quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Para o Brasil seguir mudando vote Dilma Presidente e eleja parlamentares comprometidos com o melhor projeto para a população do nosso país

Amigos e amigas, chegou a hora! No próximo domingo, 3, o Brasil tem um encontro com o futuro pra seguir mudando.

O presidente Lula deu grande contribuição ao país, tornando-o mais justo, reduzindo a pobreza e gerando milhões de empregos. É preciso continuar neste caminho. Mas, para isso, não basta apenas votarmos e elegermos Dilma Roussef como a primeira presidente da História brasileira. É preciso mais. Nosso compromisso deve estender-se também às Câmaras estaduais e ao Congresso Nacional, escolhendo pessoas que estejam alinhadas com o projeto de Dilma e da nossa coligação para o país. Pessoas que estarão defendendo os interesses da nossa população, alavacando investimentos e assegurando a correta aplicação dos recursos públicos.

Como vereador, tenho acompanhado a luta de diversos (as) companheiros (as) em prol da cidade, do Rio de Janeiro e do país.


Para deputado estadual, peço apoio para o jovem Rodrigo Neves, que disputa sua primeira reeleição. Oriundo das comunidades eclesiais de base da Igreja Católica e com forte atuação nos movimentos sociais, Rodrigo tem sido um parlamentar incansável na defesa dos interesses do Rio, especialmente na área da indústria naval. Ele foi líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Para votar em Rodrigo Neves, basta digitar o número 13651 e CONFIRMAR.


Para deputado federal, apoio a reeleição do deputado Luiz Sérgio, que foi prefeito de Angra dos Reis e nos últimos anos tem sido motivo de orgulho para a população angrense, seja por sua atuação brilhante no Congresso Nacional, fato que o levou a ser escolhido como líder da Bancada do PT na Câmara, seja em prol de obras e investimentos importantes do Governo Lula em Angra dos Reis e na região, como a construção da usina nuclear Angra 3, a dragagem do Porto de Angra e a reforma do patrimônio histórico da cidade. Com Dilma na Presidência, Luiz Sérgio terá um papel fundamental no Congresso e não tenho dúvida que o desempenhará com qualidade, honrando os votos que o Estado do Rio de Janeiro o dará. Para votar em Luiz Sérgio é só digitar 1312 e CONFIRMAR.



Este ano também vamos escolher novos senadores. O Senado é uma Casa importantíssima para a República, pois representa o equilíbrio dos Estados. São três senadores por Estado e este ano vamos votar em dois. Peço um dos seus votos para o ex-prefeito de Nova Iguaçu e ex-deputado federal Lindberg Farias. Lindberg é um jovem político comprometido com o Rio de Janeiro. Ele terá a função de defender o Rio no Senado contra projetos que tentam tirar recursos do Estado, além de ser a voz da população fluminense junto ao Governo da presidente Dilma. Para votar em Lindberg é só digitar 131 e CONFIRMAR. Depois você ainda poderá votar em outro senador da sua preferência e que seja, como Lindberg, comprometido com a defesa do Governo Dilma.


Finalmente, peço seu voto para Dilma Presidente. Vote no 13 e confirme! Dilma na Presidência é a certeza da continuidade das ações empreendidas pelo presidente Lula e seu Governo e que nos últimos anos tiveram tanto impacto na vida da população brasileira. Só Dilma pode assegurar que estes projetos terão seguimento para melhorar a vida da população, especialmente de quem mais precisa. Vote no 13!

É assim, amigos e amigas, que o Brasil vai continuar seguindo rumo ao desenvolvimento e rumo a uma Nação melhor. Vote e peça os votos de seus amigos e familiares para que o Brasil possa seguir mudando. Obrigado! (Vereador Cordeiro)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dilma lidera intenções de voto e mantém expectativa de vitória no primeiro turno

Pesquisa do Instituto Ibope divulgada nesta quarta-feira mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, se mantém estável e com 50% das intenções de voto venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje. De acordo com o levantamento, o candidato do PSDB, José Serra, caiu um ponto e agora tem 27% enquanto Marina Silva, do PV, subiu um ponto e soma 13%. Os outros candidatos somam 1%. Votos brancos e nulos somam 4%. Indecisos também têm 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na última pesquisa Ibope/TV Globo divulgada na sexta-feira, Dilma também tinha 50% das intenções de voto enquanto Serra tinha 28% e Marina 12%. Na terça-feira, o Datafolha divulgou uma pesquisa em que a petista tinha caído três pontos percentuais, mas liderava a corrida presidencial com 46% das intenções de voto, contra 27% do tucano e 13% de Marina.
Na pesquisa espontânea em que não é apresentada uma lista de candidatos aos eleitores, Dilma tem 44% das intenções de voto, Serra 21% e Marina Silva 10%. O presidente Lula, que não é candidato, aparece com 1%. Outros nomes juntos também somam 1%. Brancos e nulos são 5% e indecisos 18%.

Para 93% dos entrevistados Dilma é candidata apoiada pelo presidente Lula, enquanto 1% acredita que o candidato oficial é Serra. Não souberam ou não responderam 6%. Em junho, 73% sabiam que Dilma era apoiada por Lula.

Dilma venceria em duas simulações de segundo turno
Numa simulação de segundo turno, Dilma venceria seus dois principais adversários. Se o rival fosse Serra, ela teria 55% contra 32% do tucano. Votos brancos e nulos somam 7%. Indecisos, 5%. Contra Marina, Dilma teria 56% e a candidata do PV, 29%. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 6%.

Numa hipótese de segundo turno entre Serra e Marina, o tucano teria 43% das intenções de voto contra 35% de Marina. Brancos e nulos somam 12% e indecisos 11%.
Serra é o candidato mais rejeitado pelo eleitor

A pesquisa também apurou o índice de rejeição dos candidatos. Serra é rejeitado por 34% dos eleitores enquanto 28% rejeitam o nome de Marina e 27% o de Dilma.

Ainda segundo a pesquisa, 47% dos entrevistados votariam em alguém apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto 8% preferem um nome da oposição. Outros 41% dizem que não vão levar isso em conta e 4% não souberam ou não responderam.

PT é o partido preferido dos entrevistados
O levantamento do Ibope também mostrou que o partido preferido dos brasileiros é o PT. Segundo a pesquisa, 27% dos brasileiros gostam do partido, percentual só superado pelos que dizem não ter preferência nenhuma, que é de 48%. PMDB e PSDB têm a preferência de 5% dos brasileiros, seguido pelo PV com 3% e PDT com 2%. Os demais partidos não pontuaram. Seis por não souberam ou não opinaram.

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Ibope ouviu 3.010 pessoas em 191 municípios entre os dias 25 e 27 de setembro. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 33162/2010.

Com informações do Portal IG

Atenção Militância! Todos às ruas para consolidar a vantagem de nossa candidata e assegurar a vitória no primeiro turno.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Oposição a Dilma usa mentiras na Internet para prejudicar a campanha


A campanha da companheira Dilma Roussef (PT) à Presidência divulgou um alerta a todos os internautas sobre mentiras, calúnias, boatos e mensagens apócrifas que circulam pela Internet e acabam sendo replicadas através de e-mails e postagens em blogs anônimos. Estas mensagens visam criar desconfiança e um clima de instabilidade que possam prejudicar a campanha de Dilma e tentar levar a eleição ao segundo turno. Dilma pede que todos os eleitores fiquem atentos para não darem atenção e denunciarem estes e-mails e ataques à nossa candidatura. A seguir a íntegra da nota da campanha Dilma:
.

"Estamos chegando à reta final da campanha. Faltam poucos dias para irmos às urnas eleger Dilma Rousseff presidente. As pesquisas continuam mostrando crescimento da nossa candidata e apontam para uma possível vitória no 1º turno.

Diante desse cenário de vitória, inúmeras mentiras sobre Dilma tem sido inventadas e espalhadas na internet. Chega-se ao absurdo de e-mails com frases, atribuídas a Dilma, que ela nunca disse.

A baixaria também reeditou a tática do medo, utilizada contra Lula em 2002. E espalhou, por exemplo, que o PT seria contra a liberdade de culto e a liberdade de imprensa, o que também não é verdade.

Já vimos este filme. Em 2002, após a bela vitória de Lula, o presidente foi muito feliz ao resumir a situação: "A esperança venceu o medo". E vai ser assim novamente, com a eleição de Dilma presidente.

Em todos os eventos de que tem participado, Dilma demonstra coerência e valores como responsabilidade, compromisso e, principalmente, respeito aos eleitores e aos adversários.

É isso o que tem norteado a campanha de nossa candidata. É inadmissível que queiram vencer as eleições com base em calúnias e difamações. Não se deixe enganar. Denuncie a baixaria na internet"!


Para mais informações acesse www.dilmanaweb.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Rodrigo Neves faz visita a Angra dos Reis e recebe apoio do vereador Cordeiro

O vereador Cordeiro acompanhou a visita do deputado estadual Rodrigo Neves (PT) a Angra dos Reis na última quarta-feira, 15. Candidato à reeleição, Neves esteve na cidade para reuniões com metalúrgicos e militantes do PT. Além de Cordeiro, o presidente municipal do partido, Marcelo Oliveira; e o vereador Miguel Moraes (PT), de São Gonçalo, também acompanharam o grupo, que fez panfletagens na porta do estaleiro Brasfels (em Jacuecanga), no Frade e na Central Nuclear de Itaorna.

Rodrigo Neves está no seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado. Antes foi vereador na cidade de Niterói e líder estudantil. Oriundo dos movimentos populares e com atuação de destaque na Igreja Católica, Neves tem dedicado a maior parte do Mandato à defesa do setor naval e das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado do Rio, nas quais destacam-se a dragagem do Porto de Angra, a duplicação da rodovia Rio-Santos e a construção da usina nuclear Angra 3. Nos últimos dois anos, Rodrigo foi o líder da bancada petista na Assembleia do Rio.

O Rodrigo é um parlamentar que dá orgulho ao PT e ao Estado do Rio. Em Angra dos Reis, com os investimentos do PAC temos que agradecer muito ao deputado Rodrigo Neves que, através da Comissão Especial do PAC deu força política aos pedidos da população angrense — disse Cordeiro.

Em sua passagem por Angra, Rodrigo Neves fez questão de destacar sua atuação na frente parlamentar de defesa da indústri naval do Estado.

Estive à frente das principais lutas do setor naval do Rio, sobretudo para que encomendas de navios e plataformas fossem construídas no Brasil, além da redução do ICMS estadual para a importação do aço o que, na prática, torna o Rio mais competitivo nesta área — disse Rodrigo Neves.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cordeiro doa sangue e apoia campanha de doadores de medula óssea

O vereador Cordeiro participou na tarde desta sexta-feira, 17, da campanha municipal de coleta e identificação de doadores de medula óssea, que está sendo realizada na quadra do Colégio Estadual CEAV, no Centro de Angra, nesta sexta e sábado. Na ocasião, além de levantar informações sobre a campanha no Estado, Cordeiro também doou sangue, habilitando-se a ser um doador regular.

O parlamentar lembrou que tramita na Câmara Municipal de Angra (aguardando parecer da Consultoria Jurídica), projeto de Lei de sua autoria que cria o Dia Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea.

Desde o início da mobilização, na manhã de sexta-feira, mais de 500 pessoas já haviam feito doações. São coletadas amostras de sangue para análises no HemoRio a fim de detectar compatibilidade e eventuais doadores regulares de medula. Confirmada a condição de doador, o próprio HemoRio entra em contato com os voluntários.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e dos coordenadores do programa de medula óssea, haveria ao menos 10 pacientes com leucemia e outros três aguardando transplantes de medula em Angra dos Reis. Em Paraty quinze pessoas aguardam doações.

A doação de sangue e medula óssea é um gesto simples de solidariedade que deve ser sempre incentivada. Por isso apresentamos o projeto de Lei que torna o dia de mobilização em prol da doação de medula óssea — disse Cordeiro.

Para ser um doador, é simples: basta ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde. Na hora da doação é preciso preencher dados pessoais e apresentar RG ou CPF originais, além de fornecer os dados de identificação e localização. Se houver algum paciente compatível, você será convocado para fazer novos exames.

Após a coleta de eventuais doadores no Centro da cidade, os organizadores da campanha pretendem levar a mobilização também a empresas de grande porte da região como a Eletronuclear, a Marina Verolme e o estaleiro Brasfels, que podem incentivar seus funcionários a cadastrarem-se como doadores.

Deputado Luiz Sérgio envia carta ao ex-prefeito Fernando Jordão sobre a situação de Angra dos Reis

O deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ) (foto) enviou carta ao ex-prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (PMDB), comentando a situação atual do município de Angra dos Reis.

Na carta, entregue nesta quinta-feira, 16, a assessores do ex-prefeito, o parlamentar angrense, que ocupou a Prefeitura de Angra dos Reis no período de 1993 a 1996, revela preocupação com a administração atual da cidade e pede que Fernando, padrinho político do atual prefeito, Tuca Jordão (PMDB), o ajude a governar a cidade, para o bem de seus cidadãos. Segundo Luiz Sérgio, mais de 65% dos angrenses demonstram preocupação com os rumos do município sob a atual administração. A seguir, a íntegra da missiva:

"Prezado Fernando Jordão,
Todo candidato a deputado gostaria de ter o apoio do prefeito de sua cidade. Somos candidatos e sabemos que isso é verdade.
Por isso me pergunto: por que você, Fernando Jordão, está rejeitando o apoio do prefeito Tuca Jordão?
Ainda não vi uma foto, uma placa, um panfleto sequer em que você e Tuca apareçam juntos. Mais ainda, não tenho notícia de que vocês tenham participado juntos de comícios ou caminhadas.
Como angrense, tomei a liberdade de lhe escrever esta carta porque estou muito preocupado com nossa cidade. Tive o cuidado de ouvir nossa população e descobri que mais de 65% dos moradores de Angra avaliam que o prefeito está cuidando muito mal da cidade e dos bairros. Isso é muito preocupante.
Sei que você, Fernando, também tem acesso a pesquisas e sabe que isso é verdade. Isso talvez explique o fato de você querer afastar o Tuca Jordão de sua campanha.
Eu, em toda a minha trajetória política, nunca tive vergonha de andar ao lado dos meus companheiros e de fazer campanha ao lado deles nos
bons e maus momentos. Acredito que isso é o correto.
Fernando, somos adversários políticos, mas eu tenho respeito por você. Contudo acho que você não pode fugir de sua maior responsabilidade. Até as pedras do cais de Santa Luzia sabem que Fernando Jordão colocou Tuca Jordão na Prefeitura.
Você não pode, simplesmente, abandoná-lo agora. Você precisa ajudá-lo e precisa estar ao lado dele. Abandonar o Tuca nesta hora, Fernando, é o mesmo que abandonar Angra dos Reis.
Espero que você não leve a mal essa carta. Sei que ela não é muito comum entre candidatos que disputam a mesma eleição.
Mas, pelo bem de Angra, não poderia me calar." (Luiz Sérgio)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lei de Diretrizes Orçamentárias chega à Câmara e Cordeiro defende debate com a população

Membro da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, o vereador Cordeiro aproveitou a chegada da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) à Casa, na sessão da última quinta-feira, 9, para defender a volta do Orçamento Participativo. Para Cordeiro, o destino do dinheiro do município deve ser decidido pela população.

Sou um defensor do Orçamento Participativo. Muitas vezes as comunidades têm prioridades que não aparecem nos números da Prefeitura. Espero que a Comissão agende reuniões nos bairros para discutir os investimentos da Prefeitura — defendeu Cordeiro.

O programa 'Orçamento Participativo' foi abandonado pela Prefeitura de Angra quando o PT deixou o Governo Municipal no ano 2000. Desde então o orçamento virou, segundo Cordeiro, uma espécie de 'caixa preta' e, de fato, muito pouco do que é votado e discutido acaba sendo executado de fato.

O que os vereadores acabam votando todos os anos é uma peça de ficção. O Governo não cumpre a maior parte das metas que está descrita no Orçamento e muitos investimentos necessários acabam deixando de ser feitos — disse Cordeiro, lembrando que o Orçamento, por não ser impositivo, faculta ao prefeito, cumprí-lo ou não.

A LDO é a primeira parte do orçamento do município. A segunda é a Lei Orçamentária (LO) propriamente dita, com o detalhamento das despesas e receitas. Para 2011, a Prefeitura planeja arrecadar R$ 711 milhões, dos quais quase 70% é destinado ao pagamento de servidores, manutenção e custeio da máquina pública.

O que assegura algum investimento em Angra são as parcerias com a Eletronuclear, por exemplo, os recursos dos royalties e os repasses da União. Temos uma máquina pública muito pesada, que precisa de adequações e planejamento — disse Cordeiro.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Time do ADIP é o campeão do Campeonato de futebol do Parque Mambucaba




O vereador Cordeiro participou no último final de semana da partida final do Campeonato de futebol do Parque Mambucaba, realizada na tarde de domingo, 12, no Campo da Gringa, no Perequê. O último jogo foi disputado entre os times do Sertãozinho do Frade contra o ADIP, do Perequê.

Numa partida emocionante os dois escrequetes mostraram toda sua força com o time do ADIP abrindo larga vantagem na etapa inicial, impondo aos craques do time adversário, o placar de 4 a zero. Na etapa final, porém, o Sertãozinho recuperou terreno e avançou fortemente conseguindo empatar a partida num lance derradeiro que levou a plateia presente ao êxtase. Com o jogo empatado até o fim da prorrogação, a partida foi para as penalidades máximas, com os times convertendo todos os seis primeiros tiros ao goleiro, até que veio o desempate dando a vitória ao time do ADIP que comemorou o resultado final de 7 a 6 nos penais.
Adoro futebol e jogo minhas partidas regularmente. Tá de parabéns a moçada do ADIP pelo resultado. Os campeonatos de futebol em Angra movimentam dezenas de comunidades nos finais de semana e é uma pena que muitos destes times não recebam nenhuma ajuda da Prefeitura, afinal, através do esporte poderíamos tirar muitos jovens do mundo da criminalidade — disse Cordeiro que, a convite dos organizadores do torneio participou também da premiação ao campeão e vice.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cordeiro comenta dados que confirmam redução da pobreza no Brasil em plena crise

O vereador Cordeiro aproveitou a sessão ordinária desta quinta-feira, 9, para comentar os resultados de mais uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que mostram nova redução na pobreza no país. Para Cordeiro, o resultado, obtido em plena crise financeira internacional (entre 2008/2009) reforçam o acerto das decisões políticas e econômicas tomadas pelo Presidente Lula, que não só impediram uma eventual quebradeira de empresas no país, como mantiveram os níveis de emprego e geração de novos postos de trabalho. A seguir a íntegra do discurso de Cordeiro:

"Senhor Presidente, há dias na Política que nos dão gosto de viver. Nos últimos anos, então, temos tido cada vez mais orgulho de termos votado e feito campanha quase que a vida inteira a favor do presidente Lula. Sem dúvidas, Lula é o político mais bem sucedido do Brasil e o presidente mais popular da nossa História, superando outros grandes nomes.

Os resultados do Brasil nos últimos anos são espetaculares. E me permita citar alguns rapidamente:
= Recorde de investimentos através dos dois programas de Aceleração do Crescimento (PAC 1 e PAC 2)
= Pagamento integral de nossa dívida externa junto ao Clube de Paris e ao FMI. No passado éramos devedores, agora eles é que nos devem
= Geração recorde de empregos com carteira assinada
= Reativação da indústria naval e nacionalização dos investimentos da Petrobras

E por aí vai...

Ontem (8/9) saiu mais um indicador da eficiência do Governo Lula e num setor que nos dá gosto de ver, que é a redução da pobreza. Isso porque segundo a Fundação Getúlio Vargas, nada menos que UM MILHÃO de brasileiros deixaram a pobreza entre os anos de 2008 e 2009, em plena crise financeira internacional. É isso mesmo!! UM MILHÃO de pessoas deixaram a pobreza extrema em apenas um ano.

Quero lembrar que neste mesmo período, os ESTADOS UNIDOS quebraram, com
desemprego recorde, empresas famosas demitindo e até pedindo falência. Eles, os
americanos, que sempre vieram ao Brasil dar ordens e nos ensinar como salvar a
nossa economia, têm que assistir agora ao sucesso do Brasil e bater palmas. Não
é à toa que o presidente OBAMA disse que Lula é o Cara!! E é mesmo!!

Estes dados da Fundação Getúlio Vargas fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícílio (Pnad) e está baseada na soma de todas as fontes de renda de todas as pessoas do domicílio. A mesma pesquisa mostra que a participação dos pobres na população brasileira recuou de 16,02% em 2008 para 15,32% em 2009. Tem menos pobres no Brasil"!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Comunidade corta bolo de 'aniversário' para marcar demora na conclusão da obra do Posto de Saúde do Frade





Para marcar mais um 'aniversário' da novela em que transformou-se a reforma e ampliação do Posto de Saúde do Frade, os vereadores Cordeiro e Ilson Peixoto participaram do corte simbólico de um bolo produzido pela comunidade local em protesto contra o atraso na obra, cuja licitação foi realizada há mais de três anos, e foi um dos estopins do escândalo das 'Cartas Marcadas', em outubro de 2007.

É um absurdo o que acontece aqui no Frade. Não tem explicação racional para uma obra começar em 2007 e ainda não ter sido concluída. O Governo mostra-se incompetente e não dá as respostas que a comunidade merece — desabafou Cordeiro.

O vereador petista lembrou também que desde o início de seu Mandato esta tem sido uma das principais reivindicações da comunidade, que sofre sem o atendimento de Saúde que merece. Enquanto o Posto não fica pronto, os pacientes estão sem o atendimento adequado ou têm que deslocar-se para outros bairros e o Centro, distante quase 30 quilômetros. Desde o início do atual Governo Municipal, já houve pelo menos quatro promessas de que a obra seria concluída.

A população não aguenta mais esta falta de responsabilidade. O prefeito precisa dar solução para esta questão urgentemente, senão a comunidade vai precisar fazer eventos mensais para marcar a falta de compromisso do Governo com a Saúde do Frade — disse Cordeiro.

Ainda falando sobre a questão da Saúde, Cordeiro também criticou a demora na instalação da Unidade do Programa Saúde da Família (PSF) no Sertãozinho do Frade. Esta unidade também está prometida há quase três anos e nunca sai do papel, penalizando aqueles moradores que sofrem sem ter amparo do Poder Público Municipal na área de Saúde.

(*) Leia os posts anteriores do vereador Cordeiro sobre o Posto de Saúde do Frade: http://cordeirovereador.blogspot.com/2009/04/cordeiro-lamenta-atraso-nas-obras-de.html

http://cordeirovereador.blogspot.com/2009/07/vereador-cordeiro-responde-comentario.html

Câmara angrense realiza Sessão Solene e Cordeiro presta homenagens importantes

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou neste último dia 7 de setembro a sessão solene alusiva ao Dia da Pátria. Na ocasião, os vereadores prestaram homenagens a diversas personalidades da cidade, oferecendo-lhes Títulos de Cidadão Angrense e a Medalha de Mérito Lopes Trovão.

Com a aprovação unânime de todos os demais parlamentares, o vereador Cordeiro prestou homenagem às seguintes personalidades de nossa cidade:

Com a medalha do mérito Lopes Trovão foram homenageados:
- Julio César Lopes de Avelar
Nascido em Caraguatatuba (SP), é oceanógrafo. Iniciou sua vida profissional como responsável pela Agência Regional da antiga Sudepe, atuando no setor pesqueiro. Veio para Angra em 96 para participar do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande, executado pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Neste projeto, coordenou a implantação de 25 fazendas marinhas para moradores de baixa renda da Ilha Grande.

Após o término do projeto, foi convidado a dar continuidade nos trabalhos através da então secretaria municipal de Agricultura e Pesca, estabelecendo-se definitivamente em Angra, onde constituiu família.

Atuou posteriormente como diretor da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e como Diretor Administrativo da empresa Rio Maricultura, além de consultor técnico do Ibama e do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade.

Atualmente ocupa o cargo de Superintendente Regional do Inea/RJ (Instituto Estadual do Ambiente) na Baía da Ilha Grande e tem por desafio contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região de forma compatível com a conservação ambiental.

- Alvino da Silva Braga
Nascido no Rio, ele conheceu Angra aos 12 anos. Aos 20 anos se formou na Escola de Marinha Mercante e após algum tempo foi requisitado para acompanhar a montagem do navio 'Doce Angra' no antigo estaleiro Verolme.
Após um ano foi chamado para construção de outro navio, o 'Doce Delta'. Antes da partida do navio foi convidado pelo engenheiro Mariano a trabalhar no estaleiro, sentiu-se imensamente honrado, mas necessitando melhorar seu aprendizado profissional novamente partiu. Após longos sete anos voltou ao estaleiro, no qual trabalhou um ano e posteriormente foi trabalhar na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, na qual permanece até o momento com 33 anos de serviço.

- Dona Geralda Gonçalves Dias Moreira
Mineira de Araçaí, ela chegou a Angra em 1977, vindo com seus três filhos e o marido Vicente (já falecido) para instalarem-se no Frade. Após o falecimento de seu marido, verteu toda sua dedicação aos filhos e a Igreja Católica São Sebastião, onde tornou-se ministra do Batismo, da Eucaristia e da Palavra.
Hoje exerce as funções de coordenadora da Renovação Carismática Católica e coordenadora da Pastoral do Batismo, além de ser membro da Pastoral da Liturgia e membro da Crisma. Também exerce a função de presidente da Associação a serviço do Evangelho, que é um projeto desenvolvido pela igreja, que engloba a parte social, cultural e promoção humana. Já foi membro do Conselho Fiscal da Associação de Moradores do Frade por duas vezes, onde na primeira vez era composta somente por mulheres.

Com o título de Cidadão Angrense, foram agraciados:
- Francisco Carlos dos Santos
Chico, como é conhecido, iniciou sua trajetória política e social na década de 70, atuando no movimento estudantil e participando de atividades ligadas a comunidades de base e pastorais da Igreja Católica, incentivando a implantação de bibliotecas comunitárias e cinema nos bairros. Nascido no Rio de Janeiro, em 1978, foi ativista do movimento pela anistia dos exilados.

Em 1998, Chico veio para Angra para trabalhar na Eletronuclear. Em 2003 criou junto a um grupo de voluntários e funcionários da Eletronuclear, o Comitê local do Programa Fome Zero, onde hoje é o Coordenador. Este comitê, que tem em sua constituição igrejas católicas e evangélicas, movimento espírita e diversas entidades sociais, visa a promoção da segurança alimentar e nutricional a todos os brasileiros, atacando as causas estruturais da pobreza.

- Gino Zamponni
Italiano, formado em Administração de Empresas e Técnico Comercial, foi proprietário de uma fábrica de móveis para escritórios e de uma empresa de arquitetura em Roma. Seu trabalho era projetar e comercializar artigos para decoração de escritórios. Ele desenvolveu esta atividade por 25 anos em seu país natal.

Pai de uma filha, Gino chegou a Angra em 1996. Amante das viagens e fascinado por outras culturas, quando em férias, Gino sempre buscou oportunidades para viajar. Assim conheceu diversos países da Europa, os Estados Unidos e a América do Sul, incluindo o Brasil.

Disposto a sair da correria e do stress das grandes cidades e querendo se instalar num lugar com melhor qualidade de vida, Gino chegou em Angra lugar onde o povo é acolhedor, Foi assim que, em 1996, tornou-se sócio-proprietário da Pousada Arcobaleno, na Praia do Retiro, quando ingressou na área de turismo não mais como turista e sim por amor à atividade.

Em 2004 foi convidado a ser presidente do Corredor Turístico do Contorno. Em julho do ano passado (2009), sentindo a necessidade de um trabalho não só direcionado ao Corredor Turístico mas a toda a região, por acreditar que quanto maior o grupo com o mesmo objetivo mais forte é, resolveu então apoiar a criação do Angra dos Reis Convention & Visitors Bureau, para divulgar o destino turístico Angra no Brasil e no exterior. Desde então, Gino atua como presidente do atual Angra Convention, tendo participado nos últimos três meses de diversos eventos de fomento ao turismo na cidade, com o apoio de sua esposa e de vários outros amigos e amigas que dividem com ele o sonho de uma Angra melhor, através do Turismo.


Para o vereador Cordeiro, a entrega destas homenagens é um reconhecimento do Poder Legislativo ao trabalho e dedicação destas pessoas ao desenvolvimento da cidade, ao longo dos anos.

Estou muito feliz com esta oportunidade. O nosso Mandato tem orgulho de poder prestar esta sincera homenagem, na verdade, ainda muito pouco, comparado ao que estas pessoas já fizeram em prol da cidade - disse Cordeiro.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Agora é Lindberg! PT mostra força e une-se pela eleição de Lindberg para o Senado!

O candidato do PT ao Senado pelo Rio de Janeiro, Lindberg Farias, alcançou César Maia (DEM) nas intenções de voto, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) divulgada na semana pasada. Com o resultado quase decidido no primeiro turno para os dois principais cargos em disputa – com vitória de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência e Sérgio Cabral (PMDB) para o Governo do Estado -, 75% dos eleitores fluminenses ainda estão indecisos em relação a pelo menos um dos dois votos para candidatos ao Senado.

A pesquisa mostrou Marcelo Crivela (PRB) na ponta, com 28% das intenções de voto, seguido por César (24%) e Lindberg (23%) empatados tecnicamente. Depois, vem Jorge Picianni (PMDB) com 13% das intenções. Em reportagem veiculada no jornal Estado de São Paulo na quarta-feira, 1º, analistas afirmaram que com as sucessivas perdas de pontos de Cesar e Crivella, “[os dois] podem ser engolidos nos próximos dias por Lindberg.”

O sociólogo Fábio Gomes, diretor-presidente do Instituto Informa, declarou na reportagem que o petista é o candidato da “convergência”, por ter o apoio do presidente Lula e do governador Cabral. Gomes ainda considera o crescimento de Lindberg positivo, por atrair a atenção dos eleitores e provocar um aumento do interesse nas eleições. Para ele, com “uma disparada da candidatura do Lindberg, pode haver uma dramaticidade na disputa pela segunda vaga. Isso pode envolver mais o eleitor na campanha e diminuir o número de indecisos”, observou o sociólogo.

O IBPS ouviu 5 mil pessoas entre os dias 16 e 28 de agosto em todo o estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 26826/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sob o protocolo 74562/20.

Na sexta-feira, 3, o PT do Rio organizou um jantar com candidatos e filiados em prol das candidaturas de Dilma e Lindberg. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que a campanha de Lindberg é prioridade no Rio.

O fato de Lindberg Farias ser candidato a senador demonstra o potencial do PT no Rio de Janeiro. Há uma possibilidade concreta de elegê-lo. Temos força para aumentar em pelo menos 60% nossa bancada no Congresso Nacional. Durante oito anos, o presidente Lula teve muitos problemas no Senado por falta de uma maioria sólida e aliada — disse Dutra.

Dutra declarou que aposta no trabalho de articulação política de Lindberg, que, apesar de jovem, já reúne experiência de líder estudantil, deputado federal com dois mandatos e prefeito reeleito de Nova Iguaçu.

Lindberg vai ajudar Dilma e representar muito bem o povo do Rio. As pesquisas mostram um crescimento consistente de Lindberg, e ele tem demonstrado muita garra, além de capacidade de atrair diversos setores da sociedade, desde a Zona Sul até a Baixada Fluminense. Lindberg é referência de luta política no Brasil, representa a juventude e tem experiência parlamentar e executiva. Ele ainda dará um toque de renovação no Senado, que tem tido uma tradição conservadora — disse o presidente nacional do PT.

Lindberg falou que pretende intensificar a campanha nas ruas para eleger muitos deputados estaduais e federais do PT.

É um momento de muita unidade em nosso partido no Rio. Precisamos de uma bancada forte para ajudar a futura presidente Dilma a governar este Brasil. Uma onda popular está sendo construída e, se a gente der continuidade a esse processo, vamos subir ainda mais nas pesquisas. Quero ser o senador que vai fazer o meio de campo nesta união dos municípios com o estado e o país — disse Lindberg.

Com informações do site www.lindbergnarede.com.br

Pesquisa diária do Voz Populi confirma novo crescimento de Dilma Roussef

No sétimo dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 56% e o tucano José Serra 21% das intenções de voto. Em relação ao primeiro dia da medição, no dia 1 º de setembro, a petista oscilou positivamente cinco pontos percentuais. O candidato tucano teve oscilação negativa de quatro pontos percentuais. A margem de erro é de 2,2 pontos. No dia 1º de setembro, Dilma tinha 51% e Serra 25%.

A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, manteve-se com 8% das intenções de voto. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 10%, mesmo índice do levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.

A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma oscilou positivamente um ponto e tem 45%, Serra por sua vez oscilou negativamente e marca 16%, um ponto a menos que na sondagem anterior. Marina Silva manteve-se com 6%.

A petista apresentou melhora de três pontos da região Sudeste, onde tem 49%. Serra oscilou negativamente três pontos, para 22%. Na região Centro-Oeste/Norte, Dilma passou de 55% para 54%, enquanto Serra ficou estável em 25%. Na região Sul, Dilma oscilou de 53% para 51% e Serra, de 25% para 24%. No Nordeste, Dilma passou de 71% para 70% e Serra, de 15% para 16%.

Com informações do portal IG

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cordeiro pede unidade durante posse da nova diretoria do Sindicato da Construção Pesada


O vereador Cordeiro e a nova diretoria do Sticpar

O vereador Cordeiro prestigiou, na semana passada, a posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Angra dos Reis e Paraty (Sticpar), realizada no Clube Náutico de Praia Brava. O novo presidente, Marcelo Vidal de Oliveira, foi empossado junto com os demais dirigentes no evento que reuniu dezenas de pessoas, entre autoridades, trabalhadores e representantes de entidades como a Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT/RJ) e os Sindicatos dos Eletricitários, dos Técnicos, além de integrantes do Movimento Pró-Angra 3 e da Associaçãos dos Funcionários da Eletronuclear (Asen).

Falando aos presentes, o vereador Cordeiro, que já fez parte da diretoria do Sticpar, exaltou os desafios da categoria e pregou a unidade, sobretudo entre os trabalhadores que atuam na obra de construção da usina nuclear Angra 3.

O novo presidente do Sindicato afirmou que o trabalho da atual diretoria será mantido e ampliado para melhorar as condições de trabalho da categoria e as conquistas nas próximas Convenções Coletivas.

Para saber mais acesse www.sticpar.com.br

Por sugestão de Cordeiro, Câmara de Angra entrega Moções de Aplausos a estudantes da rede pública estadual

Por sugestão do vereador Cordeiro e com a aprovação unânime dos demais parlamentares, a Câmara Municipal de Angra dos Reis concedeu Moção de Aplausos a estudantes da rede pública estadual e ao servidor da Câmara, Nilzo Rodrigues, que há 30 anos está a serviço do Poder Legislativo angrense. As Moções foram entregues na sessão ordinária do último dia 26 de agosto.

Nilzo Rodrigues é natural de Minas Gerais mas está em Angra há quase 40 anos. Ele é um dos funcionários mais antigos da Câmara Municipal, onde trabalha desde 1980, já tendo passado por diversas atividades de apoio ao serviço legislativo, desde almoxarifado até motorista. Hoje Nilzo é o chefe da segurança na Casa.

É um prazer prestar esta homenagem ao Nilzo, um funcionário público sempre solícito e atento que cumpre com zêlo as suas obrigações. Ele é um modelo para os demais funcionários da Casa — disse Cordeiro.

Outra Moção de Aplausos entregue na mesma sessão foi destinada aos alunos que destacaram-se no Sistema de Avaliação Externa do Estado do Rio (Saerj), obtendo notas e rendimento excepcionais, elevando o nome de suas escolas e do próprio município. O Saerj é uma forma de avaliar o aprendizado dos alunos e o desempenho das escolas na educação formal tanto no primeiro como no segundo segmento (antigo segundo grau).

Os alunos homenageados foram Alexandre Francisco da Silva (do Colégio Estadual Honório Lima/Balneário), primeiro lugar no Estado na primeira série do ensino médio; além de Aline Alves do Nascimento e Gabriely Ribeiro Mendonça, ambas estudantes do Colégio Estadual Antônio Dias Lima (no Frade) que destacaram-se nos exames da 6ª e 7ª séries do ensino fundamental. As duas escolas também receberam a homenagem do Poder Legislativo pelo desempenho de seus alunos.

É preciso reconhecer publicamente quando a Educação vai bem. Nestas escolas é visível o esforço de professores e dos alunos para obter as melhores colocações. Angra deve orgulhar-se de ter seus estudantes destacando-se em nível estadual. Precisamos do mesmo esforço na rede municipal para elevar também a pontuação da cidade no Índice de Educação Básica (Ideb) — comentou Cordeiro, que é membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal angrense.