quarta-feira, 27 de julho de 2011

LEI MUNICIPAL INSTITUI A SEMANA DA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE

VEREADOR CORDEIRO É AUTOR DA LEI Nº 2.617/2010
 

A cada dia aumenta a necessidade de incrementar o número de doadores voluntários de sangue, já que ainda não foi encontrado nenhum substituto para esse liquido tão precioso para a vida.
São feitos diversos tipos de campanhas, seja ela na mídia, projetos entre outros tipos e meios de comunicação, em prol do incentivo da doação de sangue, pois hoje em dia a maior parte dos brasileiros não está habituada em praticar este simples gesto que pode salvar uma vida.

O projeto foi aprovado pelo Executivo Municipal, e a lei foi publicada no dia 16/07/2010,  no ”Boletim Oficial¨ (B.O.).


O Hemonúcleo de Angra que é responsável por atender toda Costa Verde está quase sempre com o seu estoque abaixo do normal. Dessa forma propus ao Executivo Municipal, e foi sancionada em julho de 2010, a Lei nº 2.617/2010, que -  INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE, a ser promovida pela Fundação de Saúde (FusAr), sendo celebrada anualmente na última semana do mês de novembro, e deverá ser intensificada no dia 25 de novembro como o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, devendo constar no Calendário Oficial de Eventos do Município.

 Nós queremos, com essa medida, mudar a realidade dos bancos de sangue do município, que sempre estão com seus estoques abaixo do normal. A lei “também é uma forma de demonstrar reconhecimento a quem já é doador”.  A verdade é que todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue e necessitar da doação de alguém. A necessidade de sangue pode surgir em qualquer família, em qualquer momento, e como o sangue humano é insubstituível somente pode se obtido através de doação de um ser humano a outro. É exatamente essa necessidade que nos tornam iguais.

 
Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação e estar alimentado.
 
 
O Hemonúcleo Costa Verde fica na Rua Manoel do Rosário, 67, Centro (atrás da Santa Casa). O telefone é (24) 3369-6133. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABENS VEREADOR PELA INICIATIVA,OS CAES LADRAM E A CARAVANA PASSA,ABÇS.