segunda-feira, 19 de julho de 2010

Valorização da Consciência Negra e Incentivo à Doação de Sangue viram Leis Municipais

O prefeito de Angra, Tuca Jordão (PMDB) sancionou, na semana passada, duas Leis de autoria do vereador Cordeiro. A primeira trata da criação da Semana Municipal da Consciência Negra, e a segunda, da criação da Semana Municipal de incentivo à Doação de Sangue. Ambas as datas serão celebradas no mês de novembro, quando acontecem o Dia Nacional da Consciência Negra (20), que é feriado estadual, e o Dia Nacional da Doação de Sangue (25). Para Cordeiro, as datas são importantes e devem provocar reflexão em todos os cidadãos.

Fiquei feliz com a sanção do prefeito para as nossas sugestões porque considero tanto a questão da valorização da cultura negra como o incentivo à doação de sangue importantíssímas para a sociedade — disse Cordeiro.

O projeto de Lei que criou a Semana da Consciência Negra prevê que a mesma deverá constar no Calendário Oficial de eventos do município, e será dedicada ao desenvolvimento de ações educativas, culturais, esportivas e religiosas acerca da situação da população negra em nossa sociedade, além de eventos e atividades que contenham homenagens públicas a pessoas e entidades dedicadas a promoção de ações que visem à igualdade racial; atividades informativas e educativas, aplicadas em vários segmentos da sociedade dando-se especial atenção às Unidades Educacionais, campanhas destinadas a divulgar a importância do resgate e manutenção da História, da Religião e da Cultura Afro-Brasileira, oficinas, atividades culturais, esportivas e religiosas abertas, tendo como parâmetros o Jongo, a Capoeira, a culinária típica, o artesanato, a Umbanda, o Candomblé, dentre outros e mesas de debates, propositivas e abertas, objetivando as discussões de ações afirmativas e de políticas públicas e sociais que visem à promoção da Igualdade Racial e Étnica.

Já a Semana Municipal da Doação Voluntária de Sangue orientará suas ações e atividades para homenagens públicas aos doadores voluntários de sangue, atividades informativas e de qualificação voltadas aos profissionais de saúde, visando fomentar a doação de sangue, campanhas destinadas a divulgar a importância do ato de doar sangue, dando-se especial atenção às Unidades de Saúde e Educacionais, campanhas educativas direcionadas às crianças e adolescentes, com vistas à difusão de conceitos de solidariedade e cidadania, relativos à atividade de doar sangue e a instalação de pontos para coleta de sangue (onde for possível) nos distritos administrativos do município.

Permanece em tramitação na Câmara Municipal de Angra, outro projeto de Lei, também de autoria do vereador Cordeiro, que cria o Dia Municipal de incentivo à Doação de Medula Óssea, a ser comemorado no dia 14 de dezembro de cada ano. Este projeto ainda não foi apreciado pela Câmara.

Nenhum comentário: