quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Após audiência para debater Plano Purianual, Cordeiro anuncia que fará emendas ao orçamento 2011/2013
Logo na abertura, os vereadores apresentaram um balanço sobre os pontos polêmicos e que suscitaram dúvidas entre os parlamentares. O vereador Leandro Silva (PR), presidente da Comissão, justificou sua ausência por motivos de saúde. A exposição foi bastante demorada, mas detalhou as aletrações mais relevantes feitas na peça orçamentária.
O PPA é uma previsão de arrecadação e dos investimentos da Prefeitura de Angra nos próximos quatro anos. A revisão foi feita por causa da previsão de acréscimo na arrecadação municipal nos próximos anos. Entre 2011 e 2013, Angra dos Reis deverá arrecadar R$ 2,1 bilhões.
Para Cordeiro, a audiência pública foi importante mas ainda carece de mais participação popular.
— A reunião é importante e a Comissão trabalhou muito, detalhando todas as dúvidas, mas continuo defendendo a popularização dos debates sobre o orçamento e os invetsimentos da Prefeitura. Mais transparência e participação. Hoje à noite, mais uma vez, acho que a presença das pessoas ficou aquém do esperado por mim e pela Comissão — disse Cordeiro.
O vereador Cordeiro adiantou que fará emendas ao PPA, reduzindo verbas para custeio como combustíveis, diárias e publicidade e aumentando os recursos para investimentos, sobretudo em setores produtivos como a agricultura, pesca e a formação profissional. Ele tem, no entanto, que, como no ano passado, a Base do Governo não permita a aprovação destas sugestões.
— Quando a oposição apresenta emendas e ideias, o faz com o intuito de ajudar ao Governo. Vamos debater nossas emendas na tribuna e torcer por um entendimento dos os demais vereadores — disse Cordeiro.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Com aliados do PMDB e de partidos pró-Dilma, campanha da petista em Angra ganha força
O vereador Cordeiro participou no último sábado, 23, e nesta segunda-feira, 25, das atividades da campanha Dilma Presidente em Angra dos Reis. Com a adesão de partidários do PMDB e de legendas aliadas ao PT em nível nacional, incluindo o próprio prefeito angrense, Tuca Jordão (PMDB) e seu vice, Essiomar Gomes (PP), a campanha Dilma ganhou ainda mais força na cidade.
No sábado, a caminhada foi na Grande Japuíba. Além de Tuca, Essiomar e Cordeiro, também participaram da panfletagem, o vereador Ilson Peixoto (PT) e secretários municipais de Governo. Para Cordeiro, a união em favor da Dilma é uma boa notícia para Angra dos Reis.
— Eu fico feliz e acho que a cidade tem muito a ganhar. Nos últimos anos, o município tem recebido muitos investimentos do Governo Federal e acho que essa trajetória tem que ser mantida e ampliada. Só Dilma pode garantir isso aos moradores de Angra. Felizmente, o prefeito e seus aliados parecem ter compreendido isso finalmente — disse Cordeiro.
Nesta segunda, em caminhada no Centro da cidade, juntaram-se ao grupo, o senador Francisco Dornelles (PP) e o deputado federal reeleito Luiz Sérgio (PT), além do ex-prefeito de Angra, Fernando Jordão (PMDB). O grupo cumprimentou eleitores e pediu votos para assegurar a vitória de Dilma Roussef na cidade.
— A Dilma já ganhou no primeiro turno e precisamos agora dobrar esta votação na cidade. Esta união é importante e mostra que os interesses do município estão acima das divergências partidárias que podem existir por aqui — disse o senador pepista.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Todas as pesquisas indicam que Dilma lidera intenções de voto: militantes na rua para consolidar a vitória!
Considerando somente os votos válidos (sem considerar brancos e nulos), Dilma tem 56%, e Serra, 44%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para cima ou para baixo.
De acordo com o Ibope, as intenções de voto em branco e nulos somam 5%. Os indecisos são 4%.
A pesquisa ouviu 3.010 eleitores, de 18 a 20 de outubro. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal 'O Estado de S. Paulo', está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de protocolo 36476/2010.
Com informações do site UOL
Comerciantes do Frade reclama de atraso na conclusão de revitalização de rua do bairro
Acompanhado por comerciantes do Frade, o vereador Cordeiro fez uma inspeção às obras de revitalização da rua Julieta Conceição Reis, paralisadas há pelo menos 10 dias e que está gerando transtornos à comunidade. Uma equipe da TV Câmara acompanhou a visita e produziu uma reportagem para exibição na TV do legislativo. Segundo Cordeiro, a queixa dos moradores é justificada.
— A obra começou em 2008, e por aí já começa o problema. Há dois anos estão fazendo um serviço que deveria durar, no máximo três meses. Pior que isso é que agora, quando a obra recomeçou foi novamente paralisada. O transtorno é imenso — disse Cordeiro.
A obra está prejudicando o fluxo de pessoas e veículos no Frade e ocasionando até um rigor excessivo dos fiscais de trânsito que estariam, segundo os comerciantes, multando os motoristas que, para fugir da obra, têm feito um pequeno trecho em contramão. Os comerciantes estão revoltados.
A revitalização da rua Julieta Conceição Reis está sendo feita pela construtora Santa Serra Engenharia Ltda. Segundo funcionários presentes ao local, a interrupção da obra foi causada por falta de pagamento por parte da Prefeitura de Angra.
— Vou entrar em contato com a secretaria de Obras para tentar agilizar a solução para este problema. É inadmissível e quase inacreditável que a Prefeitura, rica como é, atrase pagamentos e cause este tipo de transtorno — afirmou Cordeiro.
O vereador também mandou requerimento à Prefeitura cobrando o cronograma das obras de saneamento básico de todo o Frade, inclusive com a contrapartida prevista para uma empresa que está instalando-se na região e que comprometeu-se a investir no esgotamento sanitário do bairro.
Cordeiro vistoria construção de creche e comenta investimento do Governo LulaO vereador Cordeiro fez uma visita às obras de construção da creche da Mo
— Houve uma mudança no projeto original, com a substituição de um telhado por uma laje e isso comprometeu a programação inicial — disse Cordeiro.
O vereador lembrou que a construção está sendo feita com recursos do Governo Lula e que a Prefeitura está entrando apenas com uma pequena contrapartida. O novo prazo para entrega da creche é a primeira semana de dezembro.
— Depois ainda encontramos gente falando pelos cantos que o Governo Lula não traz recursos para Angra. Uma creche novinha, de grande porte, para atender a pessoas que precisam, é um grande investimento — finalizou Cordeiro.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Em carta aberta aos cristãos católicos, religioso alerta para campanhas caluniosas contra o PT e a candidata Dilma Roussef
GRUPOS DE ORAÇÃO DA RCC DA DIOCESE DE ITAGUAÍ
Amados e Amadas em Cristo Jesus:
Durante anos tive a imerecida graça de atuar como Orientador Espiritual da RCC em nossa Diocese, primeiro por designação de nosso bispo emérito, Dom Vital Wilderink e, depois, confirmado por nosso querido bispo atual, Dom José Ubiratan.
Durante aqueles anos tive a oportunidade de presidir Missas e ministrar ensinamentos em praticamente todas as paróquias de nossa Diocese onde a RCC se fazia presente. Nunca, em nenhuma dessas oportunidades usei do púlpito ou do microfone para pedir votos para qualquer candidato e nem para pedir que não votassem em outros.
Mas vou fazê-lo agora!
Na verdade, pedirei – do fundo do coração – que, mais do que votar em Fulano ou Cicrano – votemos contra nosso Inimigo comum que “é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44). Quem está com ele não sente nenhum pudor em usar o Evangelho e a própria Igreja para atingir seus (pérfidos) objetivos.
Na campanha eleitoral para o primeiro turno tudo isto ficou bem claro. Todo dia vários emails invadiam nossas caixas postais acusando a candidata do PT de, se eleita, implantar o aborto, legalizar o chamado “casamento gay”, legalizar as drogas. Inventaram que ela blasfemou usando o santo Nome de Cristo. Inventaram que seu vice (Michel Temer) era fundador de uma seita satânica.
Divulgaram a opinião de um ou outro bispo como se fosse diretriz da CNBB, mentira esta denunciada pela própria Conferência. No entanto, “Não é bom para a democracia que alguns decidam pelos outros (...) Mas é pior ainda para a religião, seja qual for, pressionar os seus adeptos para que votem em determinados candidatos, ou proibir que votem em determinados outros em nome de convicções religiosas. A religião que não é capaz de incentivar a liberdade de consciência dos seus seguidores, que se retire de campo. Seja quem for, bispo, padre, pastor, ninguém se arrogue o direito de decidir pela consciência do outro." (Dom Demétrio Valentin, presidente da Cáritas Brasileira).
A direção nacional do nosso conhecido CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) publicou uma nota onde afirma “Reconhecemos que as duas candidaturas que disputam o 2º turno têm posturas próximas do ponto de vista econômico, ambiental, ético, moral e religioso. Entretanto, entendemos que a candidata do PT ainda significa a possibilidade de maior investimento no campo social e de menor perseguição às lutas populares” (www.cebi.org.br).
O teólogo José Comblin, numa carta a Demétrio Valentin, pede uma posição mais clara da CNBB e afirma que “milhões de pobres votaram e vão votar na candidata do governo porque a sua vida mudou. Pela primeira vez na história do país viram que um governo se interessava realmente por eles e não somente por palavras. Não foi somente uma melhoria material, mas antes de tudo o acesso a um sentimento de dignidade”.
A verdade está vindo à tona. Uma a uma as mentiras estão sendo desmascaradas. Pretendo humildemente ser mais um instrumento desse resgate.
Ao terminar, deixo claro que escrevi estas linhas pressionado pelo ódio à mentira e desejo do melhor para o Povo de meu país, especialmente os empobrecidos. Não consultei e nem apresentei esta carta a Dom Ubiratan e nem ao atual Orientador Espiritual da RCC na Diocese, o Revmo. Pe. Sergio.
Que Deus dê a esta carta o destino mais útil ao Seu Projeto.
De quem muito vos ama.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Com apoio da bancada petista, vereadores decidem pelo afastamento da vereadora Vilma dos Santos da Presidência da Câmara
Após a formalização do pedido de afastamento apenas dois vereadores usaram a palavra. Primeiro o vereador José Antônio (PCdoB) e, em seguida, o vereador Cordeiro, líder da oposição. Para Cordeiro, o afastamento de Vilma e a crise que a seguiu não são momentos fáceis para o Poder Legislativo.
— Não poderíamos em momento nenhum deixar de discutir esta questão. Esta decisão serve para preservar a imagem da vereadora Vilma e, claro, desta Casa e do povo que nos deu seus votos — disse Cordeiro.
Desejando sucesso ao novo presidente, o vereador José Maria (PR), Cordeiro defendeu a adoção de novas atitudes para preservar a Câmara angrense e garantir o seu papel no regime democrático e republicano.
— Precisamos de novas ideias. Vamos aproveitar esta crise para debater um Código de Ética nesta Casa, a revisão do Regimento Interno e outras medidas. Que possamos, inclusive, acreditar que os dias de hoje são diferentes dos de ontem. Estamos votando a favor do afastamento da presidente para que esta Casa mantenha seus trabalhos e cumpra com seu dever — afirmou o vereador petista.
Cordeiro defendeu ainda a investigação de todos os fatos relacionados à Câmara e à própria conduta de seus vereadores, a fim de esclarecer, em definitivo, quaisquer suspeitas sobre seus componentes. Nas próximas semanas, a Câmara poderá abrir um procedimento de investigação sobre a conduta da vereadora Vilma, assegurando-lhe, antes do julgamento, amplo direito de defesa.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Vereador Cordeiro visita aterro de lixo do Ariró para checar denúncias dos moradores
Durante a visita, Cordeiro constatou que a situação realmente é preocupante e merece mais atenção do Poder Público. Na verdade existem dois aterros, um maior, já plenamente ocupado, inaugurado em 2002 e outro, menor, cuja construção começou no ano passado e que ocupa área ao lado do mais antigo. Para Cordeiro, o problema mais grave diz respeito ao primeiro aterro que está, segundo a equipe constatou, com vazamentos de chorume direto no rio Vermelho, que corta a localidade.
— É visível o problema. A comunidade está correta em reclamar porque a situação é séria. O aterro do Ariró tem sido apresentado pela Prefeitura como uma inovação mas, de fato, o que vemos aqui é uma farsa — disse Cordeiro.
Cordeiro também lamentou a quantidade de lixo que é depositada no novo aterro, que, por ser muita, pode comprometer a vida útil do depósito muito antes do que foi planejado. O vereador petista defendeu a adoção da coleta seletiva como meio para reduzir o lixo.
— Com a coleta seletiva e a reciclagem, teríamos cinco vezes menos lixo. A Prefeitura já sabe disso e só não implanta isso porque não quer — desabafou Cordeiro.
Os fiscais do Inea fotografam o local e poderão promover nova vistoria no antigo aterro em breve. Quanto à extensão do aterro, aparentemente, o local ainda não apresenta problemas e está recebendo um isolamento para evitar que o chorume contamine as reservas de água do bairro e, por extensão, o mar da Baía da Ilha Grande.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Cordeiro acompanha visita do presidente Lula ao estaleiro Brasfels
O vereador Cordeiro e toda a bancada do PT na Câmara Municipal de Angra dos Reis acompanharam nesta quinta-feira,7, a visita oficial do presidente Lula ao estaleiro Brasfels, ocasião em que foi batizada a plataforma P-57, da Petrobras, que teve parte de sua obra feita no estaleiro de Jacuecanga.
Bem humorado e aparentemente feliz, Lula conversou longamente com os trabalhadores, tirou fotos, deu autógrafos e recebeu presentes. Parte das oficinas do parque industrial teve o dia de trabalho suspenso para que os metalúrgicos acompanhassem a visita de Lula, que esteve acompanhado dos governadores do Rio (Sérgio Cabral) e do Espírito Santo (Paulo Hartung), além do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, ministros e os senadores Marcelo Crivella (PRB) e Francisco Dornelles (PP). O deputado federal Luiz Sérgio (PT) também fez parte da comitiva.
Falando aos trabalhadores, Lula disse que esta foi sua última visita a Angra como presidente. Prometeu, no entanto, voltar após 31 de dezembro, para 'pescar'. O presidente frisou o legado que após oito anos, seu Governo deixará para o povo brasileiro.
— O grande legado que eu vou deixar é ter despertado na cabeça de cada mulher e de cada homem deste país que, se eu pude ser presidente da República e fazer o que eu fiz por este país, significa que qualquer um de vocês pode ser presidente da República, governador ou prefeito — disse Lula.
O presidente também recordou o início de seu Governo, em 2003, quando o Brasfels e outros estaleiros do país estavam 'cheios de mato' e os trabalhadores, mesmo profissionais em suas áreas de atuação, estavam em subempregos. Hoje, oito anos depois, foram gerados, apenas no setor naval, 45 mil empregos diretos, sendo que na construção de embarcações de apoio, o número de empregados em estaleiros saltou de 900 em 2002, para mais de 5 mil em 2009.
— Lula tem imenso carinho por Angra, gosta daqui e gosta da nossa população. E o povo de Angra, em especial os metalúrgicos, têm muito a agradecer por este carinho porque, do contrário, não teríamos reativado nossa indústria naval nem tampouco gerado tantos milhares de empregos — disse Cordeiro.
Após a cerimônia, Lula encontrou-se com autoridades municipais, sindicalistas e militantes do PT, contou histórias e tirou fotos, atendendo a todos com simpatia e carinho.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Muito Obrigado ao povo de Angra dos Reis
Obrigado Angra!
Aos amigos, amigas e cidadãos que, com muito carinho e atenção acompanharam nossa caminhada nas últimas semanas, nos receberam em suas casas e, em especial, àqueles que confiaram-nos também o seu voto, o nosso Muito Obrigado!
Conseguimos um resultado extraordinário em Angra, ajudando a reeleger o companheiro Luiz Sérgio como o segundo deputado federal mais votado no PT em todo o Estado e contribuindo também para a reeleição do deputado estadual Rodrigo Neves, em quem confiamos e pelo qual trabalhamos com afinco.
Agradecemos também aos eleitores que votaram na companheira Cida Diogo, outra valorosa parlamentar que nos deu orgulho com seu trabalho na Câmara Federal e que continuará nos ajudando no Estado do Rio,
Celebramos ainda as vitórias, em Angra, de Lindberg Farias, nosso senador, e da nossa presidente Dilma Roussef.
A luta ainda não acabou. No próximo dia 31, voltaremos às urnas. Novamente peço a todos os amigos e amigas empenho nesta reta final, agora no segundo turno. É preciso consolidar a vitória da companheira Dilma e avançar. Vamos à luta companheiros e companheiras!
Vereador Cordeiro e equipe