sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cordeiro e os vereadores da Avecmerj reúnem-se com o vice-governador do Rio, Luiz Pezão

Os parlamentares da Associação dos Vereadores das Câmaras Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Avecmerj) participaram, esta semana, de uma reunião de trabalho com o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), no Rio de Janeiro. O vereador Cordeiro (PT), que representa a Associação na Costa Verde fluminense integrou a comitiva que foi tratar com Pezão, dos investimentos do Governo do Estado no interior. O grupo parlamentar levou a Pezão, a preocupação de que o calendário eleitoral possa atrasar ou prejudicar o plano de obras do Governo do Rio.

No caso específico de Angra dos Reis, Cordeiro relatou ao vice-governador algumas das situações que exigem atenção imediata do Governo do Estado, entre elas a encampação dos ativos da Cedae no município, a fim de assegurar sobrevivência financeira ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); a conclusão de uma Casa de Custódia na região, com o objetivo de viabilizar a construção da Delegacia Legal em Angra e a necessidade de investimentos imediatos em Educação e Segurança Pública. O grupo também queixou-se da pouca interlocução entre o Governo do Estado e as Câmaras Municipais e disse que se a administração estadual estiver mais atenta aos encaminhamentos dos parlamentares, diversas situações e desencontros poderiam ser evitados.

O Pezão compreendeu bem a situação. Ele já foi prefeito e sabe da importância da atuação parlamentar nos municípios, especialmente no interior, onde muitas vezes nem informações precisas chegam à maioria da população — disse Cordeiro.

Por sugestão da Avecmerj, a vice-governadoria do Estado pretende realizar, ainda no primeiro semestre, reuniões com as Câmaras Legislativas em todas as regiões do Estado.

É uma ação importante da Associação, que visa aproximar o Governo do Estado dos municípios. Está de parabéns o vice-governador Pezão e os parlamentares que acreditam nesta interlocução — disse Cordeiro.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Primeiro de Maio será comemorado com cultura, esportes e animação na Praia do Frade

A comemoração do Primeiro de Maio em Angra dos Reis não passará em branco. O Sindicato da Construção Pesada (Sticpar), aliado a associações de funcionários e empregados da Eletronuclear realizam neste sábado, 1º, na Praia do Frade, um dia inteiro de atividades, com música, apresentações culturais, torneios de vôlei e futebol, além da prestação de serviços como orientação jurídica, salões de beleza e dicas de saúde, e ainda distribuição de brindes. Este será o segundo ano em que os trabalhadores poderão comemorar o seu dia no Frade, a exemplo do que aconteceu no ano passado.

A festa conta com apoio de empresas como a construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez, além da própria Eletronuclear, através do setor de Responsabilidade Social e do programa Fome Zero, do Governo Federal. O mandato do vereador Cordeiro (PT) também auxilia na organização do evento. A comemoração começa às 9h com a abertura e um culto ecumênico. Logo em seguida, além dos torneios esportivos, haverá apresentações da fanfarra da escola do Frade, capoeira, grupos de dança da região e shows de rock, MPB e pagode. A festividade deve ser encerrada no início da noite.

PROGRAMAÇÃO
8h30 - Abertura / Culto Ecumênico
9h - Culto Ecumênico
10h - Início dos Torneios de Futebol e Volei de Praia
10h30 - Apresentação do grupo de Capoeira Congo
11h - Apresentação da Fanfarra da escola do Frade
11h30 - Grupo de dança do Perequê
- Distribuição de lanches e camisas / brindes etc
12h - Grupo de dança 'Os Bailarinos'
13h — Apresentação do Jô Guitarra
14h — Apresentação Maguinho dos Teclados
15h — Apresentação do grupo de rock n'roll
16h — Apresentação de grupo de Pagode
16h30 — Premiação dos campeões
17h — Encerramento

terça-feira, 20 de abril de 2010

Vereador Cordeiro comemora o início da obra de eletrificação da Praia do Recife

O vereador Cordeiro comemorou esta semana, o início das obras de eletrificação na praia do Recife, na região do Frade. A chegada da luz elétrica era uma reivindicação antiga da comunidade que, apesar de residir no entorno das usinas nucleares de Angra, ainda não era atendida pela extensão de rede. Cerca de 20 famílias serão beneficiadas. O processo de licenciamento das obras contou com a participação do Ibama e do Instituto estadual do Ambiente (Inea), que fizeram o licenciamento ambiental da obra.

A eletrificação está sendo feita com recursos do Governo Lula, através do programa 'Luz para Todos', que já beneficiou outros bairros da região com a chegada de luz elétrica.

Temos que fazer uma grande festa lá na praia do Recife para comemorar este investimento do Governo Lula. Mais uma vez o presidente mostra o acerto que foi a criação do Luz Para Todos e que valeu a pena a luta daquela comunidade e de seus mais antigos integrantes — comemorou Cordeiro.

Vereador Cordeiro assume coordenação regional da Associação estadual dos vereadores do Rio de Janeiro



O vereador Cordeiro tomou posse na última sexta-feira, 16, como representante da Associação dos Vereadores das Câmaras Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Avecmerj) para a região da Costa Verde fluminense. A posse foi no plenário da Câmara municipal de Niterói e contou com a presença de parlamentares de todo o Estado.

A Avecmerj busca fortalecer e apoiar a ação parlamentar e legislativa em todo o o interior do Estado, runindo vereadores e debatendo temas e problemas comuns ao dia a dia dos vereadores.
Na Costa Verde, Cordeiro e a presidente da Associação, a vereadora Maria de Fátima (de Quissamã), pretendem promover a união dos parlamentares em eventos de formação, debates e atividades conjuntas.

A realidade das Câmaras municipais no Estado é muito diferente, de município para município. Temos Câmaras no Rio de Janeiro que não possuem sequer uma estrutura jurídica para atender aos seus parlamentares. Além disso, os vereadores desempenham uma função muito importante nas cidades, atuando como porta-vozes das comunidades, além de sua função principal que é a fiscalização e a elaboração de Leis que atendam bem aos interesses da população — finalizou Cordeiro.

Ministério do Esporte depende de projetos para apoiar ainda mais o município de Angra dos Reis

O vereador Cordeiro fez parte de uma comitiva de parlamentares de Angra dos Reis que teve reunião de trabalho com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, na semana passada, para tratar de investimentos do Governo Federal na cidade, nas áreas do desporto e do lazer.
Após a exposição dos parlamentares, que abordaram temas como a construção da Praça da Juventude, na Monsuaba, e a construção de um polo olímpico no Grêmio Desportivo Verolme (GDV), em Jacuecanga, o ministro reforçou a necessidade de a Prefeitura de Angra apresentar projetos para captar recursos do Ministério do Esporte.

Segundo Orlando Silva, o Ministério tem recursos para aplicar nos municípios, sobretudo depois da decisão sobre a Copa de 2014, no Brasil, e, mais ainda, os Jogos Olímpicos de 2016, que serão no Rio de Janeiro, mas as Prefeituras precisam habilitarem-se para receber estes investimentos. Ele sugeriu que a Prefeitura de Angra busque, por exemplo, parceria com hotéis e resorts da Costa Verde, para viabilizar, quem sabe, a acolhida a seleções e especialistas que atuarão no campeonato mundial de futebol daqui a três anos.

Os recursos estão lá, o ministério está à disposição. Agora a bola, literalmente, está com a Prefeitura de Angra, que deve correr, elaborar bons projetos e aproveitar este momento. Nós, do PT, e todos os vereadores, eu tenho certeza, vamos apoiá-los certamente — garantiu o vereador Cordeiro.

Também participaram da reunião, além de Cordeiro, os vereadores Jorge Mascote (PMDB), Vilma dos Santos (PRB) e José Antônio (PCdoB), além do deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ).

Vereador Cordeiro participa de longa entrevista na rádio do Perequê

O vereador Cordeiro participou, no final de semana, de uma longa entrevista na rádio comunitária do Perequê, sob a apresentação do comunicador Chico do Forró, para prestar contas de seu trabalho na Câmara Municipal angrense e ouvir sugestões e pedidos das comunidades do Parque Mambucaba.

Cordeiro ficou mais de uma hora no ar, dando informações sobre as ações defendidas pelo Mandato em várias áreas, inclusive a Pesca, violência, Educação e formação profissional, além da visita recente ao Ministério dos Esportes, em Brasília.

Este contato com os moradores através dos meios de comunicação como a rádio do Chico é sempre muito bom. Gosto muito e estou sempre à disposição, quando convidado, para participar de atividades como essa. Aqui na rádio foi muito importante ouvir a comunidade. Está de parabéns o Chico e os seus ouvintes no Parque Mambucaba — disse Cordeiro.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vereador Cordeiro ouve as reclamações e os pedidos dos moradores do Frade






O vereador Cordeiro visitou algumas localidades do Frade, atendendo a solicitação dos moradores, que reclamam da falta de atenção do Poder Público Municipal com os pedidos dos moradores. Acompanhado por líderes comunitários, o vereador ouviu as queixas da comunidade e prometeu empenho no encaminhamento dos problemas levantados.

Na travessa da Conquista, no Frade, os moradores pedem a ampliação da iluminação pública, construção de redes de drenagem e esgoto e melhoria do acesso, com recuperação da escada e das calçadas da via. A comunidade também reclama dos bueiros sem cobertura, exalando mau cheiro, especialmente nos dias quentes.

No morro da rua Cunhambebe, os moradores reclamaram de problemas com o abastecimento de água, da falta de redes de dreganem e escoamento das águas das chuvas e da queda de barrancos, causada pela falta de contenções. Em algumas localidades, o esgoto corre ao lado da rede de água, aumentando os riscos de contaminação.

Na rua Projetada Cinco, no Morro da Constância, os moradores pedem a construção de muros de contenção, obras de calçamento e drenagem, além da melhoria do acesso e construção de escadarias e guarda-corpos. A comunidade também pede que sejam feitas melhorias na ligação entre os morros da Cunhambebe e da Constância.

Na próxima segunda-feira, 19, o vereador Cordeiro voltará à comunidade para nova reunião no bairro.

Comunidade do Sertão do Bracuhy apresenta pedidos, em reunião com o vereador Cordeiro

O vereador Cordeiro realizou na última sexta-feira, 10, uma reunião com os moradores do Sertão do Bracuhy para uma prestação de contas das ações do Mandato em apoio às reivindicações solicitadas pela comunidade e encaminhadas ao Poder Público, através do Mandato.

O encontro foi realizado no Bar do Souza, no Bracuhy e serviu também para que a comunidade apresentasse também novas solicitações do bairro e que ainda não foram contempladas pela atuação do vereador Cordeiro até agora. Apesar do mau tempo, com muita chuva, vários moradores participaram do encontro com o parlamentar, para debater os problemas do bairro.

Entre os pedidos da comunidade estão desde a redução das tarifas de energia, considerando que o bairro está próximo das usinas nucleares, até a fiscalização sobre a construção de casas ao lado do rio Bracuhy sem o devido respeito à questão do saneamento básico, além de outros assuntos como:

- Melhorias na iluminação pública em diversas ruas
- Dragagem do rio Bracuhy, para evitar o assoreamento registrado em alguns pontos, assim como o desbarrancamento das margens na estrada Santa Rita
- Investimento em segurança pública, para coibir os problemas de violência
- Investimento em turismo rural
- Ampliação do serviço de atendimento social (Cras) no Bracuhy, que, segundo a comunidade está 'precário'
- Melhoria no transporte escolar, para ampliar o acesso das crianças à educação pública e diminuir o risco de atropelamentos e acidentes na travessia da rodovia Rio-Santos


Os pedidos e encaminhamentos dos moradores serão encaminhados à Prefeitura de Angra com pedido de providências urgentes.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Em assembléia com a presença do vereador Cordeiro, trabalhadores da Construção Pesada aceitam 7% de reajuste salarial




O vereador Cordeiro acompanhou, na semana passada, a assembleia geral promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada, em Itaorna, que deliberou sobre a negociação de reajuste salarial anual da categoria. Com o voto da maioria dos presentes, os trabalhadores aprovaram a proposta encaminhada pelo Sindicato, prevendo correção de 7% no piso salarial das diversas categorias da área de construção pesada e a criação do benefício da cesta básica, de R$ 70 mensais, válidos para toda a mão de obra direta, até os encarregados. Para Cordeiro, foi um bom acordo.

Sempre que uma categoria conquista ganho real é bom para o trabalhador. No caso dos trabalhadores da construção pesada, o acordo ficou ainda melhor por causa da conquista da cesta básica, que é um benefício que a categoria ainda não tinha — disse Cordeiro.

Após a assinatura do acordo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores, os pisos salariais das categorias da Construção Pesada variarão de R$ 649,00 a R$ 990,00.

Vereador Cordeiro volta a visitar o Morro da Carioca e propõe audiência pública sobre as obras de reconstrução da cidade



O vereador Cordeiro está acompanhando atentamente o drama e a situação dos moradores do Morro da Carioca e de outras comunidades atingidas pelos temporais e deslizamentos de terra registrados no município no início de janeiro. Desde o dia da tragédia, o vereador tem mantido contato frequente com os moradores para saber que medidas o Governo Municipal está tomando para o atendimento às comunidades.

Nos últimos dias, Cordeiro fez duas visitas à localidade. No final da semana passada, o vereador esteve no bairro para verificar a situação da comunidade após um novo deslizamento que destruiu uma casa já interditada pela Defesa Civil. Não houve vítimas, mas o incidente preocupou os moradores, que queixam-se da falta de informações e da ameaça de novas demolições.

Nesta quarta-feira, 7, Cordeiro voltou ao bairro para uma reunião com os moradores na sede da Associação. Novamente a comunidade queixou-se de não receber orientações precisas da Prefeitura, especialmente da secretaria municipal de Meio Ambiente; da demora na retirada dos entulhos das demolições anteriores, que estão inclusive obstruindo as redes de drenagem e escoamento na comunidade, formando bolsões de água que, rompidos, podem causar novas enxurradas; e dos critérios usados para determinar novas demolições. A maioria das dúvidas ficou sem resposta uma vez que não havia, na reunião, nenhum representante da Prefeitura de Angra. A reunião foi acompanhada por representantes da seccional Angra da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O que a comunidade mais está pedindo é informação. Orientações para saber o que está acontecendo. A Prefeitura está falhando neste ponto e esta demora aumenta o drama das famílias. Eles tém dúvidas de todo o tipo: sobre as demolições, sobre o tamanho das casas, sobre a localização, enfim, tudo — reclamou Cordeiro.

Durante a reunião, os moradores questionaram o tamanho anunciado de 40 metros quadrados para os apartamentos a serem oferecidos pela Prefeitura e a localização. Todos os locais até agora sugeridos ficam fora do Centro da cidade. Uma das sugestões do grupo foi a de que as áreas de retroporto, no São Bento, sejam usadas para realocação de moradores.


Para tentar reunir os principais personagens envolvidos na construção das novas moradias, bem como a reconstrução das áreas atingidas pelos temporais, o vereador Cordeiro protocolou nesta quinta-feira, 8, na Câmara Municipal, uma sugestão para que o Poder Legislativo promova uma audiência pública para discutir estes investimentos e obras. Pela sugestão de Cordeiro seriam convidados, além das secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente, representantes da GeoRio, da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), da secretaria de Estado do Ambiente, representantes dos pousadeiros e empreendedores da Praia Vermelha e do Bananal (na Ilha Grande) e das associações de moradores dos bairros atingidos (inclusive o Morro da Carioca), além de beneficiários do programa 'Recomeçar'.

O 'Recomeçar' vai acabar daqui a três meses. Se até lá a Prefeitura não der uma posição mais efetiva aos moradores, temos o risco de presenciar mais sofrimento. Minha sugestão de reunir todos os personagens num mesmo local para esclarecer dúvidas e fixar prazos para dar respostas às comunidades é para que a Prefeitura possa comprometer-se de fato com a situação destas famílias — explica Cordeiro.

A realização da audiência pública proposta por Cordeiro depende da aprovação dos demais parlamentares. A matéria deve ser apreciada na semana que vem.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vereador Cordeiro participa da despedida ao prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, pré-candidato ao Senado

O vereador Cordeiro participou na semana passada da cerimônia de despedida do cargo do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao Senado Federal nas eleições de outubro. Além de Cordeiro, dezenas de vereadores e parlamentares como a deputada federal Cida Diogo (PT) também foram levar um abraço ao prefeito.

Segundo Cordeiro, foi uma cerimônia bastante emocionante, onde o povo da cidade demonstrou imenso apreço e consideração pelo prefeito, eleito pela primeira vez nas eleições de 2002.

O prefeito Lindberg é um orgulho para o PT do Rio de Janeiro. Ele fez uma administração voltada especialmente para a Educação e a cidade de Nova Iguaçu paga hoje o melhor salário de professor do Rio. Foi visível a satisfação da cidade pelos resultados da gestão — disse Cordeiro.

Lindberg venceu as prévias internas no Partido dos Trabalhadores e será o candidato único da legenda ao Senado. Nas eleições deste ano, dois terços da Casa serão renovados e o eleitor poderá votar em dois candidatos.