quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Comissão de Educação debate gratuidade no transporte público para universitários do Cederj

O vereador Cordeiro participou na tarde desta quinta-feira, 26, de reunião extraordinária da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Angra dos Reis, convocada pelo presidente Jorge Eduardo Mascote (PMDB). A pauta da reunião foi a proposta de concessão de gratuidade no transporte público municipal aos estudantes universitários que estudam no Cederj, em Jacuecanga. A Comissão de Educação, da qual o vereador Cordeiro é o vice-presidente, apresentará esta proposição em breve no plenário da Casa.

Além dos vereadores, a reunião contou com a presença de universitários e da subsecretária municipal de Educação, Neusa Maia, que na ocasião representou o prefeito municipal. A subsecretaria, porém, não informou se a Prefeitura é a favor ou contra a concessão do benefício de gratuidade.

Os parlamentares aproveitaram a ocasião para tratar de outros temas relacionados à Educação na cidade. O vereador Cordeiro, por exemplo, sugeriu investimentos maciços na formação dos professores e demais profissionais do ensino municipal. Segundo ele, o município dispõe de recursos para tal e pode contar ainda com repasses regulares do Governo Lula, através do Ministério da Educação. Só em 2008, o município recebeu R$ 4,2 milhões de Salário Educação, que é destinado à manutenção e ao aprimoramento dos sistemas de ensino municipais. Cordeiro está especialmente preocupado com a entrada em funcionamento do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), outro investimento do Governo Lula em Angra, que obrigará a rede municipal de ensino a preparar melhor os seus alunos.

— Sem isso, os nossos jovens acabarão perdendo oportunidades para os alunos de outros municípios, afinal, a seleção para o Cefet é pública e não haverá reservas geográficas. Se o município não melhorar a formação dos nossos professores, os alunos padecerãoexplicou Cordeiro à subsecretária.

O vereador também sugeriu a ampliação das vagas de ensino na rede municipal, com a construção de novas escolas, especialmente no Frade, Grande Japuíba, Morros do Centro e Perequê. Ele comentou ainda a precariedade do transporte escolar no município. No Sertãozinho do Frade, por exemplo, não existe transporte para os alunos, que são obrigados a caminhar mais de cinco quilômetros para chegarem à escola mais próxima, no Frade. A subsecretaria prometeu encaminhar a solicitação de Cordeiro à Prefeitura de Angra, em busca de soluções.

Nenhum comentário: