar a liberação da obra ao Ministério da Defesa. A equipe de engenharia já delineou o projeto e definiu que a estrutura teria 22 metros de comprimento e seis metros de largura. A ponte ficará provisoriamente no local até que a Prefeitura de Angra construa uma nova. Ela suporta pelo menos 20 toneladas e é adequada ao tráfego de veículos e pedestres. 
 O Ministério da Defesa depende do laudo de viabilidade do Exército para dar continuidade ao processo de instalação.

— Será uma operação difícil para a montagem do canteiro, mas depois de montado, é só fazer o nivelamento da ponte e a construção dos módulos. A partir daí, faremos o lançamento da ponte e, em seguida, a construção — explicou o capitão Medeiros, quem comandou a vistoria na Banqueta.
 

O pedido da ponte provisória foi feito no último domingo, 25, pelo próprio secretário municipal de Defesa Civil, Marco Oliveira. Em seguida a prefeita Conceição Rabha encaminhou o pedido formalmente ao Ministério da Defesa e ao Ministério do Exército.

— Estamos contando com esse apoio a fim de garantir o acesso dos moradores e dos serviços públicos. O projeto de construção da nova ponte segue em paralelo mas, por tratar-se de obra pública de grande porte, pode demorar alguns meses. Com o apoio do Exército teríamos uma solução imediata — acredita a prefeita.

Com tecnologia inglesa, a ponte de 22 metros de comprimento, sem contar as rampas de acesso, seria feita em sete módulos, conectados por pinos, em aço galvanizado. Seu modelo, do tipo LSB (Logistic Support Bridge), já foi implantado pelo Exército em outras cidades brasileiras. A última foi em Sabará (MG).


Segundo o secretário municipal de Obras, Jefferson Deccache, que acompanhou a inspeção na Banqueta, a ponte definitiva deverá ficar pronta em pouco mais de seis meses. Enquanto isso, a ponte do Exercito atendará a comunidade. Em geral, uma ponte provisória leva de oito a dez dias para ser instalada e envolve o trabalho de 60 homens. Depois de pronta, uma nova equipe virá ao município semanalmente para realizar a manutenção.

Essa era a nossa maior preocupação. Dar segurança no acesso aos moradores e garantir o direto de ir e vir, já que esse é o único local que eles têm para chegar à Rio-Santos — frisou o secretário Marco Oliveira.

Nenhum comentário: