terça-feira, 2 de outubro de 2012

CORDEIRO: COMPROMISSO VERDADEIRO COM O SETOR PESQUEIRO



 Valorizar o trabalho e a voz dos pescadores e maricultores da cidade de Angra dos Reis foi um compromisso que me acompanhou durante todo o meu mandato, iniciado em 2009, e muitas foram as conquistas para o setor da Pesca e da Aquicultura, tão importante para o Município de Angra dos Reis que, em 2009, ocupava o 2º lugar no ranking da produção de pescado, perdendo apenas para a cidade do Rio de Janeiro, sendo a produção da sardinha a maior da cidade (26.157 toneladas). Em 2010 a nossa produção de sardinha continuou a registrar crescimento (27.656 toneladas), mas em 2011 começou a cair (23.914 toneladas) e por isto não podemos abandonar a luta – precisamos vencer os obstáculos.

Os problemas vivenciados pela categoria dos pescadores são inúmeros, mas não impossíveis de serem solucionados; só é preciso vontade política e isto eu tenho de sobra. Sou comprometido com os trabalhadores e já conquistei avanços para a categoria. Vejamos os desafios enfrentados:
Baixa na carteira na época do defeso dos pescados: os pescadores que trabalham com carteira assinada se aposentam muito tarde, devido à baixa na carteira todos os anos, por causa do defeso, e isso sem falar que, durante esse período, o rendimento do pescador cai significativamente. Através de uma Emenda Parlamentar, consegui garantir um salário aos pescadores durante esse período, para amenizar a situação enquanto, por determinação da presidente Dilma, está sendo realizado um estudo para verificar a viabilidade de assegurar a aposentadoria da mulher que trabalha na pesca aos 55 anos e, dos homens, aos 60.
A produção é grande, mas falta demanda local: o preço de venda do nosso pescado é reduzido; chegamos a vender a sardinha a R$ 0,50, enquanto em outras cidades o preço praticado é R$ 1,60.
Consegui inserir o peixe na merenda escolar, através de proposição aprovada na Câmara. Com isso, além de incentivar a comercialização do pescado, melhoramos a alimentação de nossas crianças, que estava pobre, aumentando o seu valor nutricional, pois o peixe é rico em proteínas, cálcio e fósforo – em especial a sardinha, que tem ômega 3 – além de ajudar na formação óssea e dentária dos alunos da rede municipal de ensino.
Foi como membro da ‘Comissão Temporária da Pesca’ da Câmara Municipal de Angra dos Reis, que me inteirei melhor dos problemas vividos pelos pescadores. Desde então acompanho as demandas da categoria e luto, ainda, para reverter a proibição da pesca da corvina, para conseguir subsídios para baratear o óleo diesel usado pelas embarcações de pesca e para reduzir os tributos excessivos que tornam o nosso pescado o menos competitivo do mercado.
Outras metas foram definidas pela categoria, pelas quais estamos lutando: Demolição do atual cais da cooperativa, que não atende as especificações, com construção de um novo cais mais seguro; e a Construção de um entreposto pesqueiro, moderno, com instalações que atendam aos pescadores em sua higiene pessoal e dotado de máquinas que agilizem o desembarque e embarque dos pescados e de dispositivos que não deixem os produtos que caem ao mar se espalhar e serem arrastados pela maré, como acontece hoje.
O poder público tem que caminhar ao lado das categorias profissionais tradicionais de nossa cidade, como a dos pescadores, pois a luta para vencer os obstáculos é antiga. Conseguimos construir coletivamente o Acordo de Pesca da Baía da Ilha Grande e lutamos para manter a preservação das espécies de pescado e dos conhecimentos tradicionais passados de geração em geração, em nosso município, porque esta é a nossa cultura!


GOVERNO DO PT INTERVÉM EM PROL DOS PESCADORES
A Presidente Dilma facilitou a vida do pescador profissional, seja ele artesanal ou industrial. Hoje, o registro é definitivo – não precisa mais ser renovado a cada dois anos. A quantidade de documentos necessários para o pescador se inscrever no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) também diminuiu, sendo necessários apenas o preenchimento do formulário de requerimento e as cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e da inscrição no PIS, além de um foto 3x4.
         Outro problema, este enfrentado pelos armadores da pesca de Angra dos Reis, é a necessidade de ir ao Rio de Janeiro para apresentar a documentação de suas embarcações e, na falta de algum documento, o empresário tem que voltar ao Município, retornar ao Rio, etc. Por determinação da Presidente Dilma, um escritório móvel (caminhão) irá percorrer as cidades do interior do estado, dando mais agilidade ao processo.




Nenhum comentário: