quarta-feira, 24 de março de 2010

Por sugestão de Cordeiro, Câmara Municipal fará audiência sobre o mercado de trabalho em Angra

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizará no próximo dia 29 de março, uma ampla Audiência Pública para debater os problemas enfrentados pelos trabalhadores nas relações com as empresas no município. As queixas variam desde o atraso no pagamento de salários, até a sonegação de benefícios como a contribuição à Previdência e os direitos trabalhistas. Há trabalhadores que reclamam também de dificuldades e ameaças contra sua sindicalização.

A Audiência Pública foi uma solicitação do vereador Cordeiro, atento às queixas dos trabalhadores dos mais diversos setores da economia municipal.

O Poder Público deve dar uma resposta a estes trabalhadores, que anseiam nada mais que os seus direitos. Temos muitas empresas serias na cidade, mas também temos as 'gatas', que parecem estar na cidade apenas para explorar os trabalhadores — disse Cordeiro.

Por sugestão de Cordeiro, serão convidados para esta Audiência, entre outros órgãos, a delegacia do Ministério do Trabalho em Angra, representantes do Ministério Público do Trabalho, da Prefeitura de Angra e de todos os sindicatos com base territorial no município. O vereador também quer que sejam convidadas as maiores empregadoras da cidade, públicas e privadas, a fim de também esclarecerem as condições de trabalho de seus colaboradores contratados direta ou indiretamente. Entre as empresas que estão sendo convidadas para o evento estão o estaleiro Keppel Fels (Brasfels), a companhia de limpeza urbana Locanty e a estatal Eletronuclear Termonuclear S.A.

O que eu espero é que a Audiência sirva não somente para que os sindicatos e trabalhadores possam apresentar sua situação, mas também para que o Ministério Público e o Ministério do Trabalho encontrem formas de punir as empresas que descumprem a legislação trabalhista, assegurando melhores condições de trabalho para seus funcionários — disse Cordeiro.

A audiência pública, prevista para o dia 29 de março, será realizada no plenário Benedito Adelino, no Centro da cidade, a partir das 18h.

Nenhum comentário: