De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), serão investidos R$ 4,1 bilhões no Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que visa a expansão da aquicultura, a modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro, a fim de atender à demanda interna e ampliar as exportações do país. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais até 2014.
Dentre as ações do Plano, estão a liberação de linhas especiais de crédito – com juros mais baixos, prazos de carência maiores e ampliação dos limites -, a assistência técnica e extensão rural a 120 mil famílias de pescadores e aquicultores; a escavação de 60 mil tanques, que produzirão 78.750 toneladas de pescado ao ano; a criação do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Tecnologias MPA/MAPA-Embrapa Pesca e Aquicultura; entre outros.
Dessa forma, o plano desonera a cadeia produtiva, garante assistência técnica, fortalece o cooperativismo, disponibiliza equipamentos, renova embarcações, moderniza a indústria e a comercialização e investe em ciência, tecnologia e inovação.
Segundo o MPA, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura pretende ainda resgatar 100 mil famílias da linha da pobreza, e tem como público-alvo aquicultores familiares e comerciais, pescadores artesanais, armadores de pesca, agricultores familiares e indústrias do setor, mulheres pescadoras, aquicultoras e marisqueiras, jovens empreendedores, cooperativas e associações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário