terça-feira, 30 de agosto de 2011

A SESSÃO DESTA TERÇA TEVE DE SER ENCERRADA POR FALTA DE "QUORUM"

Menos de um mês após o recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Angra dos Reis na tarde desta terça-feira dia 30 de agosto, teve suas atividades interrompidas pela falta de “Quorum”, ou seja, no momento da votação das matérias não havia vereadores suficientes.

Dessa forma o Vereador Cordeiro que é Vice-Presidente da Câmara, e que estava presidindo os trabalhos na presente sessão, teve de encerrar os trabalhos porque alguns vereadores, principalmente da base do governo que é a maioria, não compareceram para dar continuidade na votação das matérias.

Gostaria de pedir desculpas aos telespectadores que acompanham os trabalhos da Câmara através da TV Câmara, pelo Canal 14 da NET, e aos internautas que seguem nossos blogs. É lamentável e uma grande falta de respeito não só comigo e os demais vereadores que compareceram, mas também um descaso e uma falta de respeito com o público que nos escolheu para representá-los no poder legislativo angrense.

Até hoje sou o único vereador à estar presente em todas as sessões, e o único vereador a permanecer até o fim da votação das matérias sendo um dos últimos a deixar os trabalhos na Casa Legislativa. Não é por acaso que carrego comigo a bandeira:
VEREADOR CORDEIRO – COMPROMISSO VERADADEIRO!

A votação das matérias que seriam realizadas na Sessão desta terça ficará adiada para a próxima sessão que será realizada nesta quinta-feira dia 01 de setembro a partir das 15hs; isso é se os demais vereadores comparecerem.
 

Exercício geral do plano de emergência da central nuclear de Angra acontece em 31 de agosto e 1º de setembro

O exercício geral do plano de emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) será realizado na semana que vem, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Tendo como cenário a simulação de um acidente em Angra 2, permitirá avaliar a eficácia do plano, identificar possíveis pontos vulneráveis e aperfeiçoar procedimentos. Mesmo baseado em uma situação fictícia, o exercício é uma megaoperação que envolve entidades civis e militares, além da população da região.


 
Esse ano, há várias novidades. Em primeiro lugar, o exercício acontecerá em dois dias, ao invés de apenas um, como aconteceu nas edições anteriores. Além disso, o Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN) – que coordena as ações locais do plano – e o Centro de Informações de Emergência Nuclear (Cien) – responsável pela divulgação de informações ao público – contam com sede nova, no antigo prédio do Espaço Cultural Eletronuclear, no centro de Angra. A Eletronuclear também adquiriu novos equipamentos de videoconferência para o local.

Adicionalmente, a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro veiculará mensagens sobre o exercício nas rádios da região para simular uma situação de emergência real. Agentes de saúde também simularão a distribuição de pastilhas de iodeto de potássio, que protegem a tireóide do iodo-131, radioisótopo que poderia ser liberado em caso de acidente nuclear. No exercício, serão usadas balas.

Por último, a Eletronuclear – com apoio das entidades que participam do plano – realizou uma ampla campanha publicitária – incluindo rádio, TV e mídia impressa – para divulgar o plano de emergência e a realização do exercício geral.

Simulação inclui evacuação de voluntários

O quadro simulado no exercício inclui o risco de liberação de radiação para o meio ambiente e a decretação de situação de emergência. Parte dos residentes em um raio de 5 km em torno das usinas, incluindo habitantes das ilhas, será removida e abrigada em escolas estaduais, municipais e no Colégio Naval de Angra dos Reis. Eles foram convidados e participarão voluntariamente do exercício.

Exército, Marinha e Aeronáutica mobilizarão aeronaves, embarcações e veículos terrestres. Integrantes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária organizarão o deslocamento de automóveis e pedestres. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e unidades hospitalares auxiliarão no atendimento à população. Profissionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) ficarão de prontidão para medir a radioatividade na região e monitorar pessoas que possam ter recebido doses de radiação.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República é o responsável pela coordenação do exercício, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). A organização detalhada das ações dos dias 31 de agosto e 1º de setembro foi realizada pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR). O comitê reúne representantes do GSI, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Eletronuclear, da Cnen, da defesa civil nacional, estadual e municipais de Angra dos Reis e Paraty, do Corpo de Bombeiros e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do governo do estado do Rio.

Destaques do exercício

No dia 31 de agosto, às 8h, haverá uma entrevista coletiva com os coordenadores do exercício. Estarão presentes o Secretário de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Simões; o subsecretário estadual de Defesa Civil e coordenador do exercício, Jerri Pires; o coordenador do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), Otto Ramos da Luz; e o coordenador do Plano de Emergência Local (PEL) da Eletronuclear, Paulo Werneck. Também marcarão presença representantes da Defesa Civil de Angra dos Reis e Paraty, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e do Ministério da Saúde, entre outras entidades.

Dentre os destaques do exercício, está a simulação da transferência de um radioacidentado do Centro de Medicina das Radiações Ionizantes (CMRI), na Vila Residencial de Mambucaba, até o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Essa atividade acontecerá no dia 1º de setembro, às 11h30.

No dia 31, haverá a simulação de retirada dos trabalhadores da central nuclear de Angra. No dia seguinte, haverá treinamentos de evacuação de moradores de Angra dos Reis, em localidades situadas até 5 km das usinas, como Pingo D’Água, Guariba, Frade e Praia Vermelha.

Bancada do PT é a mais atuante no Congresso Nacional



O site Congresso Em Foco vai premiar os parlamentares mais influentes de 2011, no dia 7 de novembro. Na primeira etapa do Prêmio, 267 jornalistas elegeram os 25 Deputados e os 11 Senadores finalistas. A segunda etapa será decidida em votação popular. A bancada do PT é a maior entre as com concorrentes, são oito Deputados e três Senadores. O Senador Lindbergh Farias é um deles.

Os outros dois Senadores petistas que estão concorrendo são o Eduardo Suplicy (SP) e o Paulo Paim (RS). Os Deputados petistas finalistas são: Dr. Rosinha (PR), Érika Kokay (DF), Marcos Maia (RS), Paulo Texeira (SP), Vicentinho (SP), Cândido Vaccarezza (SP), Domingos Dutra (MA) e Henrique Fontana (RS).
 
O Deputado Federal Alessandro Molon, concorre na categoria de parlamentares que mais se destacam na defesa da segurança jurídica e da qualidade de vida.

Para votar é necessário fazer um cadastro por email, e cada pessoa só pode voltar uma vez.

http://www.premiocongressoemfoco.com.br/Voto.aspx

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

IMPORTAÇÃO X EXPORTAÇÃO

 
Conforme foi  publicado pelo Jornal Diário do Vale, aonde vem destacado em sua página principal de que o “descarte de lixo gera polêmica em Angra”. Este assunto gera uma discussão da realidade do que está acontecendo com o aterro sanitário do Ariró. O projeto foi feito através de inúmeras denuncias dos próprios moradores da localidade. Eu já havia feito um pronunciamentos na tribuna anteriormente sobre esta questão e ninguém tomava as devidas providências, principalmente por parte da fiscalização do Poder Público. Então com ênfase nas denuncias recebidas pelo meu gabinete, propus o atual projeto de lei para que algo seja feito o quanto antes. 
 
É um absurdo ter um contraste muito alto em níveis de desigualdade no nosso municipio, ou seja, Angra é a cidade que mais exporta no Brasil, pelo segundo ano consecutivo, registrando até julho de 2011 um volume de nove bilhões de dólares em exportação, e é uma cidade que importa lixo de outros municípios. 
“Importamos lixo e exportamos dinheiro”

Neste sábado o Gabinete de Rua do Vereador Cordeiro esteve no bairro da Garatucaia – Cantagalo

Foi realizado mais uma vez com sucesso, no Bairro da Garatucaia e Cantagalo, o Gabinete de Rua do Vereador Cordeiro, com o intuito de atender e ouvir as necessidades e os anseios da comunidade.

Além de fazer a caminhada pelo bairro o Vereador Cordeiro esteve atendendo as pessoas que passaram pela tenda para reivindicar e levar sugestões para a melhoria do bairro. Os assessores do vereador estiveram andando por todo o local, conversando com os moradores e distribuindo o “Boletim Informativo” com as ações feitas pelo vereador no trimestre. 
 
Os anseios da comunidade são grandes, sempre estaremos fiscalizando e cobrando do órgão público, dentro de todos os setores como educação, transporte e principalmente a saúde. De acordo com os próprios moradores só existem 30 vagas para atendimento odontológico, mas só pode ser atendida uma pessoa de cada família por mês.
 
Nos moradores do Sertãozinho do Cantagalo estamos esquecidos, não somos tratados com dignidade, solicitei uma cirurgia a mais de 3 anos e só consegui atendimento agora, imagina se esta cirurgia fosse de alto risco, hoje em dia eu não estaria aqui para conversar com vocês. Outra problemática na saúde é a questão do atendimento dentário, o posto só pode atender um morador de cada família por mês, isso é um absurdo. Hoje se temos um calçamento até aqui no alto do morro é graças a Petrobras que fez essa melhoria, pois se dependermos da Prefeitura de Angra estaríamos convivendo até hoje com a lama, mato entre outros riscos e danos à nossa saúde. Desabafou Dª Jaqueline.
 
Moramos aqui no Sertãozinho a mais de 20 anos, e até hoje nada foi feito em melhorias para a nossa comunidade. Outro exemplo do descaso é com relação ao transporte dos nossos filhos. Temos diversas crianças aqui no alto do morro e uma dessas crianças é portadora de necessidades especiais, e precisa de uma atenção especial para a sua locomoção. A Kombi que existe hoje para o transporte das crianças não chega até as nossas residências, e nossos filhos têm de caminhar por mais de duas horas correndo sérios riscos de vida para chegar até a pista. Disse Dª Maria.
 
Como vocês podem ver esses são apenas alguns dos problemas relatados pelos moradores, se caso for citar todas as necessidades da comunidade irei fazer uma lista imensa; então senhor Prefeito, acorda, coloca a sua equipe para trabalhar, coloca todos os seus secretários para andar na rua e ver o nível de satisfação dos moradores em relação à atual administração. Estou apenas lhe informando o que me foi passado durante as visitas que tenho feito nas comunidades, não sou eu que estou dizendo não, são os próprios moradores. Chega de politicagem, vamos atender os anseios dos moradores proporcionando-lhes uma condição de vida mais digna.







Vereador Cordeiro caminha com o sub-secretário de obras Vingle no bairro da Vila Nova

Nesta sexta-feira dia 26 de agosto o vereador Cordeiro e o sub-secretário de obras Vingle, estiveram caminhando pela comunidade da Vila Nova, na grande Japuiba, a fim de sanar algumas dificuldades e reivindicar melhorias para a comunidade.
 
 

Dentre as reivindicações propostas pelo  Vereador Cordeiro, é a possibilidade de estudo de urbanização e paisagismo com praça na entrada da Rua Cabo Frio, em frente ao n° 58. A solicitação foi feita tendo em vista que o local é amplo, e na localidade não dispõe de uma área de lazer para atender as necessidades da população. Atualmente a área empreendida serve de depósito de entulhos e sucatas de veículos trazendo consigo transtornos aos moradores.
 
Durante a caminhada outros pedidos de melhorias também foram solicitados como a contensão do muro e reforma da calçada na cabeceira da ponte, a tapagem de um buraco existente nesta mesma calçada, construção de uma galeria de águas pluviais na Rua Paraíba do Sul, entre outras.
 
De acordo com o Sub-secretário Vingle, ele disse que irá se empenhar ao máximo para atender as necessidades e os pedidos do vereador Cordeiro solicitados durante a caminhada.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Inscrições para pré-matrícula de Angra começam dia 12 de setembro

Começam no dia 12 de setembro (segunda-feira) as inscrições para a pré-matrícula de creches e escolas municipais de Angra - referente ao ano letivo de 2012.  As vagas são para os alunos do ensino regular (pré escolar ao 9º ano) seguem até o dia 14 de outubro (sexta-feira).
O cadastro poderá ser feito pela internet  ou em um dos colégios e creches da cidade. É necessário levar certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de renda familiar (creche). Os menores de 18 anos devem estar acompanhado do responsável. Mais informações pelo telefone (24) 3377-1964.


 Fonte: PMAR

GABINETE MÓVEL DO VEREADOR CORDEIRO NA GARATUCAIA

Neste sábado dia 27 de agosto, o bairro da Garatucaia estará recebendo mais uma edição do Gabinete Móvel do vereador Cordeiro, que tem como objetivo aproximar cada vez mais o vereador junto à população.


Na oportunidade, estaremos instalando uma tenda próximo a entrada do trevo do Cantagalo  próximo a  barreira eletrônica da Garatucaia, a partir das 09hs, para ouvir de perto os anseios da população. Estarei juntamente com os meus assessores caminhando e conversando com os moradores ouvindo suas reivindicações e sugestões de melhorias para o bairro.

GABINETE MÓVEL DO VEREADOR CORDEIRO
TREVO DE ENTRADA DO CANTAGALO - GARATUCAIA
SÁBADO DIA 27 DE AGOSTO
A PARTIR DAS 09hs

PROPOSIÇÕES DO VEREADOR CORDEIRO - COMPROMISSO VERDADEIRO




PAUTA PARA OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA

DO SEGUNDO PERÍODO LEGISLATIVO DE 2011

DIA 25/08/2011 ÀS 15 h.

EXPEDIENTE

REQUERIMENTO Nº 357/2011 - Requeiro à Mesa Diretora desta Egrégia Casa Legislativa, na forma regimental que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, solicitando informações a cerca da Fundação Espírita Bezerra de Menezes, contrato dos últimos 05 anos inclusive o atual, juntamente com plano de aplicação e planilha orçamentária.

REQUERIMENTO Nº 362/2011- Requeiro à Mesa Diretora desta Egrégia Casa Legislativa, na forma regimental que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, solicitando a presença do Secretário de Administração e o Diretor da Empresa Angel’s, nesta Casa, a fim de esclarecer a demissões de seus funcionários.

INDICAÇÃO Nº 1416/2011 - Indico à Mesa, na forma regimental, que seja enviado ofício ao Executivo Municipal, solicitando a reforma do prédio do- ESF – Estratégia de Saúde da Família “Maria Lopes Francisco (Dona Antuza)” na Serra D’Água.

INDICAÇÃO Nº 1486/2011- Indico à Mesa Diretora desta egrégia Casa Legislativa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, determinando a colocação de um redutor de velocidade (quebra molas) na Rua Paulo Sodré Nóbrega esquina com Rua Brisa no Frade.

INDICAÇÃO Nº 1521/2011
- Indico à Mesa Diretora desta egrégia Casa Legislativa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, determinando a construção de um escadão que visa ligar a Rua Isidoro de Castro atrás do Corpo de Bombeiros do Frade.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SE EXISTE LEI ELA DEVE SER CUMPRIDA

Não existe fiscalização nas leis criadas no município de Angra dos Reis 
Recebi uma denuncia em meu gabinete, com fotos de que o Centro Educacional Dolores, na rua 28 do Bairro Parque Mambucaba estava realizando uma “Festa Junina”, na sexta-feira passada e que a mesma dispunha de venda de bebida alcoólica que é proibida por lei; “à venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas nas dependências das unidades escolares sediadas no município de Angra dos Reis, sejam estas municipais, estaduais, federais e privadas”.

A L E I Nº 2.754 DE 11 DE MAIO DE 2011,que é de minha autoria, foi sancionada pelo prefeito e sendo que ela entraria em vigor após a sua data de publicação. Foi publicada no B.O Edição 231 – de 22 de junho de 2011, ou seja, já está em vigor desde o mês de junho, só que o Poder Executivo que é o responsável pela fiscalização não está fazendo nada no que diz respeito aos artigos desta lei.

A função do vereador é fazer leis, fazer indicações de melhorias para toda a comunidade, requerimentos entre tantos outros assuntos pertinentes relacionados, além de fiscalizar o executivo. Gostaria de dizer à população que eu sempre estarei fiscalizando cada centímetro do nosso município, para que possamos ter uma condição de vida mais digna, e dizer também ao Sr Prefeito Tuca Jordão que se não houver fiscalização e cumprimento das leis elaboradas pelo legislativo, nós não precisamos mais fazer estas leis, porque o órgão competente para fiscalização não funciona, fazer leis pra quê então.

A venda de bebidas está proibida desde junho, e como vocês podem ver nas fotos que o evento estava sendo realizado numa creche onde os participantes da Festa, eram compostas por crianças com menos de 10 anos, e a bebida estava sendo vendida de qualquer jeito, sem nenhuma fiscalização.

Se existe uma lei que foi sancionada pelo próprio prefeito, no mínimo estas tem que ser fiscalizadas. Depois alguns “blogs” criticam e com razão, “Angra dos Reis, a cidade que tudo pode”,;é uma vergonha, Senhor prefeito vamos tomar providências.

ENTREVISTA DO VEREADOR CORDEIRO NA MASTER TV

O Vereador Cordeiro esteve na manhã desta quarta-feira, participando de uma coletiva no Programa Interativo da Master Tv - Canal 10 - NET, explicando sobre a necessidade da criação do Projeto de Lei nº 047/2011, que dispõe sobre a importação e/ou recebimento de resíduos ou qualquer tipo de dejetos, no município de Angra dos Reis.

Confira abaixo a entrevista:




ENTREVISTA DO VEREADOR CORDEIRO NA MASTER TV

 
Nesta quarta-feira, pela manhã o Vereador Cordeiro esteve participando de uma coletiva no Programa Interativo da Master Tv - Canal 10 - NET, explicando a questão da implantação das duas novas Agências dos Correios em Angra em 2012.

 
Confira abaixo a entrevista:


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vereador pede inclusão de peixe em merenda escolar

Requerimento do Vereador Cordeiro solicita a implantação de peixe na merenda escolar

Em virtude do encerramento do contrato da empresa responsável pelo fornecimento da merenda escolar, as aulas na rede municipal de Angra dos Reis  estão  suspensas nos dias 22, 23 e 24 de agosto.

Em maio de 2009, enviei a Secretaria de Educação um Requerimento de nº 439/2009, “que dispõe a implantação à base de peixe, na merenda servida aos alunos da rede municipal de ensino”.

O projeto de inserção do peixe na merenda escolar é muito importante, principalmente porque nossa cidade passa por um momento de dificuldades para manter a merenda escolar, visando à melhoria na qualidade oferecida no município, além de possibilitar a venda de pescado dinamizando a economia local e pelo respeito dos hábitos alimentares das comunidades e dos nossos estudantes. A ingestão de peixe, mesmo em pequenas quantidades, reflete no desenvolvimento do cérebro das crianças, pois o alimento contém praticamente todos os aminoácidos essenciais.

Não só pela valorização da cultura, mas também devido à riqueza nutricional e por ser um grande produtor de pescado, julgo ser extremamente pertinente a introdução de pescado típico de nossa região na merenda de nossos alunos.

Solicitei este requerimento visto que em Angra todo ano há sempre uma grande quantidade de peixe, e por ser um alimento que contém diversos tipos de nutrientes, ricos em proteínas, cálcio, fósforo que ajudam na formação óssea e dentária; solicitei a implantação de peixe no cardápio das merendas escolares. Agora vamos aguardar e fiscalizar se estão cumprindo as exigências estabelecidas no requerimento.


Já solicitei também outro requerimento cobrando maiores explicações porque a Secretaria de Educação deixou de renovar o contrato ou porque não contratou outra empresa fornecedora de alimentos antes de acabar todo o estoque, prejudicando o ensino suspendendo as aulas no município.

Conforme dados publicados pela Subsecretaria de Pesca da Prefeitura de Angra, somente no inicio do mês, logo após o fim do defeso mais de 100 toneladas de sardinhas foram pescadas. E a previsão era para que até o final da semana essa quantidade iria ser superior a mil toneladas. 

Paralização das aulas em Angra é notícia na mídia

PAUTA PARA SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA
DO SEGUNDO PERÍODO LEGISLATIVO DE 2011
DIA 23/08/2011 ÀS 15 h.


REQUERIMENTO Nº 351/2011
- Requeiro à Mesa Diretora desta Egrégia Casa Legislativa, na forma regimental que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, solicitando informações sobre os laudos de liberação que competem ao Município para parques de diversão nas festas.

INDICAÇÃO Nº 1392/2011- Indico à Mesa Diretora desta Egrégia Casa Legislativa, na forma regimental que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal para que determine pintura de sinalização de transito e faixa para travessia de pedestre no cruzamento da Rua Manoel do Rosário, com Coronel Carvalho, Centro - Angra dos Reis - 10 Distrito deste Município.

INDICAÇÃO Nº 1393/2011- Indico à Mesa Diretora desta Egrégia Casa Legislativa, na forma regimental que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal para que determine pintura sinalização de transito e faixa para travessia de pedestre no cruzamento da Rua Frei Inácio com Coronel Carvalho, Centro - Angra dos Reis - 10 Distrito deste Município.

INDICAÇÃO Nº 1394/2011-Indico à Mesa Diretora desta Egrégia Casa Legislativa, na forma regimental que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal para que determine que sejam realizadas as obras emergenciais de recapeamento asfáltico, na Rua Manoel Basílio dos Santos enfrente ao número 492, no bairro Morro do Peres.

INDICAÇÃO Nº 1395/2011- encaminhado ofício ao Executivo Municipal para que determine a retirada de lixos e entulhos e a colocação de placas indicativas, proibindo esses despejos, assim como limpeza regular na Rua Manoel Basílio dos Santos, no bairro Morro do Peres.

INDICAÇÃO Nº 1396/2011- Indico à Mesa Diretora desta Egrégia Casa Legislativa, na forma regimental que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal para que determine uma inspeção para a construção de redutores de velocidade na Rua Salomão Reseck, enfrente ao número 624, no Morro da Caixa D´Água, Centro.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

8h da manhã na Master TV - Não Percam

Nesta Quarta-feira a partir das 8hs, o Vereador Cordeiro estará participanto de uma coletiva no Programa Interativo da Master TV - Canal 10 - NET.

O tema em questão será a Implantação de mais 2 Agências dos Correios em Angra dos Reis em 2012.

A transmissão do programa será 'ao vivo', tanto pela TV quanto pela internet.

Patrulhamento com bicicletas para combater o crime em Angra

Mais segurança nos bairros de Angra dos Reis

 De acordo com o comandante do 33º Batalhão de Policia Militar de Angra dos Reis, um requerimento de autoria do vereador Cordeiro poderá ser atendido ainda este ano.

Com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro, proteger a vida, garantir a lei, reduzir o crime e o medo do crime, enfim, promover a chamada "paz social", o Vereador Cordeiro encaminhou um REQUERIMENTO Nº  741/2009 ao 33º Batalhão de Policia, solicitando um estudo que viabilizasse a implantação de equipes de policiamento nos bairros Japuíba, Jacuecanga, Monsuaba, Frade e Parque Mambucaba, utilizando bicicletas e carros elétricos, como os utilizados no Centro de Angra dos Reis.

É latente o grande aumento de crimes ocorridos em nosso Município, e por tal se faz necessária um policiamento cada vez mais efetivo.  Entendemos que devido à topografia de nossa cidade, alguns pontos só podem ser atendidos pelas viaturas tradicionais, porém a ação constante de policiais em bicicletas e carros elétricos iria contribuir para inibir os crimes, como também contribuiria com a preservação de nosso meio ambiente.

O maior objetivo da ronda com bicicletas é a aproximação com as pessoas que andam na região. "O policial de bicicleta consegue parar, conversar com o pedestre, com o comerciante, trocar informações. Já as viaturas, muitas vezes, sofrem para estacionar. Também notamos que as pessoas têm mais facilidade em parar um policial de bicicleta do que aqueles em um carro".

Á medida que temos um guarda mais próximo e ao lado do cidadão, o atendimento passa a ser mais humanizado, em que o guarda passa a ser um amigo também do povo para que ele se sinta protegido. À medida que você tem um guarda de bicicleta, a velocidade é menor, é mais vagaroso o processo, o que permite também que o guarda tenha mais atenção nos fatos ao redor.

A bicicleta permite uma maior proximidade física e até emocional entre agentes e cidadãos. Estando visíveis mais vezes estão efetivamente mais perto, mas também mais disponíveis para qualquer necessidade, criando maior sensação de segurança entre os cidadãos. Esta sensação real de segurança trará por si só outras vantagens: cidadãos mais descansados para prosseguirem as suas tarefas cotidianas e impacto na exclusão das intenções de eventuais prevaricadores.

Um benefício indireto, portanto do patrulhamento ciclístico é encorajar que mais pessoas saiam as ruas, a pé ou de bicicleta, condição necessária para a efetiva segurança de uma área. Afinal, locais desertos são justamente os mais propícios para a ação de criminosos e “prevaricadores” em geral.


Vereador Cordeiro Visita a Escola na Monsuaba

ESCOLA MUNICIPAL RAUL POMPÉIA - MONSUABA

Na manhã desta segunda-feira dia 22, o vereador Cordeiro esteve visitando a Escola Municipal Raul Pompéia no bairro da Monsuaba, para uma visita de rotina como tem feito por todo o nosso município, mesmo porque o vereador é Vice-Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Os problemas e dificuldades encontrados nas escolas em que tenho visitado são sempre os mesmos, danos na infraestrutura do prédio. Os banheiros estão interditados, o piso e azulejos caindo, goteiras, forro estão cedendo, a rede de esgoto está entupida, causando mau cheiro principalmente na cozinha, a parte de fora está com a maior parte do reboco caindo, ferrugens, entre tantas outras irregularidades encontradas nesta escola.

Semana passada estive visitando a Escola da Serra D’água e encontrei diversas irregularidades numa obra de reforma e ampliação que se dera no início do ano, e hoje estou aqui na Escola Raul Pompéia na Monsuaba e os problemas são quase todos os mesmos, e olha que esta escola passou por uma revitalização em 2008 e já encontra-se em más condições de uso.

Hoje as Escolas estão paralisadas por falta de merenda, amanhã ou depois as escolas podem ter suas atividades interrompidas por faltas de condições de usos tanto dentro das salas de aulas, quanto suas dependências. Estou encaminhando requerimentos ao Executivo cobrando maiores providências e uma atenção especial não só nas obras das escolas mas em todas as obras do nosso município.






segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O bairro Parque Mambucaba recebeu neste fim de semana o Gabinete de Rua do Vereador Cordeiro

Foi realizado mais uma vez com sucesso, no Campo da Gringa, n Parque Mambucaba o Gabinete de Rua do Vereador Cordeiro, com o intuito de atender e ouvir as necessidades e os anseios da comunidade.

Estive caminhando com a minha assessoria por diversas ruas e presenciei de perto o abandono daquela localidade. A maior parte da reclamação dos moradores é sobre a falta da coleta de lixo, e principalmente da conscientização dos próprios moradores para que cada um armazene de forma adequada o seu lixo, entulho e outros tipos e derivados, para que problemas de proliferação de ratos e insetos e principalmente alagamentos em dias de chuva não voltem acontecer, trazendo assim mais dignidade e melhorias na qualidade de vida dos moradores.

Os moradores reivindicam do Poder Público, principalmente do setor de coleta de lixo, pois estive visitando várias ruas e travessa e pude ver que a coleta não está sendo feita de forma adequada. Na Travessa Boa Sorte Dois, localizada na Rua Carlos Drumond de Andrade, segundo os próprios moradores o entulho já está acumulada a mais de 3 meses.

Sou morador aqui do Parque Mambucaba e está ficando cada vez mais difícil confiar no trabalho que a prefeitura vem fazendo no nosso município, e principalmente aqui de Mambucaba, estamos abandonados, você pode ver que eu não estou mentindo, é lixo pra todo lado, é um monte de travessa sem pavimentação, saneamento e esgoto então nem se fala. Como pode ver este monte de entulho que esta nessa calçada próximo a minha residência, tem mais de 3 meses que estamos nesta situação e ninguém toma providências, ai a população aproveita e acaba acrescentando mais lixo, dificultando o acesso de nossas crianças a caminhar e brincar nas calçadas. Desabafou Sr Luis, morador da Travessa Boa Sorte Dois.

Outra queixa dos moradores é o que diz respeito à iluminação pública da localidade que está precária. “Estes postes aqui na Travessa São Paulo, atrás do Campo da Gringa toda a iluminação está precária como você pode ver, as lâmpadas estão caindo, alguns refletores estão queimados, e a noite não tem iluminação suficiente para andarmos com segurança, pois fica escuro em alguns trechos colocando em risco a vida das pessoas que passam por este local”. Ressaltou Srº José da Cruz.


Além de fazer a caminhada pelo bairro o Vereador Cordeiro esteve atendendo as pessoas que passaram pela tenda para reivindicar e levar sugestões para a melhoria do bairro. Os assessores do vereador estiveram andando por todo o local, conversando com os moradores e distribuindo o “Boletim Informativo” com as ações feitas pelo vereador no trimestre.
Todas as reivindicações que vão desde, a falta de investimento vai desde a limpeza nas ruas e calçadas, como também tratamento na rede de esgoto, instalação de luminárias, entre outras benfeitorias, que serão analisadas junto ao meu gabinete e transformadas em, indicações, ofícios e requerimentos.

Esse é o trabalho do Vereador, andar nas comunidades e ouvir de perto as necessidades da população. Ao contrário de muitos eu estou sempre visitando as comunidades juntamente com minha assessoria, levando o Gabinete, a fim de sanar e solucionar os problemas. Gostaria de avisar aos moradores de Angra que estarei sempre trabalhando em prol de dar uma condição de vida mais digna ao povo que me escolheu para representá-lo no legislativo angrense. 
O gabinete de Rua está toda semana em um bairro diferente. No próximo sábado o Vereador Cordeiro e sua assessoria estarão na Garatucaia, a partir das 08 horas.





DOA A QUEM DOER...

FRASE DA SEMANA!!

 "O entreposto será entre o Pontal e o Marbella, doa a quem doer".
Prefeito Tuca Jordão

Saiu no Jornal Maré, desta sexta-feira dia 19 de agosto, na Coluna Política, escrita pela Vanessa Valle a fala do Prefeito Tuca Jordão em relação a construção do Entreposto Pesqueiro no bairro do Pontal.