sexta-feira, 15 de abril de 2011

VEREADOR CORDEIRO PARTICIPA DE REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE AQUICULTURA EM BRASÍLIA




Vereador Cordeiro esteve em Brasília- DF participando de uma reunião com o Secretário de Planejamento e Ordenamento da Aqüicultura, Felipe Matias, representando a Ministra de Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti. Também esteve presentes Representantes das Associações de Maricultores da Baia da Ilha Grande (Angra dos Reis e Mangaratiba), o representante da Associação de Maricultores de Arraial do Cabo, Fernando Bifó, o representante do INEA (Instituto estadual do Ambiente) o Sr. Julio Avelar.

Ações de emergência para Angra dos Reis e todo o Rio de Janeiro foram debatidas, visando solucionar de imediato alguns problemas na Maricultura da região, principalmente a questão do laboratório IEDIBG responsável pela produção de sementes, onde desde julho de 2009 há uma escassez de sementes para cultivo das fazendas marinhas. Assuntos como gestão compartilhada junto ao laboratório, distribuição de pré-sementes aos Maricultores, ações junto a Petrobras e um ponto de apoio aos maricultores foram mencionados.

Também foram propostos alguns encaminhamentos como montagem de um berçário remoto no cultivo de sementes na praia do Bananal-Ilha Grande, repassar tecnologia de assentamento e capacitação dos maricultures para operacional o berçário.

- Somente essas atitudes não irão solucionar todos os problemas. Lutaremos para que haja mais alternativas como a construção de novos laboratórios na região, fazendo com que haja expansão da área, viabilizando o setor, assim não gerando mais duvida – disse Cordeiro, que ainda mencionou providência no transporte de mariscos, já que a IEDIBG possui o barco apropriado mais falta o custeio e aproveitou a oportunidade para convidar os representantes do Ministério da Pesca para participar da audiência publica da maricultura no dia 16 de maio, às 15 horas no plenário da Câmara Municipal.

Nenhum comentário: