quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Comissão de Educação debate gratuidade no transporte público para universitários do Cederj
Além dos vereadores, a reunião contou com a presença de universitários e da subsecretária municipal de Educação, Neusa Maia, que na ocasião representou o prefeito municipal. A subsecretaria, porém, não informou se a Prefeitura é a favor ou contra a concessão do benefício de gratuidade.
Os parlamentares aproveitaram a ocasião para tratar de outros temas relacionados à Educação na cidade. O vereador Cordeiro, por exemplo, sugeriu investimentos maciços na formação dos professores e demais profissionais do ensino municipal. Segundo ele, o município dispõe de recursos para tal e pode contar ainda com repasses regulares do Governo Lula, através do Ministério da Educação. Só em 2008, o município recebeu R$ 4,2 milhões de Salário Educação, que é destinado à manutenção e ao aprimoramento dos sistemas de ensino municipais. Cordeiro está especialmente preocupado com a entrada em funcionamento do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), outro investimento do Governo Lula em Angra, que obrigará a rede municipal de ensino a preparar melhor os seus alunos.
— Sem isso, os nossos jovens acabarão perdendo oportunidades para os alunos de outros municípios, afinal, a seleção para o Cefet é pública e não haverá reservas geográficas. Se o município não melhorar a formação dos nossos professores, os alunos padecerão — explicou Cordeiro à subsecretária.
O vereador também sugeriu a ampliação das vagas de ensino na rede municipal, com a construção de novas escolas, especialmente no Frade, Grande Japuíba, Morros do Centro e Perequê. Ele comentou ainda a precariedade do transporte escolar no município. No Sertãozinho do Frade, por exemplo, não existe transporte para os alunos, que são obrigados a caminhar mais de cinco quilômetros para chegarem à escola mais próxima, no Frade. A subsecretaria prometeu encaminhar a solicitação de Cordeiro à Prefeitura de Angra, em busca de soluções.
Bancada do PT vai apoiar as demandas dos Servidores Públicos Municipais
Entre os temas discutidos estão a proposta de alteração da data-base da categoria, através de mudança na Lei Orgânica Municipal e a legalização da jornada de trabalho dos plantonistas, que hoje não estariam sendo contemplados com o disposto no Estatuto do Servidor (Lei 412/95).
Além destes itens, que dizem respeito diretamente ao dia-a-dia dos servidores, o grupo também se dispôs a debater a criação de uma comissão para acompanhar o funcionamento do Instituto de Previdência Municipal (AngraPrev) e a necessidade de se providenciar a realização de concurso público para admissão à Câmara de Vereadores angrense, que não realiza seleção pública há quatorze anos.
Durante o encontro, a Bancada do PT também foi informada sobre o início das negociações visando o reajuste anual da categoria e ouviu relatos sobre a ausência de prestação de contas do recurso obtido pela Prefeitura de Angra com a 'venda' de sua folha de pagamentos ao Banco Bradesco. A instituição financeira 'pagou' cerca de R$ 4 milhões à Prefeitura pelas contas correntes dos servidores. O dinheiro era para a construção da nova sede do Governo Municipal, que não foi feita até hoje.
Para o presidente do Sinspmar, Daniel Neves, o encontro foi proveitoso já que o objetivo principal era realmente aproximar e conquistar aliados para as lutas que serão travadas com o novo Governo Municipal em defesa dos direitos e bem-estar dos servidores.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Conselho Político acompanhará ações do Mandato do vereador Cordeiro
Para assegurar a maior participação possível de todos estes amigos e amigas no dia-a-dia e na tomada de decisões no Mandato, o vereador Cordeiro organizou um Conselho Político de acompanhamento das suas atividades parlamentares. Este Conselho terá reuniões regulares e será um espaço para o debate das atividades do Mandato.
A primeira reunião do Conselho foi no início de fevereiro, quando foram debatidos, entre outros pontos, o calendário de reuniões do Conselho, as primeiras ações do Mandato na Câmara e a melhor maneira de dar visibilidade a todas as ações que serão empreendidas pelo vereador Cordeiro nos próximos meses.
Para saber mais sobre o trabalho do vereador Cordeiro, envie e-mail ou visite nosso Gabinete no anexo da Câmara, sala 13, no Centro de Angra dos Reis. Sua visita será muito bem vinda!
Vereador Cordeiro parabeniza os 50 anos da deputada estadual Inês Pandeló
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Cordeiro ouve queixas dos moradores do Frade sobre saneamento básico
Na travessa da rua Hipólito com a rua Portugal, por exemplo, o esgoto corre a céu aberto e em dias de chuva, as canaletas vazam levando a sujeira para dentro das casas.
Agora o vereador encaminhará todas as queixas da comunidade à secretaria municipal de Obras para que proceda a urgente canalização do esgoto na localidade, além de outras intervenções solicitadas pelos moradores.
Requerimentos de Cordeiro são aprovados no plenário
Agora a Mesa Diretora da Casa enviará convite a Tabet para que compareça ao plenário a fim de explicar as dúvidas levantadas por Cordeiro. Da mesma forma, enviará o pedido de informações ao prefeito municipal para que determine sua pronta-resposta como determina a Lei Orgânica Municipal.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Primeiras proposições do vereador Cordeiro na Câmara começam a tramitar
O primeiro trata da convocação do secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Tabet, para dar esclarecimentos sobre a proposta de 'importar' o lixo de outras cidades da região para o aterro sanitário do Ariró. Para Cordeiro, esta decisão não pode ser tomada sem uma consulta pública à população angrense, especialmente aos que moram na região do aterro. Além disso, a decisão de trazer o lixo de outros municípios para Angra reduzirá a vida útil do aterro angrense, com impacto considerável no território do município, tema sobre o qual o Poder Legislativo deve se manifestar.
Outro pedido de informações de Cordeiro diz respeito ao programa Cinturão Verde, criado durante as administrações do PT em Angra com o objetivo de conter a ocupação nos morros da cidade. Cordeiro defende investimento constante neste programa, além de vigilância nas áreas já demarcadas.
Após aprovados no plenário da Casa, os requerimentos devem ser respondidos pelo Executivo Municipal em até 30 dias.
Em cerimônia no Rio, vereador Cordeiro encontra-se com o ministro Carlos Minc
O vereador Cordeiro participou, no Rio de Janeiro, da cerimônia de criação do novo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que centraliza as ações da Feema, Superintendência de Rios e Lagos (Serla) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Na ocasião, o vereador teve a oportunidade de conversar com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a respeito de vários temas, entre eles as contrapartidas exigidas pelo Ibama pela construção da usina nuclear Angra 3.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Cordeiro participa das reuniões das Comissões de Educação e Finanças
Na reunião da Comissão de Educação, presidida pelo vereador Jorge Eduardo (PMDB) foram debatidas a concessão de transporte gratuito aos estudantes universitários de Angra dos Reis nos ônibus municipais. A proposta beneficia, principalmente, os estudantes do Centro Universitário do Cederj, em Jacuecanga. Outro tema debatido foi a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, já que muitas instituições têm tido dificuldades para apresentar e captar recursos através do incentivo. Também participou da reunião, o vereador Aguilar Ribeiro (PCdoB).
Já na reunião da Comissão de Finanças, presidida pelo vereador Leandro Silva (PR), o principal tema foi a audiência pública de prestação de contas do 3º quadrimestre de 2008, marcada para o dia 27 de fevereiro, às 10h, no plenário Benedito Adelino. Os vereadores decidiram convidar a Controladoria Geral do Município para debater formas de popularizar e tornar mais compreensível à população, a apresentação dos números e resultados do Governo Municipal. Na audiência do dia 27, serão apresentadas as contas de todo o exercício de 2008.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Vereadores do PT reunem-se para planejamento de ações conjuntas da Bancada
Vereador Cordeiro preocupado com atendimento na rede municipal de Saúde
O vereador Cordeiro também informou ao presidente da FuSar, ter protocolado na Casa Legislativa, um requerimento de informações sobre o funcionamento do programa Estratégia de Saúde da Família na cidade. Cordeiro está atento às reclamações de mau atendimento feitas pela população e quer saber como o Governo Municipal está investindo os recursos previstos para este projeto, parte dele custeado pelo Ministério da Saúde do Governo Lula. No requerimento, Cordeiro também pede informações sobre a prometida expansão dos postos de ESF e que bairros serão beneficiados. O requerimento de Cordeiro deve ser votado no retorno do recesso, a partir da próxima terça-feira, 17.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Cordeiro fala de sua história, trajetória e planos para o Mandato, em programa especial da TV Câmara
Sobre o planos para o Mandato, Cordeiro elegeu a Educação, a organização social das comunidades e a Qualificação Profissional como algumas prioridades. Disse ainda que pretende manter, no exercício desta função pública, a mesma simplicidade, honestidade e dignidade que marcaram sua trajetória até agora, destacando que estas devem ser as qualidades principais de uma autoridade política.
O programa está previsto para ir ao ar nesta terça-feira, dia 10, às 19h45 na TV Câmara, canal 14 da TV paga de Angra dos Reis, disponível apenas para assinantes.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Cordeiro visita novo Pólo Petroquímico de Itaboraí, preocupado com a formação profissional em Angra
O vereador Cordeiro visita nesta terça-feira, dia 10, as obras de construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), no município de Itaboraí na zona metropolitana do Rio de Janeiro. O vereador angrense está particularmente interessado na área de formação de mão-de-obra para esse empreendimento. O Comperj já está empregando mais de 10 mil trabalhadores, a maioria na área de construção civil. Parte da qualificação profissional é feita em parceria com a Petrobras, que supervisiona as obras do Complexo. Na visita de amanhã, Cordeiro estará acompanhado do vereador José Carlos Cobra (PT), de Itaboraí.
— A experiência de formação profissional que está em curso em Itaboraí pode ser aproveitada aqui em Angra dos Reis, nas obras de construção da usina nuclear Angra 3, que estão para começar — espera Cordeiro.
A obra de Angra 3 deve empregar quase 5 mil trabalhadores na área de construção civil e durar quatro anos. Em dezembro, um decreto municipal proibiu as empresas envolvidas na construção da unidade de construirem alojamentos para seus operários. A medida visa reduzir a contratação de mão-de-obra de fora do município.
— Para isso, porém, precisamos investir pesado na formação profissional em Angra — diz o vereador, que espera encontrar no Comperj, algumas soluções úteis à cidade.
Foto: Ricardo Stuckert (Imprensa/Presidência)
Vereador Cordeiro acompanha visita de Sérgio Cabral e promete fiscalizar concessão de incentivos fiscais
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Cordeiro eleito vice-presidente da Comissão de Educação e membro da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara
Cordeiro também vai integrar a Comissão de Educação, Esportes e Lazer da Casa, com a tarefa de acompanhar as ações desenvolvidas nestas áreas no município. Ele foi eleito vice-presidente da comissão, que será presidida pelo vereador Jorge Eduardo (PMDB).
Apesar de não participar efetivamente das demais Comissões da Casa, Cordeiro acompanhará todos os debates sobre leis e situações que atingem o município.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Primeiras ações de Cordeiro na Câmara são de fiscalização e encaminhamento de demandas da população
NA ÁREA DE TRÂNSITO
- Instalação de placas de sinalização ao longo da avenida principal do Sertãozinho do Frade;
- Construção de passarela sobre a rodovia Rio-Santos na altura do bairro Lambicada;
- Instalação de redutores de velocidade (tipo quebra-molas) na rua José Nicássio no Morro do Moreno;
- Estudo de viabilidade para a instalação de diversos semáforos (sinais de trânsito) em pontos de grande movimento da cidade, no Centro e no Perequê (Parque Mambucaba);
- Instalação de redutores de velocidade (tipo quebra-molas) na rua Beira Rio no Frade.
PAVIMENTAÇÕES E CALÇAMENTOS
- Pavimentação e construção de ponte sobre o curso d'água na rua João Adolfo (Gamboa do Bracuí);
- Pavimentação da rua 7 de setembro, no Morro do Moreno;
- Manutenção e melhorias no calçamento do caminho da cachoeira na Praia da Longa, na Ilha Grande, com construção de guarda-corpo ao longo do caminho;
- Construção de passarela sobre o curso d'água na Praia da Longa, na Ilha Grande.
OUTRAS
- Construção de alambrado ao redor do campo de futebol no lado oposto à entrada do bairro Lambicada;
- Realização de debate amplo a respeito do cronograma de construção da usina nuclear Angra 3;
- Extensão de iluminação pública ao longo da rodovia Rio-Santos entre o Sertãozinho do Frade e a entrada do Morro da Constância, no Frade;
- Construção de local apropriado para depósito de lixo na comunidade da Praia da Longa, na Ilha Grande;
- Reforma do cais de atracação da Praia da Longa, na Ilha Grande;
- Instalação de rede de iluminação pública na rua Três Amigos no Bracuí.
REQUERIMENTOS
- Informações sobre o processo de eletrificação e iluminação pública no acesso à praia do Recife, na Gamboa do Bracuí;
- Convocação do secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Tabet, para explicar na Câmara Municipal, proposta da Prefeitura de 'importar' o lixo de outras cidades para o aterro sanitário do Ariró, gerando impacto no meio ambiente da cidade;
- Informações sobre o programa Saúde da Família (PSF), custo, lista de imóveis alugados e repasses do Governo Federal enviados à cidade.
Outras sugestões e indicações à Prefeitura de Angra já estão sendo preparadas para encaminhamento a partir da semana que vem. Se você tem alguma sugestão, pode encaminhar através do e-mail vereadorcordeiro@gmail.com ou entrar em contato através do nosso Gabinete, cujo telefone é (24) 3365-3922.