quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Com apoio da bancada petista, vereadores decidem pelo afastamento da vereadora Vilma dos Santos da Presidência da Câmara

Com apoio de toda a Bancada do PT na Câmara Municipal de Angra dos Reis, os vereadores da cidade decidiram afastar em definitivo, a vereadora Vilma dos Santos (PRB) da Presidência da Casa. A decisão fora tomada na tarde de ontem, 13, e comunicada ao público durante a sessão ordinária desta quinta, 14. O primeiro secretário da Mesa Diretora, Aguilar Ribeiro (PCdoB), leu um comunicado informando que, diante do constrangimento imposto ao Poder Legislativo pela operação Prelúdio, da Polícia Federal, não restava alternativa aos parlamentares.

Após a formalização do pedido de afastamento apenas dois vereadores usaram a palavra. Primeiro o vereador José Antônio (PCdoB) e, em seguida, o vereador Cordeiro, líder da oposição. Para Cordeiro, o afastamento de Vilma e a crise que a seguiu não são momentos fáceis para o Poder Legislativo.

Não poderíamos em momento nenhum deixar de discutir esta questão. Esta decisão serve para preservar a imagem da vereadora Vilma e, claro, desta Casa e do povo que nos deu seus votos — disse Cordeiro.

Desejando sucesso ao novo presidente, o vereador José Maria (PR), Cordeiro defendeu a adoção de novas atitudes para preservar a Câmara angrense e garantir o seu papel no regime democrático e republicano.

Precisamos de novas ideias. Vamos aproveitar esta crise para debater um Código de Ética nesta Casa, a revisão do Regimento Interno e outras medidas. Que possamos, inclusive, acreditar que os dias de hoje são diferentes dos de ontem. Estamos votando a favor do afastamento da presidente para que esta Casa mantenha seus trabalhos e cumpra com seu dever — afirmou o vereador petista.

Cordeiro defendeu ainda a investigação de todos os fatos relacionados à Câmara e à própria conduta de seus vereadores, a fim de esclarecer, em definitivo, quaisquer suspeitas sobre seus componentes. Nas próximas semanas, a Câmara poderá abrir um procedimento de investigação sobre a conduta da vereadora Vilma, assegurando-lhe, antes do julgamento, amplo direito de defesa.

Nenhum comentário: