quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cordeiro visita os bairros e denuncia os problemas enfrentados pelas comunidades


O vereador Cordeiro tem feito uma extensa agenda de visitas aos bairros da cidade. Nestas visitas, o parlamentar tem identificado os diversos problemas que estão sendo enfrentados pelas comunidades do município, boa parte delas devido à má aplicação dos recursos públicos do município e do abandono de que a periferia está sendo vítima. Em visita à Sapinhatuba III, os moradores se queixaram da falta de saneamento básico, necessidade de contenção de encostas, reforma em abrigos de passageiros e melhorias na coleta de lixo.

No Parque Perequê, a comunidade convive com a falta de calçamento em diversas ruas e é possível encontrar inclusive manilhas abandonadas enquanto os moradores convivem com o esgoto em valões ao largo de toda a avenida. Para Cordeiro, esta situação, além de inexplicável, é inaceitável e demonstra o descaso da Prefeitura de Angra com esta comunidade.
Na visita ao Perequê, Cordeiro também constatou o abandono a que estão submetidos os moradores da travessa Ceará. A situação é vergonhosa para o Poder Público municipal. Na rua sem calçamento de nenhuma espécie, o esgoto corre a céu aberto e chega a invadir as casas. Crianças e adultos convivem com a sujeira durante todo o dia, o que piora em momentos de chuva com alagamentos constantes. Para o vereador, a Prefeitura aplica mal o dinheiro público, preferindo investimentos em urbanização em áreas valorizadas do município e abandonando a população da periferia à sua própria sorte, permitindo que fotos como essa sejam comuns no Perequê.

No Bracuhy, a falta de saneamento também é grave e visível. O esgoto se estende por um córrego em toda a avenida e os moradores se queixam também da má qualidade da água que é distribuída às casas. Na visita ao Bracuhy, Cordeiro foi acompanhado por um representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que comprometeu-se a encaminhar as queixas da comunidade à direção da autarquia.

Todas as reclamações e situações anotadas por Cordeiro estão sendo encaminhadas ao Poder Executivo municipal com pedido de urgência. A agenda de visitas do vereador Cordeiro às comunidades de toda Angra é constante e ininterrupta. Praticamente todos os dias, Cordeiro está pelos bairros, ouvindo a população, críticas e sugestões. Se na sua comunidade também existe algum serviço precário ou necessidade de algum investimento ou obra que é devida pelo Poder Público não hesite em nos contactar. Ligue para o nosso Gabinete (24) 3365-3922 ou mande e-mail para vereadorcordeiro@gmail.com.

Cordeiro apóia comemoração do Dia do Trabalho no Frade

O Mandato do vereador Cordeiro vai apoiar e participar da comemoração do Dia do Trabalho nesta sexta-feira, 1º de maio, na Praia do Frade. O evento é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Angra dos Reis (STICPAR), pela Associação dos Funcionários da Central Nuclear (Acena) e pela Associação de Moradores do Sertãozinho do Frade.

O dia será de muitas atividades, com a seguinte programação:
8h - Celebração Ecumênica
9h - Torneio de Futebol
10h - Torneio de Volei
13h - Apresentação de Capoeira
14h - Apresentação de Karatê
16h - Show Musical

Durante haverá diversos serviços gratuitos (corte de cabelo, limpeza de pele, manicure), distribuição de brindes, brincadeiras e dicas de saúde. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cordeiro apóia projeto que estende gratuidade nos ônibus para estudantes universitários de instituições públicas

Como vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, o vereador Cordeiro apresentará uma manifestação pública de apoio ao projeto que propõe a concessão de gratuidade no transporte público municipal para os estudantes universitários da cidade. No parecer que será encaminhado aos demais vereadores, Cordeiro sustenta que a atual concessionária de transportes da cidade tem condições financeiras de absorver este incentivo como uma forma de contrapartida ao município.

O vereador discorda que o custo destas gratuidades seja repassado aos passageiros na forma de aumento no valor das passagens.

Há diversas áreas públicas que são usadas pela empresa sem que ela pague qualquer valor à municipalidade. Além disso, os serviços de transporte público não pode ser tratada como uma atividade econômica voltada exclusivamente ao lucro — diz um trecho do voto em separado que será encaminhado aos demais parlamentares municipais.

O projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal deve ser votado nas próximas sessões e beneficiaria cerca de 2 mil estudantes universitários do município. Apenas os estudantes que estão em instituições públicas seriam beneficiados. Cordeiro lembrou que a atual concessionária de transportes da cidade, explora o serviço há mais de 40 anos, sem que haja, segundo ele, "transparência nas contrapartidas" que deveriam ser exigidas pela municipalidade.

Cordeiro volta a defender a desapropriação dos prédios da Associação Abeu no Perequê

Em debate na Câmara Municipal a respeito da construção da escola técnica federal de Angra dos Reis, o vereador Cordeiro voltou a defender a desapropriação, pelo município, dos prédios da Associação Abeu, no Perequê, e sua destinação a projetos de educação voltados para a população daquela comunidade.

É triste ver aquele patrimônio, onde poderia funcionar um centro de formação profissional, uma creche ou uma nova escola, estar vazio e quase sem utilidade. Já que a Prefeitura alega que não pode instalar ali a nossa escola técnica federal, que dê outra destinação ao local — disse Cordeiro.

A proposta de instalar a escola técnica federal nos prédios da Abeu já foi encaminhada pelo vereador Cordeiro à atual secretária municipal de Educação, Luciane Rabha. Na reunião que teve com os coordenadores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro, no início de março, Cordeiro também apresentou esta sugestão, com o objetivo de acelerar a construção da escola técnica.

Já estamos com um atraso de dois anos neste projeto. Quem está sendo penalizado são os nossos jovens. Cada dia mais de atraso significa menos oportunidades para estes jovens na conquista de espaço e oportunidades no mercado de trabalho, inclusive nas obras da usina nuclear Angra 3 — lamentou Cordeiro.

Cordeiro acompanha o dia-a-dia dos sindicatos

O vereador Cordeiro está acompanhando o dia-a-dia dos Sindicatos de Angra dos Reis. Esta é uma tarefa que foi tirada como determinação para todo o Mandato. Desde janeiro, o vereador já participou de atividades de diversas categorias. Ele acompanhou, por exemplo, assembleias conduzidas pelos Sindicatos dos Metalúrgicos, em Jacuecanga; da Construção Civil e Pesada, em Itaorna; dos Vigilantes, na Praça do Carmo; e dos Trabalhadores Rurais e Rodoviários, ambas no Centro da cidade. Para Cordeiro, a sindicalização e a união dos trabalhadores é importante para que qualquer categoria possa conquistar direitos e melhorias nas condições de salário e trabalho.

Cordeiro também esteve presente à assembleia geral de fundação da Federação das Associações de Moradores e ONGs de Angra dos Reis (Famar), que nasce com o objetivo de organizar o movimento popular de Angra dos Reis.

Cordeiro pede reforma dos túneis da estrada Angra-Barra Mansa

O vereador Cordeiro encaminhou ofício à direção do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER-RJ), solicitando a reforma imediata dos três túneis localizados na estrada Angra-Barra Mansa (RJ-155). Cordeiro sugeriu ainda que, além da reforma, instalem-se novos refletores para melhorar a iluminação no local.

O vereador Cordeiro aproveitou a oportunidade para cumprimentar o Governo do Estado por ter acelerado, enfim, a reforma da estrada que hoje encontra-se recapeada e com nova sinalização na maior parte do trecho.

Esta estrada é muito importante para a nossa cidade. Além de uma ligação direta com o Vale do Paraíba, também é o caminho mais rápido para a Via Dutra. Parabenizo as obras que já foram feitas, mas não tem sentido reformar a estrada e não recuperar estes túneis. Conto com a compreensão do Governo do Estado nessa questão — disse Cordeiro.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cordeiro visita Fundação Bezerra de Menezes e cobra reativação de convênio


O vereador Cordeiro visitou na semana passada, acompanhado por uma equipe da TV Câmara, as instalações da Fundação Espírita Bezerra de Menezes, no Perequê. O motivo da visita foi para certificar-se das dificuldades que a entidade vem enfrentando desde que a secretaria municipal de Ação Social decidiu suspender o convênio com a entidade, que vigorava há mais de 20 anos. A justificativa da secretaria para a suspensão foi a crise financeira internacional o que, para Cordeiro, não é aceitável.

De forma nenhuma se pode concordar com esta afirmação. Temos visto que há outras entidades com menos importância no município que estão com seus convênios mantidos e até ampliados. Já encaminhei um pedido formal à secretaria de Ação Social para que reative o convênio — disse o vereador.

Durante a visita, o coordenador da entidade, Solimar Lima, informou que a Fundação não interrompeu suas atividades mas foi obrigada a reduzir os serviços que disponibiliza gratuitamente aos moradores do Perequê, em especial às crianças. Em atividades na manhã e à tarde, as crianças participam de ações esportivas, pedagógicas, de culinária, profissionalização e integração. A maioria destas crianças é oriunda de famílias carentes. A Fundação também arrecada e distribui alimentos na comunidade.

Eu faço novamente um apelo ao prefeito e à secretaria de Ação Social para que reveja a interrupção deste apoio. É um valor que pode ser considerado até pequeno, comparado ao benefício que é proporcionado a estas famílias — afirmou Cordeiro.

A Fundação Bezerra de Menezes sobrevive majoritariamente pela atuação de voluntários. A ajuda do Governo Municipal permitia ampliar o atendimento, que chegou a quase 200 crianças e hoje está reduzida a menos de 70. Sem ajuda oficial, a entidade não pode ampliar o seu atendimento. A Fundação tem apenas um funcionário, uma merendeira, que coordena o preparo da alimentação das crianças e voluntários.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cordeiro assume a liderança da Bancada do PT na Câmara Municipal de Angra

O vereador Cordeiro assumiu hoje a liderança da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Angra dos Reis. Em seu primeiro pronunciamento na Casa, já como líder, Cordeiro orientou os colegas a votarem a favor de proposição da presidente do Legislativo, Vilma dos Santos (PRB), sobre a criação de um Fórum Permanente para debater o desenvolvimento da cidade. Segundo Cordeiro, apesar de o PT confirmar sua disposição de manter-se na oposição ao Governo Municipal, nem ele, nem o partido ficarão contra ideias e projetos que sejam de interesse da coletividade.

Nossa postura aqui na Câmara tem sido a mesma desde o início. Se houver pautas e ações de interesse do município, seremos sempre favoráveis. Como líder da Bancada, a orientação é a mesma. Vamos fiscalizar com rigor os atos do Executivo, cobrar aquilo que for direito da população e exigir uma boa prestação de serviços por parte do Poder Público, especialmente nas áreas de Saúde e Educação. Não faremos oposição cega — disse Cordeiro.

A liderança da Bancada (integrada ainda por Lia e Dr. Ilson Peixoto) será por um ano, podendo ou não ser renovada.

Cordeiro lamenta atraso nas obras de reforma do Posto de Saúde do Frade

O vereador Cordeiro aproveitou a visita do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FuSar), Adilson Bernardo, à Câmara Municipal na semana passada, para cobrar urgência na conclusão das obras de reforma do Posto de Saúde do Frade. Ele argumentou que esta reforma foi iniciada há quase um ano e moradores se queixam que o atraso em sua conclusão compromete o atendimento dos usuários.

É um absurdo demorarem tanto tempo para concluirem esta obra. Este posto é fundamental para aquela comunidade e este atraso atrapalha a vida dos moradores — disse.


Atento à reclamação de Cordeiro, Adilson comprometeu-se a concluir a reforma até junho. Disse ainda que após o fim da obras, o posto ganhará novo status, com mais serviços e melhor capacidade de atendimento à população. A primeira licitação para reforma do PS do Frade foi em setembro de 2007. À época, a licitação foi suspensa e a obra adiada até o primeiro semestre de 2008.

Cordeiro visita a TV Comunitária

O vereador Cordeiro participou na última sexta-feira, 3, de entrevista ao comunicador Robson de Morais, do programa 'Comunidade em Ação', da TV Comunitária (canal 99 da TV paga). Cordeiro detalhou ações do Mandato, falou sobre a luta pela construção da escola técnica federal (Cefet) e ouviu reclamações e sugestões dos telespectadores, que participaram através de ligações telefônicas. Para o vereador, a TV Comunitária exerce um papel muito importante na cidade, dando voz para que os cidadãos possam manifestar livremente sua opinião.

Esse é o papel dos meios de comunicação. Fiz questão também de deixar o nosso Gabinete à disposição da população que desejar informações, fazer denúncias ou acompanhar de perto a nosa atuação — disse o vereador.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cordeiro pede pressa na obra de construção da escola técnica federal de Angra

O vereador Cordeiro procurou a direção do Cefet/RJ para pedir informações sobre o processo de construção da escola técnica federal de Angra dos Reis. Ele esteve com o diretor da unidade Rio do Cefet/RJ, Miguel Badenez, no Rio, em reunião de trabalho que contou também com a presença da ex-vereadora angrense Conceição Rabha. Cordeiro está preocupado com o atraso na obra de construção da escola técnica federal da cidade. Desde o maio de 2007, a nova unidade está aprovada pelo Governo Federal, mas ainda não teve início efetivo. Isso levou inclusive ao risco de que Angra perdesse a unidade, motivado pelo atraso da Prefeitura na obra e não por questões políticas, como sustentam setores do Governo Municipal.

Não houve manobra política nenhuma. O que aconteceu foi que o Ministério da Educação, nas inspeções regulares para acompanhar o andamento dos projetos, começou a perceber que Angra não estava se interessando pelo projeto. Outros municípios mostraram mais interesse e por isso o Ministério cogitou esta possibilidade, já revertida no início do ano — disse.

O vereador, que é vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, também questiona o local escolhido para abrigar o Cefet. A Prefeitura apontou como sede da escola, um terreno bastante acidentado, aparentemente sem condição para tal. Cordeiro sugeriu que seja escolhida uma área já com infraestrutura, a fim de agilizar a instalação da escola. E citou como exemplo, os prédios da Associação ABEU, no Perequê, cujas salas de aula já estão prontas.

Este é o caminho que as Prefeituras estão seguindo. Há um município do Nordeste que, para não perder o Cefet, decidiu instalá-lo na sede da Prefeitura. Cabo Frio fez convênio com o Estado e ocupou um prédio que pertencia ao DER/RJ. Abrigando o Cefet num prédio já pronto, as aulas poderiam começar em poucas semanas. Não há justificativa nenhuma para um atraso como esse, de quase dois anos — questionou.

Cordeiro crê que falta vontade política para agilizar a implantação da escola técnica federal angrense. Ele citou como um exemplo para Angra, a mobilização feita pelo município de Itaguaí. Lá, o prefeito Carlos Busatto (PSDB) conseguiu, em 36 horas, um local para abrigar o Cefet e um investimento privado de R$ 11 milhões no projeto, através da companhia Vale.

É só vontade política. A Prefeitura de Angra precisa correr com esse projeto porque senão vamos perder esta oportunidade. Precisamos garantir a escola técnica o quanto antes e cada dia de atraso tira as chances dos nossos jovens de terem acesso a qualificação de qualidade. O que estamos debatendo é se os nossos jovens serão mortos aos 16 anos nos nossos morros ou se terão chances de entrar com dignidade no mercado de trabalho. Confio que o atual Governo irá comportar-se de forma diferente do anterior e deve colocar o Cefet como prioridade — diz ele.

PT começa discussão interna visando as eleições de 2010



Participaram dos debates, o ministro Luiz Dulci (foto 2) e o ex-ministro José Dirceu (foto3).

A convite do deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ), o vereador Cordeiro participou, no Rio de Janeiro, do encontro da corrente interna do Partido dos Trabalhadores, 'Construindo um Novo Brasil'. O encontro reuniu cerca de 500 pessoas e teve como objetivo, entre outros, debater os rumos do partido no Estado do Rio, bem como o processo eleitoral de sucessão na direção do PT. Em novembro, filiados do PT escolherão os novos presidentes dos diretórios municipais, estaduais e nacional. O deputado Luiz Sérgio é um dos pré-candidatos a presidente do Diretório Estadual do Rio de Janeiro.

O PT valoriza muito a sua democracia interna. E permite que os seus filiados também se organizem internamente e discutam os melhores rumos para o partido. O nosso Processo de Eleição Direta (PED) é um exemplo para o país — ressaltou Cordeiro.

Participaram do encontro, vários parlamentares estaduais e vereadores, a secretária de Estado de Ação Social, Benedita da Silva, além do ministro especial da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci e do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, que tem percorrido o país com a tarefa de debater os rumos do PT nas eleições de 2010.

Cordeiro participa de curso de formação em fiscalização tributária

Cordeiro e o vereador Leandro Silva com demais participantes do Curso.

O vereador Cordeiro participou, na semana passada, do Curso de Capacitação para Vereadores, promovido em conjunto pela Centro de Orientação em Tributos Fazendários (Cotef) e pelo Centro dos Fiscais do Brasil (Cefibra). O curso, realizado no Rio de Janeiro, tratou, em especial, de orientações para o exercício da função de fiscalização desenvolvida pelos parlamentares.

A função de fiscal é uma das mais importantes da atividade legislativa. E para fiscalizar é importante estar a par de todas as regulamentações que existem, em especial nas leis tributárias — ressaltou Cordeiro.

Cordeiro é membro da Comissão de Finanças da Câmara angrense e uma de suas tarefas este ano será a avaliação e o julgamento da prestação de contas da Prefeitura de Angra no ano 2008. A Comissão é presidida pelo vereador Leandro Silva (PR), que também participou do curso. Devido à sua participação neste encontro de formação, o vereador ausentou-se da sessão da última quinta-feira, 26.